Homossexualidade - qual o erro?
No entanto, para discutirmos este assunto com alguma racionalidade, vamos de volta às origens.
Na Antiguidade, impérios como o Grego e o Romano viam a homossexualidade como uma coisa banal. Eram comuns os bacanais (festividades em honra de Baco), que muitas vezes degeneravam em eventos homossexuais. Também as saunas e as piscinas eram convidativas para certas práticas como essa.
Posteriormente, com a aceitação geral da igreja Católica, a homossexualidade foi reprimida e fortemente reprovada.
PORQUE NÃO É ACEITE A HOMOSSEXUALIDADE?
A não aceitação da homossexualidade tem princípios históricos e religiosos, fundamentalmente. A igreja Católica, por exemplo, critica a homossexualidade, rotulando-a como portadora de princípios contrários à família. No entanto, podemos afirmar que um casal homossexual não pode construír uma família?
A resposta é “não”. A única separação entre os homossexuais e os heterossexuais é a questão reprodutiva. No entanto, isso levaria a um extremo no qual os casais inférteis deviam ser condenados também pela igreja Católica, pois não podem ter filhos. Seria isso justo? Um casal homossexual constitui família a partir do momento em que se junta numa casa, maritalmente. Embora não possam ter filhos, têm pais, sogros, irmãos, cunhados… Não será isso uma família?
Temos também outro ponto para a não aceitação da homossexualidade: o fantasma da SIDA.
A SIDA foi inicialmente tida como uma doença transmitida apenas pelos homossexuais masculinos. Não era considerada ameaçadora para os casais heterossexuais. Esta doença sempre se encontrou ligada a sub-mundos como a droga, a homossexualidade, a prostituição, entre outras, tendo conquistado uma repulsa geral. Os homossexuais foram então vistos como seres “sujos”, passíveis de transmitir doenças. No entanto, hoje temos a informação que necessitamos relativamente à SIDA, informação essa que é suficiente para saber que os homossexuais não são fontes de SIDA, sendo que a maioria não se encontra sequer infetado pelo virus.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS HOMOSSEXUAIS E OS HETEROSSEXUAIS?
A maior diferença entre os homossexuais e os heterossexuais é o sistema reprodutor e a capacidade de terem filhos biológicos. De resto, ambos têm sentimentos, afinidades, paixões… Todos eles sentem e todos eles sabem o que mais lhes agrada e lhes convem. Será a diferença assim tanta?
A HOMOSSEXUALIDADE É UMA DOENÇA?
Não. A homossexualidade foi, em tempos, categorizada como doença psíquica. No entanto, está provado que não o é. No entanto, pode resultar de disturbios hormonais, podendo ser considerada uma pequena modificação no comportamento funcional do corpo, mas nunca uma doença.
QUE DEVO FAZER ACERCA DOS HOMOSSEXUAIS?
Espero que se sintam mais esclarecidos acerca da homossexualidade. Tentem sempre olhar para cada pessoa como um ser Humano individual, pois todos nós somos passíveis de críticas infundadas.
Também vai gostar:
Comentários ( 4 ) recentes
- Wallace Randal
13-09-2012 às 14:03:36Não há nada de bizarro, estranho ou ruim em ser gay, lésbica, transgênero, etc. Só há a diferença. E é a diferença que nos torna iguais e que nos torna únicos. Saber como lidar com as diferenças é o que define o caráter. Sou especialmente preocupado com os (as) trans, pois são os que mais sofrem por conta do preconceito lgbt. Espero que nossa geração caminhe um pouco mais para um mundo mais humano.
¬ Responder - Paulo
28-06-2012 às 10:26:45O problema de muitas pessoas hoje em dia é o de quererem programar a vida de todas as outras de maneira a serem todos iguais para assim não serem inferiores a ninguém.. Mas já chega, cada um tem que ser como se sente feliz e concretizado...
¬ Responder
A vida não é nem poderá nunca ser comandada por, politica, religião, pessoas alheias..
As escolhas da vida só a ela própria dizem respeito..
- Patrícia Carvalho
19-07-2012 às 17:12:20Sábias palavras, é verdade :)
¬ Responder - Sara Priscila
01-07-2012 às 13:33:38Concordo com tudo ;) Ninguém deve fugir ao que é só porque a sociedade assim o diz
¬ Responder