Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Plantas para diminuir a febre

Plantas para diminuir a febre

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Plantas para diminuir a febre

As plantas febrífugas são indicadas para diminuir a febre e o calor da pele. além disso são também utilizadas para outras doenças como o sarampo, febre escarlatina e varicela.
As mais utilizadas para o efeito são o azevinho, muito conhecido e normalmente ornamenta as decorações natalícias. É cultivado em jardins e parques, e parece sempre verdinho e com frutos vermelhos. As suas folhas com o tempo tornam-se macias e têm propriedades anti-espasmódicas, emolientes, sudorífigas, febrífugas e tónicas.

As suas folhas são fervidas para infusão que é muito bom para a febre (30 g num litro de água). Por outro lado o pó das bagas serve como purgativo (dois a cinco gramas).
A escabiosa, planta de terrenos incultos e húmidos, tem propriedades ótimas para a bronquite, congestões pulmonares, broncopneumonias, traqueia e ainda depurativas, para a pele e acne. Pode seu usado em xarope com o suco da planta fresca e em licor.

A quina, arbusto originário dos Andes da América tropical, é utilizada pela medicina devido á sua casca ter propriedades bebrífugas, tónicas, adstrigentes, fortificantes e aperitivas. O seu pó é aplicado em úlceras, dentífricos antisépticos , loções capilares, etc.
O cardo-santo, muito popular,possui uma estranha beleza e é considerado o refúgio dos doentes, o tesouro dos pobres e a panaceia dos pais de família. Diz-se que a semente do cardo santo, fortifica a memória e é calmante do coração.

Cultiva-se nos campos e outeiros e cresce em abundância em Trás- Os- Montes e Alto Alentejo. Considera-se um excelente febrífugo, antiséptico, diurético e sudorífero. É aplicado com grande êxito nas vias digestivas e estimula o apetite.
A sua infusão deve ser tomada antes das refeições (15 a 50 g por litro de água), três vezes ao dia.As folhas cozidas são boas para quem sofre de ulceras do estômago.

A cavalinha, cobre totalmente com as suas flores de cor de púrpera os montes dos velhos muros. Tem propriedades boas para a febre e em uso interno, é ideal para catarros mucosos, congestão do fígado e bronquite (30 a 40 gpor litro de água). É muito boa para a digestão, úlceras e como aperitivo, em licores.

O trevo de àgua, submerso na água,tem no seu calo ramos florais dotados de propriedades tónicas, estomáquicas e é ideal para anemias. Usa-se em infusão( 30 g de planta seca fervida em água) a tomar três vezes ao dia antes das refeições. Usa-se ainda em enjoos e falta de apetite e mensruação.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Plantas para diminuir a febre

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

761 

Comentários - Plantas para diminuir a febre

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios