Estabelecer rituais para o sono de seu filho
Ensinar a criança a dormir sozinho é uma tarefa difícil quando você começa a perder o controle da situação. E essa dificuldade tem origem desde os primeiros dias de vida da criança. Nos primeiros dias de vida do bebê a mãe costuma ao amamentar o deixar que ele durma em seu colo, isso é natural, mas com o tempo ela tem que deixar ele se acostumar em seu quarto, para que no futuro não se depare com esse problema.
A regra principal é desde cedo estabelecer horários e limites para que seu bebê não sofrer mais tarde. Isso significa que desde cedo ensine a ele ir pra caminha em determinada hora todos os dias. E quando ele começar a ter entendimento ensine a ele a colocar o pijama, tomar seu leitinho, ir para o banheiro, escovar os dentes, e ensine a ele a agradecer a DEUS pelo dia que passou beijar os pais e deitar. Se você definir um roteiro todas as noites e colocá-lo no berço ou na cama mesmo que ele esteja acordado, conte uma história ou cante, isso deixara o bebê mais relaxado, isso é praticas úteis que estimula o sono, mas saiba que é preciso estabelecer limites, pois a criança sempre pede mais. É bom deixar o ambiente sem eletrônicos, e se houver necessidade de luz acesa, porque as vezes a criança tem medo do escuro, a lâmpada azul é a melhor opção, é uma luz de intensidade fraca, é a opção mais indicada, para não prejudicar a secreção da melatonina, que é o hormônio do sono.
Saiba que existem algumas doenças que pode prejudicar o sono de seu filho, por isso fique atenta se seu filho ronca. Isso pode ser inicio de apnéia do sono, sonambulismo, como já foi falei em outro texto, a síndrome caracterizada pela interrupção da respiração que afeta 2% das crianças, e deixe seu filho crescer saudável, e sem problemas para dormir.