Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Luto-como ultrapassar

Luto-como ultrapassar

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 2
Comentários: 4
Luto-como ultrapassar

A morte é vista como uma perda, e está associada a tristeza e luto para a maioria das sociedades.

É por isso que quando morre algum familiar próximo, as pessoas ainda vestem roupas pretas, como sinal de luto. Contudo, nalgumas sociedades, como por exemplo nas indianas, vestem-se de branco quando morre alguém querido.

Na realidade o preto é uma cor que significa tristeza e depressão, contráriamente ao branco que significa pureza.Como o preto absorve as energias, não deveria ser usado por muito tempo, porque agrava a depressão e a dor.

Ao invés, o branco é uma cor neutra e que possibilita coisas melhores, tal como alegria ou felicidade.

Para se ultrapassar a dor de uma perda de alguém que se gosta, como um cõnjuge, mãe ou pai, o ideal é não relembrar constantemente, com uma cor preta ou escura.

Além de não trazer o ente querido de volta à terra, agrava profundamente as lembranças.

Com efeito, o melhor é ficar com a lembrança dos entes queridos, de uma forma alegre e feliz, pois a tristeza, aliada á morte é apenas uma questão de mentalidade.

há sociedades que sempre celebraram as mortes, com música, tambores e outros rituais, que têm a ver com alegria e libertação.

Senão, vejamos, a morte pode ser vista como uma libertação, ou um inicio para outros mundos. Os egípcios já a viam , como um prolongamento da vida na terra e acreditavam na vida depois da morte. Dese modo, enterravam, junto com o morto, os seus pertences mais valiosos, como objetos de ouro, armas e alimentos.

Aliás, os egípcios davam mais valor à própria morte do que á vida, relembrando-a constantemente através das pirãmides e grandiosos túmulos, de rituais e hinos ou cãnticos.

Assim sendo, considera-se que a morte pode ser vista como uma coisa boa, ao invés de ser muito ruim e motivo de choros e lágrimas. Pelo contrário, deve relembrar-se o falecido como estando noutra vida, bem e feliz. A imagem que se deve guardar dele, é a dos momentos felizes da terra e não da fase terminal da doença.

Alterando o modo de pensar acerca da morte, é possível reduzir a dor de perda e ausência do defunto.

Pode afirmar-se que cada religião encara a morte de maneira diferente, ou seja, ela não é encarada do mesmo modo por todos. Por isso, ela é celebrada com música e alegria , para uns e com lágrimas, para outros.

É caso para dizer, que se trata apenas de uma mudança de estado, e de mentalidade.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Luto-como ultrapassar

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 2

692 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    28-07-2014 às 16:24:31

    O luto é difícil! Nos primeiros dias, meses e pode durar até anos. Isso vai depender de cada que reage a uma situação como essa. Mas, é bom sempre pensar que a vida continua e que tudo passa nessa vida.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    16-09-2012 às 22:14:49

    O luto é muito próprio e muito intimo. cada um tem o seu durante o tempo que necessite e da forma com que se sente bem. Seja um luto vestido ou sentido, cada um o carrega da forma que melhor entender. É uma questão de sentimento profundo de cada um e há que respeitá-lo.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojoana

    29-06-2012 às 14:53:57

    O luto é um processo , unico e sentido diferente por cada pessoa.

    Não existe um padrão de processar do luto Universal.

    Parabêns Teresa, gostei muito

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDiogo

    28-06-2012 às 10:33:12

    O luto não deve ser tão pessado.. Temos de passar a usar o luto como forma de relembras os bons momentos que se passou com aquela pessoa, chega de usar uma cor tão pessada e deixar de sorrir só porque temos saudades de uma certa pessoa..
    A vida é feita de altos e baixos, e quando alguém perto de nos se afasta para sempre, à que o honrar e relembrar as boas memorias..
    E nunca mas nunca parar de fazer qualquer coisa, apenas porque essa pessoa já foi..
    Há que continuar a viver e principalmente a ser feliz, pois a pessoa que partiu iria querer que continuemos felizes...

    ¬ Responder

Comentários - Luto-como ultrapassar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios