Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Sabia que a Crise Tem Vantagens?

Sabia que a Crise Tem Vantagens?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Comentários: 4
Sabia que a Crise Tem Vantagens?

Aposto que ficou espantando com o tema deste texto. Vantagens na crise? É provavelmente para si uma ideia disparatada e sem qualquer sentido. Fica até com a ideia de que pensar que a crise tem vantagens é um atentado a quem está a sofrer por causa dela. Pois bem, deixe-me dizer-lhe que a intenção não é de todo ofender, mas sim chamar a atenção para factos importantes que são positivos na vida de cada um, perante a luta diária a que todos estamos sujeitos.

Se olharmos para a nossa vida há 7 ou 8 anos atrás, verificamos que qualquer necessidade que tivéssemos era imediatamente aniquilada com qualquer coisa comprada numa loja. Mesmo que a necessidade não fosse um bem material, comprar qualquer coisa na loja melhorava qualquer buraco negro que se abrisse no nosso peito.




Este é um dos aspetos mais importantes nas vantagens de uma crise. O reconhecermos que existem pequenas coisas que nos podem preencher e termos a capacidade de nos adaptarmos. Naturalmente que qualquer mudança na nossa vida, se o poder de compra baixou, não é bem recebida, mas até que ponto não devemos nós aceitá-la e adaptarmo-nos aos tempos que mudaram? Estamos a ganhar de novo a capacidade de mudança e de adaptação e apesar de neste momento julgar mau, a médio e a longo prazo, estes sentimentos vão trazer-lhe um “calo” muito importante e muito sábio para o resto da sua vida.

Também a capacidade de ajudar. Já reparou que uma calamidade gera voluntariado? Pois numa situação de crise, ao contrário do que se possa imaginar, as pessoas não se escondem. Existe um maior espirito de entre-ajuda e de conhecer melhor o vizinho, o amigo ou o conhecido. Partilhar, ajudar e ter a vontade de procurar ajuda são aspetos importantes durante uma crise. Já reparou que as campanhas do “Banco Alimentar contra a Fome” têm uma maior adesão em alturas de crise? Isto quer dizer qualquer coisa, certo?

O espirito de união cresce e descobrem-se truques e tradições há muito esquecidas. Pedem-se conselhos aos avós que viveram na Primeira Grande Guerra e sabem os truques da ração contada e os jogos de tabuleiro com os filhos na vez novos jogos de computador, são algumas das adaptações a que estamos sujeitos e que acabamos por aceitar.

A educação dos nossos filhos vai sair mais valorizada. Acredite que sim. Os seus futuros netos vão ouvir contar histórias sobre esta crise e a forma como você a ultrapassou. Os seus filhos vão dar valor a pequenas coisas quando estavam na linha errada da direção do consumismo desmedido.

Uma crise financeira é sempre difícil de ultrapassar e as noites sem dormir causam mossa, mas no final de contas e a médio ou longo prazo vão existir mazelas que não mais do que experiência que fortalece e educa. Não olhe a crise como uma sentença de morte e enfrente-a. Afinal, parece que ela estará por cá ainda durante uns tempos.


Carla Horta

Título: Sabia que a Crise Tem Vantagens?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

606 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    31-07-2014 às 02:34:47

    Certamente! Acredito que as vantagens de viver numa crise gera uma reflexão do que realmente é importante na nossa vida e o que é desnecessário. Aprendemos muito com a crise e que possamos nos autoanalisar e mudar nossos costumes que tem nos afetado financeiramente. O melhor mesmo é viver com pouco e de modo simples.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    17-09-2012 às 12:34:51

    Concordo com o texto quando faz algumas referências às vantagens de uma crise.Na verdade as crises são bastante desagradáveis e sempre existiram ao longo da História.No entanto elas podem ser um reflexo dos exageros e consumismo em demasia, que não ajudam nada o planeta. Pelo contrário é um modo de degradá-lo e destruír.Longe vão os tempos que se produzia para consumo próprio. Não era muito agradável, mas havia mais união e o planeta estava harmonizado.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    16-09-2012 às 23:24:47

    cara Sofia, quando digo que pode ter vantagens é no sentido de mudarmos ideologias e principalmente vícios absurdos. vivermos de forma diferente e adoptarmos medidas que julgávamos não existir. Dar valor a pequenas coisas por exemplo. Naturalmente que nenhuma crise é boa e muito menos viver com migalhas é bom e concordo plenamente consigo quando fala em efeitos perversos, mas há que ter esperança e mais do que isso lutar sem desanimar.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSofia Nunes

    12-09-2012 às 12:05:00

    Não considero que exista qualquer vantagem pessoal associada ao momento de crise que vivemos. Uma crise que se adivinha tão duradoura só pode ser nefasta. A falta de trabalho e a consequente perda de autonomia têm efeitos perversos sobre os seres humanos, difíceis de ultrapassar. Existem, isso sim, formas de tentarmos minimizar os efeitos que esta péssima conjuntura económica exerce sobre nós. Estamos a presenciar um importante momento histórico, mas de bom grado o dispensaríamos.

    ¬ Responder

Comentários - Sabia que a Crise Tem Vantagens?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios