Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Queima do Alho: alimento do corpo e da alma do peão de boiadeiro

Queima do Alho: alimento do corpo e da alma do peão de boiadeiro

Categoria: Alimentação
Visitas: 18
Queima do Alho: alimento do corpo e da alma do peão de boiadeiro

Defensoras das antigas tradições da cultura boiadeira, as comitivas de Queima do Alho trabalham pela preservação e difusão da culinária do peão de boiadeiro. Constituídas em sua maioria por grupos de amigos que se unem num esforço coletivo em defesa de nossa cultura, elas estão cada vez mais presentes no cenário cultural caipira.
A Queima do Alho representa a culinária tradicional dos antigos peões de boiadeiros e vem conquistando espaços cada vez mais relevantes na cultural caipira com seu mais famoso e tradicional concurso sendo realizado na Festa do Peão de Barretos onde a tradição é mantida desde a década de 1950.
A comida é preparada em fogões rústicos conhecidos como trempes e seu cardápio é constituído por quatro pratos básicos: arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco na chapa. Na apresentação de uma típica comitiva de Queima do Alho o sabor e a cultura se juntam para nos arremessar ao um passado que vive dentro da gente mesmo que não saibamos reconhecê-lo.

RECEITA para 10 pessoas:

Arroz Carreteiro

Ingredientes:
1 kg de carne-seca
1 kg de arroz
(cebola, alho, pimenta e sal a gosto)

Preparo: Durante o cozimento da carne, a água deve ser trocada duas vezes. Depois de cozida deve ser picada com uma faca até ficar parecida com carne moída (não se deve moer na máquina). Em seguida, a carne deve ser colocada numa panela grossa com banha quente e temperada com cebola, pimenta, alho picado batido e sal. Depois de tostá-la um pouco, adicione o arroz escorrido e bem lavado e refogue por algum tempo mexendo e adicionando água aos poucos durante o cozimento.

Feijão Gordo

Ingredientes:
1 kg de feijão
100 g de toucinho defumado (bacon)
250 g de linguiça de porco
250 g de torresmo de panceta,
150 g de carne seca frita (pedaços)
200 g de farinha de mandioca
(cebola, alho, pimenta, cheiro verde e sal a gosto)

Preparo: Coloque água para ferver com o feijão. Noutra panela frite um pouco de torresmo na banha. Enquanto o feijão é cozido, adicione os outros ingredientes: panceta de porco, toucinho, torresmo frito, linguiça de porco (cozida e cortada em rodelas finas), bacon, pedaços de gordura, carne seca. Para refogar, frite alho picado em banha com um pouco de pimenta do reino.

Paçoca de Carne

Ingredientes:
1kg charque picadinho (batido com faca)
½ kg de farinha de mandioca
½ kg de farinha de milho.

Preparo: coloque na panela o óleo quente, já com todo o tempero (principalmente alho picado), adicione a carne e deixe refogar por uns cinco minutos. Depois coloque a carne dentro de um pilão de madeira juntamente com a farinha de mandioca e a de milho e soque até ficar fofinha.

Carne de churrasco

Ingredientes:
3 kg de carne, água e sal.

Preparo: Fatie a carne em pedaços grossos e banhe em água com sal com um pouco de alho amassado. Deixe a carne no sereno durante a noite e no dia seguinte asse em chapa de folhão.

Queima do Alho: alimento do corpo e da alma do peão de boiadeiro


Luiz Mozzambani Neto

Título: Queima do Alho: alimento do corpo e da alma do peão de boiadeiro

Autor: Luiz Mozzambani Neto (todos os textos)

Visitas: 18

196 

Comentários - Queima do Alho: alimento do corpo e da alma do peão de boiadeiro

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O que é uma Open House?

Ler próximo texto...

Tema: Imóveis Venda
O que é uma Open House?\"Rua
Este é um tema que vem pôr muito a lindo o trabalho de alguns mediadores imobiliários e do seu trabalho.

Quando temos um imóvel para vender, muitos são os métodos a utilizar e os meios que nos levam até eles para termos o nosso objetivo cumprido – A venda da Casa.
Quando entregamos o nosso imóvel para que uma mediadora o comercialize, alguns aspetos têm de ser tidos em conta, como a legalidade da empresa e quem será a pessoa responsável pela divulgação da sua casa, mas a ansia de vermos o negócio concretizado é tanta, que muitas vezes nos escapa a forma como fazem a referida divulgação e publicidade do imóvel.

Entre anúncios na internet e as conhecidas folhas nas montras dos estabelecimentos autorizados, muitas mediadoras optam por fazer uma ação que está agora muito em voga que é uma Open House. Mas afinal, o que é isto de nome estrangeiro que tanto se vê pelas ruas e em folhetos de anúncio?

Ora bem, a designação em Português é muito simples – Casa Aberta. E na realidade, uma Open House é isso mesmo. Abrir uma Casa para que todos a possam ver. NO entanto, requerem-se alguns aspetos que as mediadoras normalmente preveem, mas que é fundamental que o proprietário do imóvel também tenha consciência e conhecimento.

Por norma as imobiliárias só fazem este tipo de intervenção e ação em imóveis que têm como exclusivo, isto é, quando é uma só determinada mediadora, a autorizada a poder comercializar o imóvel.

Em segundo lugar, este tipo de ação de destaque requer à mediadora custos com tempo, recursos humanos e financeiros.
A mediadora começa por marcar um dia próprio que por norma é datado para um feriado ou fim de semana. Faz então publicidade local através de folhetos e flyres anunciando a Open House, o dia e a hora, tal como o local. Muito provavelmente serão tiradas fotografias ao seu imóvel.

Através de redes sociais também poderão ser divulgadas as ações.
No dia da Open House, o local será indicado com publicidade da sua casa e da imobiliária e começarão a aparecer visitas ao imóvel.

Sugiro que não tenha mobiliário e muito menos valores em casa. O ideal será o imóvel estar desocupado de todos e quaisquer bens, por uma questão de segurança, mas também porque as áreas parecerão maiores e isso com toda a certeza ajuda à venda.

A imobiliária será responsável pela limpeza e trato do imóvel, pelo que se ocorrerem danos, serão eles os responsáveis.
Neste tipo de ações, é normal que a concorrência das imobiliárias apareça e faça parcerias que para si só trará vantagens.

Uma Open House pode não ser uma ação de destaque em Portugal, mas por exemplo nos Estados Unidos, é o normal e mais agradável. Os clientes não se sentem pressionados como numa visita normal e os negócios concretizam-se com muito mais rapidez e naturalidade.

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:O que é uma Open House?

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios