Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Marinadas para Cozinhar Peixe e Carne

Marinadas para Cozinhar Peixe e Carne

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 4
Comentários: 3
Marinadas para Cozinhar Peixe e Carne

Todas as pessoas gostam de comer comida saborosa, além do seu valor nutricional.
São várias as formas de temperar e cozinhar os alimentos. As marinadas ajudam a melhorar o sabor dos alimentos e a obter-se bons resultados nos pratos confecionados.

A marinada é uma solução preparada com sal, especiarias, ervas aromáticas, etc, e que se aplica na carne, peixe e outros alimentos, por forma a melhorar e realçar o sabor dos alimentos. Deverá ser preferencialmente ácida e inclui sempre um elemento de acidez como o vinho, vinagre e sumo de limão. A isto junta-se outros ingredientes a gosto como: cebola, alho, cenoura, azeite, etc.
A marinada deve ser preparada num recipiente de vidro ou plástico hermeticamente fechado, e deve-se certificar que o alimento fique totalmente coberto pela mistura dos ingredientes. Pode-se também usar um saco plástico com fecho para colocar a marinada. Neste método, é possível retirar o ar que existe no interior do saco antes de o fechar.
Conselhos para a preparação de marinadas:

- Carne vermelha: vinho tinto, salsa, cenoura, ramo de alecrim ou tomilho, folhas de louro, alho e grãos de pimenta.
- Carne branca: vinho branco, cebola, alho-porro, cenoura, ramo de salsa ou sálvia, folhas de louro e grãos de pimenta branca.
- Carne de porco: sumo de abacaxi, cenoura, aguardente, cebola, ramo de salsa, ramo de alecrim, folhas de louro, canela e cravo da índia.

Nota: A marinada efetuada com vinho tinto amacia mais a carne do que a efetuada com vinho branco, devido ao teor mais elevado de ácidos gordos.
A marinada deverá ser colocada no frigorífico até o alimento estar pronto para ser cozinhado.

Deve-se deixar a carne marinar por algumas horas ou durante a noite, mas nunca por um período muito longo. Porque o ácido da marinada altera a química das proteínas da carne (a solução ácida desnatura as proteínas da superfície da carne), um processo similar à cozedura mas sem calor. Por isso, a carne para marinar deverá ser cortada em pedaços relativamente pequenos. Quanto maior for o pedaço de carne, mais tempo deverá ficar a marinar. O molho utilizado para marinar as diversas carnes e peixe, não deve ser utilizado para cozinhar o alimento ou no alimento já cozinhado, a não ser que seja fervido.

Exemplos de marinadas:

- Marinada crua para as diversas carnes cortadas em pedaços pequenos:
1lt vinho tinto ou branco
100ml vinagre
50ml conhaque
50ml azeite
100gr cenoura
150gr cebola
50gr salsa
20gr alho
5gr pimenta preta em grão
2un cravo da índia
sal qb
1 ramo de alecrim ou tomilho ou sálvia

- Marinada cozida para carne cortada em pedaços grandes
1lt vinho tinto ou vinho branco
100ml vinagre
50ml conhaque
50ml azeite
100gr cenoura
150gr cebola
50gr salsa
20gr alho
5gr pimenta preta em grão
2un cravo da índia
sal qb
1 ramo de alecrim ou tomilho ou sálvia

Misturam-se todos os ingredientes e levam-se a ferver num tacho durante 25 a 30 minutos, retirando a espuma que se forma à superfície. Deixar arrefecer e colocar a carne na marinada. Colocar no frigorífico durante 24 horas.

Receitas de marinadas:

- Aromática para grelhar carnes
1 copo azeite
2 colheres vinagre aromático
2 folhas de louro
1 colher de bagas de zimbro
sal qb
1 malagueta vermelha
Mistura-se o azeite com o vinagre e uma pitada de sal. Juntam-se as bagas de zimbro, o louro e a malagueta esmagada. Coloca-se a carne na marinada e deixa-se repousar durante 30 a 40 minutos antes de a grelhar. Durante a cozedura, pincela-se com a marinada para que fique tenra.

- Aromática para fritar peixe
1 copo azeite
1 dente alho
salsa qb
raminhos de manjerona qb
sal qb
grãos de pimenta qb
Picam-se o alho finamente, a manjerona e a salsa, e misturam-se. Dilui-se esta mistura no azeite e tempera-se com sal e a pimenta moída. Deixa-se marinar o peixe durante 1 hora. Depois escorre-se o peixe, passasse por farinha e frita-se.

- Grelhar peixe
1 copo azeite
2 dentes alho
1/2 limão
salsa qb
sal qb
1 malagueta vermelha
Mistura-se o azeite com o sumo de limão e a salsa picada finamente. Junta-se o alho cortado muito finamente. Tempera-se com sal e a malagueta esmagada. Coloca-se o peixe dentro da marinada e deixa-se estar durante 30 a 40 minutos. De seguida escorre-se o peixe e grelha-se. Enquanto o peixe grelha, pincela-se com a marinada para ficar tenro.


Cristina Sousa

Título: Marinadas para Cozinhar Peixe e Carne

Autor: Cristina Sousa (todos os textos)

Visitas: 4

728 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 19:00:32

    Não conhecia muito bem sobre as marinadas para cozinhar peixe e carne, e adorei todas as sugestões e ideias. Obrigada!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojoao

    03-02-2013 às 19:05:09

    grande ajuda, estou fazendo trabalho para a escola, obrigado

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoteresa

    03-02-2013 às 19:03:18

    que texto fantastico, valeu

    ¬ Responder

Comentários - Marinadas para Cozinhar Peixe e Carne

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Contador de moedas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Material Escritório
Contador de moedas\"Rua
O mundo dos negócios exige um grande dispêndio de energia e muitas horas de trabalho. No entanto hoje já é possível fazer recurso da alta tecnologia para poupar tempo e dinheiro. O recurso às funções do computador para o comércio facilita e atrai muitos clientes para empresas e comerciantes. No que diz respeito a contas é possível fazer uma contagem rápida e eficaz do dinheiro, sem passar horas a contar e com o risco de engano. É por isso que cada vez mais pessoas ligadas a negócios e serviços optam por adquirir um contador de moedas. Deste modo sabem que poupam tempo e não falham na sua contagem.

Dos inúmeros equipamentos que a alta tecnologia põe ao dispor, este é sem dúvida um equipamento que beneficia em muito o trabalho de muita gente. Por ser pequeno é muito cómodo e exige pouco espaço, ou melhor pode ser colocado em qualquer lugar.

Torna-se evidente que as novas tecnologias vieram para simplificar a vida e trazem muitas vantagens, rentabilizam e poupam tempo. No caso do contador de moedas, sem enganos, falhas e complicações. É o ideal para ter num escritório de uma empresa, em escolas, cafés, pastelarias, salões de jogos, bancos, cinema, serviços financeiros e de tesouraria e outros ligados a serviços públicos e privados.

Em resumo, se está ligado a qualquer trabalho de comércio ou serviços pode poupar muto tempo e problemas apenas colocando um equipamento destes no seu espaço de trabalho. As suas vantagens são inúmeras, em especial: permite realizar uma contagem rápida das moedas dividindo-as e fazendo a sua soma, conta o total das moedas, o valor total em cada tipo de moedas e a quantidade de todas as moedas.

Contem e separa no mínimo duzentas e vinte moedas por minuto, sem erro, conta e separa tudo no mesmo equipamento, permite alimentar o aparelho com quantidades entre as trezentas e quinhentas moedas de cada vez e continuar a adicionar mais moedas enquanto está a contar. Além disso o aparelho pode ser programado para separar um número de moedas predeterminado.

O seu design é bastante inovador e resistente. Os materiais de elevada qualidade, de fácil ligação e paragem automática.

Possui uma elevada funcionalidade, baixo consumo (70W), pouco peso, aproximadamente quatro kg, velocidade ultra rápida, pequena dimensão e estão todos certificados pela EU. Deste modo também possuem garantia, são fáceis de usar e de arrumar.

As suas funções práticas permitem que o contador de moedas possa estar em qualquer lugar.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Contador de moedas

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios