Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Nabo - Versátil e Nutritivo

Nabo - Versátil e Nutritivo

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Nabo - Versátil e Nutritivo

Hoje falaremos do nabo, uma planta versátil e de fácil cultivo, em qualquer terreno, nem que seja pobre ou ainda em vaso, poderá obter pelo menos as folhas que são surpreendentemente saborosas e úteis para a saúde humana.

Como todas as plantas ou pelo menos a sua grande maioria, o nado é constituído por raiz, folhas, flores e se esperarmos chegamos a obter fruto. De tudo isto a raiz e as folhas são o que é aproveitável para a culinária. Ambas as partes podem ser cozinhadas, ou podem ser também consumidas cruas, tudo depende do gosto da pessoa, este também em parte determinado pela cultura de cada povo.

Quanto à raiz, prima da batata no que diz respeito à culinária, pode substitui-la em quase todos os pratos, sento infinitamente menor o número de Kcal que debita (apenas dezasseis ao passo que a batata debita oitenta e nove), pode ser cozida, frita, feita em puré na sopa, enfim, um sem fim de possibilidades muito úteis para quem pretende perder peso, uma vez que favorece a queima de gorduras. A cabeça do nabo é rica em cálcio e fornece vitaminas A e C. Tem ainda propriedades antipiréticas pelo que ajuda a reduzir a febre, e desintoxicantes. As suas fibras solúveis ajudam no controlo do colesterol.

Quanto às folhas, podemos ainda utilizá-las de diversas formas, antes que floresçam chamam-se nabiças e são excelentes em sopa, sendo também utilizadas em alguns lugares em saladas. Depois de florescidas tomam o nome de grelos de nabo e podem ser utilizados cozidos ou cozinhados de outras formas, é uma questão de imaginação.

O seu valor nutricional é indiscutível, sendo uma mais valia em projetos de emagrecimento uma vez que têm apenas vinte e três Kcal em cada cem gramas (dezasseis quando cozidas). Oferecem-nos 84 mg de vitamina C enquanto a laranja apenas 57 mg. Estas folhas, tão saborosas quanto versáteis são armas poderosas contra a artrite reumatoide, a arteriosclerose e uma ajuda preciosa em problemas de cólon. São ricas em beta-caroteno que é um antioxidante e que se transforma através do nosso metabolismo em vitamina A.

A única questão adversa deste vegetal é para as pessoas que sofrem de hipotiróidismo, porque o tiocianato existente na folha do nabo pode impedir a fixação do iodo, pelo que devem ingerir iodo distanciado no tempo da ingestão desta planta afim de proporcionarem ao seu organismo as quantidades de iodo necessárias afim de evitarem o bócio.


Ana Sebastião

Título: Nabo - Versátil e Nutritivo

Autor: Ana Sebastião (todos os textos)

Visitas: 0

731 

Comentários - Nabo - Versátil e Nutritivo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios