Nabo - Versátil e Nutritivo
Como todas as plantas ou pelo menos a sua grande maioria, o nado é constituído por raiz, folhas, flores e se esperarmos chegamos a obter fruto. De tudo isto a raiz e as folhas são o que é aproveitável para a culinária. Ambas as partes podem ser cozinhadas, ou podem ser também consumidas cruas, tudo depende do gosto da pessoa, este também em parte determinado pela cultura de cada povo.
Quanto à raiz, prima da batata no que diz respeito à culinária, pode substitui-la em quase todos os pratos, sento infinitamente menor o número de Kcal que debita (apenas dezasseis ao passo que a batata debita oitenta e nove), pode ser cozida, frita, feita em puré na sopa, enfim, um sem fim de possibilidades muito úteis para quem pretende perder peso, uma vez que favorece a queima de gorduras. A cabeça do nabo é rica em cálcio e fornece vitaminas A e C. Tem ainda propriedades antipiréticas pelo que ajuda a reduzir a febre, e desintoxicantes. As suas fibras solúveis ajudam no controlo do colesterol.
Quanto às folhas, podemos ainda utilizá-las de diversas formas, antes que floresçam chamam-se nabiças e são excelentes em sopa, sendo também utilizadas em alguns lugares em saladas. Depois de florescidas tomam o nome de grelos de nabo e podem ser utilizados cozidos ou cozinhados de outras formas, é uma questão de imaginação.
A única questão adversa deste vegetal é para as pessoas que sofrem de hipotiróidismo, porque o tiocianato existente na folha do nabo pode impedir a fixação do iodo, pelo que devem ingerir iodo distanciado no tempo da ingestão desta planta afim de proporcionarem ao seu organismo as quantidades de iodo necessárias afim de evitarem o bócio.