Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Segurança > Segurança na sua piscina

Segurança na sua piscina

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Segurança
Visitas: 6
Comentários: 1
Segurança na sua piscina

O afogamento, ou acidente por submersão, constitui a segunda causa de morte acidental nas crianças. Pode ter como palco a banheira, um poço, um tanque, um lago, um rio, a praia, baldes, alguidares ou uma piscina. É uma fatalidade que ocorre em poucos minutos e não provoca alarido; o afogamento processa-se em absoluto silêncio (a criança não esbraceja nem grita com a cara dentro de água), de forma trágica e extremamente rápida. Nalguns países, existe legislação que estabelece a obrigatoriedade de todas as piscinas, particulares ou não, se encontrarem devidamente protegidas, a fim de dificultar a aproximação despercebida de uma criança.

Na verdade, ainda que não se tenha filhos, muitos outros miúdos poderão aceder à piscina ou a outro elemento do ambiente familiar que contenha água, porque os garotos sentem uma atração irresistível por estes espaços. Adicionalmente, o proprietário é o responsável pela proteção de uma zona de eventual perigo constante do seu património.

Independentemente da variedade de sistemas eletrónicos e sofisticados, de coberturas rígidas (manuais ou automáticas) e de alarmes sonoros, o mais simples e eficaz é erguer uma barreira física que uma criança com menos de cinco anos não seja capaz de transpor. Ainda assim, e dado que nenhum sistema é à prova de criança, a supervisão é o fator essencial da segurança. Não obstante, é muito útil arranjar um mecanismo que atrase o acesso à água por parte de um pirralho que tenha escapado por alguns segundos a essa supervisão.

A eficácia de uma vedação depende de algumas características, com sejam: a não permissão da passagem de uma criança, por cima, por baixo ou através dela; não ser escalável nem ostentar componentes de apoio aos pés ou às mãos; possuir um portão ou cancela que feche automaticamente depois da utilização, com um sistema de fecho fora do alcance de mãozinhas curiosas e persistentes e que torne a abertura possível apenas mediante duas ações distintas e coordenadas; não ter intervalos que possibilitem a passagem da cabeça ou de outras partes do corpo da criança; ser sólida e estável.

De salientar que o recinto da piscina deve ser transparente (para proporcionar visibilidade do exterior) e que, no caso de pavimento deformável (por exemplo, areia), não deve existir qualquer intervalo entre a vedação e o chão. Em acréscimo, é aconselhável que os rebordos do batente do portão não ocasionem entalões, nem existam arestas, pregos, parafusos, juntas mal vedadas, farpas ou quaisquer outros agentes potencialmente causadores de cortes, perfurações e até de amputação de dedos.

De evitar nessas imediações são, igualmente, plantas espinhosas e produtos para a piscina; uma emanação de cloro acarreta perigo para as crianças. Os brinquedos flutuantes são um chamariz para que um garoto entre na água. Cuidado! Há que retirá-los.

Certificar-se de que o pavimento junto à piscina é anti-derrapante, tanto seco como molhado, também ajuda a prevenir ocorrências menos felizes. Há que prestar muita atenção ao uso de aparelhos elétricos junto à piscina; se os fios ou a tomada entrarem em contacto com a água, é muito provável que alguém fique eletrocutado!

A distração de atender o telefone está por detrás de inúmeras mortes por afogamento. É melhor optar por um mecanismo sem fios ou por não atender, descurando a atenção às crianças. As festas são outro cenário de risco. No meio de tanta gente, pensa-se que há sempre alguém a vigiar os miúdos. No fim, estão todos descansados e as crianças não têm qualquer supervisão. O ideal é fazer “turnos”, sendo que as pessoas que se revezam devem saber nadar e agir em caso de emergência. Aliás, qualquer um que tenha piscina em casa, mesmo que vedada, deve tirar um curso de socorrismo ou, no mínimo, aprender a praticar reanimação cardio-respiratória.

De ressalvar que as piscinas insufláveis contêm água suficiente para que um miúdo se afogue! Se a cabeça cair dentro de água, ele já não consegue levantar-se sozinho.


Maria Bijóias

Título: Segurança na sua piscina

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 6

810 

Imagem por: apdk

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    29-05-2014 às 06:21:16

    Existem crianças que sabem nadar perfeitamente na piscina.Porém, é sempre bom opai ou a mãe estarem de olhos bem abertos. As crianças se empolgam demais brincando e isso pode trazer muitos problemas.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Segurança na sua piscina

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Samsung Galaxy S5: Smartphone De Excelência!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Telemóveis
Samsung Galaxy S5: Smartphone De Excelência!\"Rua
A Samsung está a todo vapor e oferece aos curtidores de smartphones mais um inovador modelo e muito mais completo, o Samsung Galaxy S5. Suas funcionalidades são das mais diversificadas, seu estilo mais arrojado, com muitas funções que agilizam seu dia a dia e deixa sua vida mais divertida.

Então, se você deseja algo que possa ajudar-lhe em suas tarefas diárias e nos seus negócios, o Galaxy S5 é perfeito. Com modernas funções de navegações na internet, seu trabalho fica muito mais dinâmico, fácil e simples. Você pode baixar e-book, vídeos, arquivos em PDF, Word, Excel, fotos, dentre outros. Ele funciona como um minicomputador, apenas de tamanho menor, porém, com um recurso gigantesco.

Conheça um pouco sobre Galaxy S5:


- Câmera de 16 megapixels com autofoco ultrarápido, possui controle de luminosidade ativo e a possibilidade de aplicar modos de captura após o clique. Também tem o temporizador de tempo que pode ser de 2 ou 10 segundos, você apenas clica para tirar a foto e espera a própria câmera bater;

- Sistema S. Health 3.0
O Galaxy S5 é um verdadeiro personal fitness. Com ele, você monitora seus batimentos cardíacos e acompanha a evolução dos seus treinos;

- Tem proteção contra sujeira, água, cair no chão e poeira. Ele vem com certificação IP67 que garante maior segurança para qualquer situação;

- Com tecnologia Wi-fi moderna e com função aceleradora de download você terá muito mais rapidez para usar a internet e baixar qualquer tipo de arquivo, vídeos, fotos, dentre outros. Além de navegar na internet, verificar seu e-mail, ter suas conversas no whatsapp, Messenger, hangouts e acessar qualquer rede social com maior velocidade e facilidade;

- Substitui o uso de senhas com o leitor digital. Assim, para desbloquear o telefone, o dispositivo reconhece o toque da impressão digital e ainda com ele mesmo, você pode fazer pagamentos seguros no Paypal. Uma maior segurança e tranquilidade com apenas um toque;

- Um estilo mais resistente e moderno, você poderá escolher nas cores preta, branca, azul ou dourada;

- Vem com gravador de som, S. Note, Maps, Rádio com transmissão FM, Play Store(para baixar qualquer aplicativo); relógio, agenda, mensagem de texto, calculadora, flashlight, e muito mais;

- Sistema Android 4.4.2 e com memória interna de 16 GB.

Mais que um smartphone, um grande companheiro: Samsung Galaxy S5!

Pesquisar mais textos:

Vicente Silva

Título:Samsung Galaxy S5: Smartphone De Excelência!

Autor:Vicente Silva(todos os textos)

Imagem por: apdk

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios