Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Segurança > Como Utilizar um Extintor

Como Utilizar um Extintor

Categoria: Segurança
Visitas: 2
Comentários: 2
Como Utilizar um Extintor

Todos sabemos algumas regras básicas no que diga respeito a evitar incêndios. Na verdade, também somos capazes de dizer algumas regras base quanto ao actuar perante um incêndio, ou pelo menos fugir dele.

Sentimo-nos capazes de muitas coisas, mas será que no momento, bloqueamos, entramos em pânico, prejudicamos, ou somos de facto úteis? Só conseguirá avaliar-se mesmo perante uma situação de perigo, neste caso de incêndio.

Em todo o caso e com veia de herói ou não, é essencial saber alguma informação sobre extintores. Como sabe, os extintores servem para apagar incêndios de pequena dimensão, ou pelo menos atenuar até à chegada dos bombeiros.

Em primeiro lugar deve saber que existe vários tipos de extintores. Extintores de água pressurizada, de espuma, de pó químico, Pó químico com cilindro de gás e de Gás carbónico.

Os extintores de água pressurizada servem somente para incêndios cujo fogo atinge papeis, madeiras, fibras ou plásticos. Não devem em caso algum ser utilizados para extinguir ou atingir aparelhos eléctricos. Para o utilizar, basta remover a chave de segurança (um pequeno pino) e posicionando a mangueira, apertar o gatilho.

Também os extintores de espuma não devem ser utilizados em aparelhos eléctricos. São os mais comuns, e para serem utilizados, devem ser colocados de cabeça para baixo, para que o jacto de espuma saia automaticamente. A espuma só parará de sair quando o extintor tiver acabado, ao contrário dos que têm mangueira.

Os extintores de pó químico servem para qualquer tipo de incêndio. A forma de utilização é igual à dos extintores a água. Retire o pino e pressione o gatilho para disparar.


Os extintores de pó químico com cilindro de gás ou os extintores de gás carbónico são também eles para qualquer tipo de incêndio. Também a sua utilização é igual. Retire o gatilho, aponte para o fogo e aperte o gatilho (ou cavilha no caso do último extintor).

A utilização de um extintor é fácil mas acima de tudo é necessária a calma. Heroísmos ou histerismos vão atrapalhar, pelo que tem de salvar o que quer que seja (mesas, papeis, etc.) com muita calma.

Naturalmente que se estiver perante um grande incêndio, a utilização de um extintor de pouco lhe vai adiantar para salvar equipamentos ou mobiliário, mas pode salva-lo a si ou aos que estão consigo.

Na eventualidade de se deparar com uma situação complicada, não se dê a aventuras. Chame os bombeiros e sirva-se dos extintores para “queimar” tempo até á sua chegada.


Carla Horta

Título: Como Utilizar um Extintor

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 2

807 

Imagem por: puffyjet

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    28-05-2014 às 06:13:52

    É muito importante saber utilizar um extintor de incêndio, pois nunca sabemos em que momento iremos precisar. Adorei o texto!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • fernandofernando

    29-03-2010 às 20:15:25

    oi estou fazendo o curso de tst e gostaria de saber tudo sobre extintor.obrigado

    ¬ Responder

Comentários - Como Utilizar um Extintor

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Imagem por: puffyjet

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios