Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Cuidados com a escova de dentes

Cuidados com a escova de dentes

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 1
Cuidados com a escova de dentes

A escova de dentes requer cuidados especiais antes e depois da escovagem dos dentes.Os dentes devem ser lavados regularmente mas não com muita força, dois minutos a máximo sem pressionar a escova de dentes conta as gengivas.

É através da escova que começa a higiene bucal, além de uma escovagem perfeita e de utilização do fio dental.

As escovas de dentes apresentam a mesma flora microbiana da boca e podem conter bactérias, leveduras, vírus, e straptococcusmutans, causador da cárie. Por este motivo deve lavar-se bem a escova mantendo-a numa solução de água oxigenada uma vez por semana. Assim elas ficam livres de germes que causam a gengivite e todas as doenças bucais. Após desinfectada deve ser conservada em local fresco, dentro do armário do banheiro e antes de utilizar, lavar com água corrente.

Deve ser trocada de três a quatro meses e após uma gripe ou infeção deve ser trocada depois da cura. Se não for trocada pode propagar a infeção, sendo que é conveniente evitar o seu contacto com outras escovas mesmo da família, pois pode contaminar com micro organismos fecais.Não se deve escovar os dentes depois de comer açúcar pois amolece o esmalte, e danifica a escovagem. O ideal é esperar meia hora depois de comer o açúcar para se escovarem.

A escova eléctrica não é mais eficaz do que as outras, no entanto a eléctrica com rotação oscilação é mais eficiente pois remove 7% mais placa bacteriana e resulta em 17% menos de doenças das gengivas do que a outra.

Após a escovagem dos dentes é conveniente lavar bem a escova e eliminar o excesso de água batendo com ela no canto da pia. Depois deve guardar-se dentro de um armário para ficar longe de bactérias e insetos que circulam no banheiro.

Quando as cedas estão deformadas ou gastas devem ser substituídas mesmo que se tenha comprado há pouco tempo.Como o uso da escova é fundamental e importante para a saúde dos dentes deve comprar-se a que melhor se adapta á dentição e não ser muita dura. Existem no mercado grande variedade de modelos e grau de maciez para uma boa adaptação e higiene bucal.


Apesar destes cuidados especiais com a escova de dentes não se deve descuidar a ida ao dentista para a boa manutenção dos dentes.

Mesmo em viagens não se deve esquecer o seu uso bem como as regras aplicadas á sua higiene.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Cuidados com a escova de dentes

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

806 

Imagem por: ali edwards

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

Comentários - Cuidados com a escova de dentes

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: ali edwards

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios