Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Segurança > Como agir em caso de incêndio

Como agir em caso de incêndio

Categoria: Segurança
Visitas: 12
Comentários: 2
Como agir em caso de incêndio

Diante de situações adversas como a vivência de um incêndio é imprescindível ter conhecimento de como agir perante tal situação. Assim como é fundamental ter certo conhecimento de primeiros socorros, saber como agir em caso de incêndio é garantir uma probabilidade maior de segurança pessoal.

Ao perceber indícios de fumaça ou cheiro de queimado a primeira reação é verificar de onde vêm esses indícios e contatar imediatamente os profissionais adequados para resolver o problema. O indicado é ligar para o corpo de bombeiros ou em caso de edifícios para os responsáveis pela administração, síndicos e zeladores. Dar o alarme de que algo está errado é fundamental para evitar maiores problemas. É muito inteligente ter registrado em casa, nas agendas pessoais e nos celulares o telefone do corpo de bombeiros. Afinal, nunca se sabe quando se precisará destes serviços de utilidade pública.

Se o incêndio está acontecendo no prédio em que se está e não há como contê-lo, o mais adequado é sair depressa do local, fechando portas e janelas que passar ao sair e avisando aos demais que estão no prédio do que está acontecendo para que se previnam de consequências negativas. Se possível, a eletricidade deve ser desligada a fim de que não piore o avanço do incêndio. Nesse momento é melhor esquecer dos objetos pessoais. A vida é sempre o mais importante. Sair sem se preocupar com os bens materiais é fundamental. Estes depois, com o tempo, serão reconquistados, a vida não. A escada deve ser usada, jamais o elevador, pois um dos primeiros passos é cortar a eletricidade. Procure ficar bem vestido, pois a roupa protege o corpo da desidratação e do calor.

Caso seja tarde e impossível sair da peça em que se está, o recomendado é ficar bem próximo à janela, tentando sinalizar a presença e aguardar até que o resgate aconteça. Fechar a porta e vedar as frestas de portas e janelas com cobertores são atos próprios para o momento, pois evitam que a fumaça entre e cause asfixia. Se a fumaça já estiver dentro do cômodo, o ideal é colocar uma toalha ou pano molhado na boca e nariz e abrir as janelas, quebrando os vidros, se necessário, para deixar a fumaça sair. Tentar se livrar de objetos que queimam facilmente como papeis e cortinas é primordial.

Para extinguir o fogo é necessário jogar água sobre ele. Com água em abundância o calor é retirado pelo resfriamento. No incêndio, caso as roupas estejam em chamas não é aconselhável sair correndo, pois as chamas aumentam com a corrida. A reação correta é gritar por socorro, tapar os olhos com as mãos, deitar-se no chão e rolar, tentando apagar o fogo. As queimaduras devem ser resfriadas com água fria.

Estão entre as dicas de sobrevivência importantes em casos de incêndio, olhar atentamente ao entrar em qualquer lugar, ambiente ou meio de transporte os locais de saída, pois eles são meios seguros e rápidos de escapar de situações de risco e notar se há fumaça na peça em que se encontra. Em caso afirmativo, deve se tentar sair agachado no chão, porque os elementos fumaça e ar venenoso são tão nocivos quanto o fogo e a tendência deles e se localizarem acima nas peças.

E, por fim, depois de sair de cômodos ou prédios que estão pegando fogo, não se deve retornar para eles para buscar algo ou alguém. O indicado é pedir ajuda ao corpo de bombeiros e avisá-los sobre demais pessoas ou animais que ainda se encontram no recinto. Eles são os especialistas para fazer estes salvamentos.


Rosana Fernandes

Título: Como agir em caso de incêndio

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 12

806 

Imagem por: pcorreia

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    28-05-2014 às 06:16:59

    Nooossa, ajudou bastante em como devemos agir em casos de incêndios! Normalmente, até pensamos em tudo isso, mas na hora dá um nervoso. O melhor é manter a calma e agir prontamente.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • myrabellemyrabelle

    19-08-2011 às 12:40:06

    esse saite e muito bom mesmo nuca tinha visto um saite tão legal assim com este beijos thau D:

    ¬ Responder

Comentários - Como agir em caso de incêndio

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Imagem por: pcorreia

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios