Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Segurança > Como agir em caso de incêndio

Como agir em caso de incêndio

Categoria: Segurança
Visitas: 12
Comentários: 2
Como agir em caso de incêndio

Diante de situações adversas como a vivência de um incêndio é imprescindível ter conhecimento de como agir perante tal situação. Assim como é fundamental ter certo conhecimento de primeiros socorros, saber como agir em caso de incêndio é garantir uma probabilidade maior de segurança pessoal.

Ao perceber indícios de fumaça ou cheiro de queimado a primeira reação é verificar de onde vêm esses indícios e contatar imediatamente os profissionais adequados para resolver o problema. O indicado é ligar para o corpo de bombeiros ou em caso de edifícios para os responsáveis pela administração, síndicos e zeladores. Dar o alarme de que algo está errado é fundamental para evitar maiores problemas. É muito inteligente ter registrado em casa, nas agendas pessoais e nos celulares o telefone do corpo de bombeiros. Afinal, nunca se sabe quando se precisará destes serviços de utilidade pública.

Se o incêndio está acontecendo no prédio em que se está e não há como contê-lo, o mais adequado é sair depressa do local, fechando portas e janelas que passar ao sair e avisando aos demais que estão no prédio do que está acontecendo para que se previnam de consequências negativas. Se possível, a eletricidade deve ser desligada a fim de que não piore o avanço do incêndio. Nesse momento é melhor esquecer dos objetos pessoais. A vida é sempre o mais importante. Sair sem se preocupar com os bens materiais é fundamental. Estes depois, com o tempo, serão reconquistados, a vida não. A escada deve ser usada, jamais o elevador, pois um dos primeiros passos é cortar a eletricidade. Procure ficar bem vestido, pois a roupa protege o corpo da desidratação e do calor.

Caso seja tarde e impossível sair da peça em que se está, o recomendado é ficar bem próximo à janela, tentando sinalizar a presença e aguardar até que o resgate aconteça. Fechar a porta e vedar as frestas de portas e janelas com cobertores são atos próprios para o momento, pois evitam que a fumaça entre e cause asfixia. Se a fumaça já estiver dentro do cômodo, o ideal é colocar uma toalha ou pano molhado na boca e nariz e abrir as janelas, quebrando os vidros, se necessário, para deixar a fumaça sair. Tentar se livrar de objetos que queimam facilmente como papeis e cortinas é primordial.

Para extinguir o fogo é necessário jogar água sobre ele. Com água em abundância o calor é retirado pelo resfriamento. No incêndio, caso as roupas estejam em chamas não é aconselhável sair correndo, pois as chamas aumentam com a corrida. A reação correta é gritar por socorro, tapar os olhos com as mãos, deitar-se no chão e rolar, tentando apagar o fogo. As queimaduras devem ser resfriadas com água fria.

Estão entre as dicas de sobrevivência importantes em casos de incêndio, olhar atentamente ao entrar em qualquer lugar, ambiente ou meio de transporte os locais de saída, pois eles são meios seguros e rápidos de escapar de situações de risco e notar se há fumaça na peça em que se encontra. Em caso afirmativo, deve se tentar sair agachado no chão, porque os elementos fumaça e ar venenoso são tão nocivos quanto o fogo e a tendência deles e se localizarem acima nas peças.

E, por fim, depois de sair de cômodos ou prédios que estão pegando fogo, não se deve retornar para eles para buscar algo ou alguém. O indicado é pedir ajuda ao corpo de bombeiros e avisá-los sobre demais pessoas ou animais que ainda se encontram no recinto. Eles são os especialistas para fazer estes salvamentos.


Rosana Fernandes

Título: Como agir em caso de incêndio

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 12

806 

Imagem por: pcorreia

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    28-05-2014 às 06:16:59

    Nooossa, ajudou bastante em como devemos agir em casos de incêndios! Normalmente, até pensamos em tudo isso, mas na hora dá um nervoso. O melhor é manter a calma e agir prontamente.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • myrabellemyrabelle

    19-08-2011 às 12:40:06

    esse saite e muito bom mesmo nuca tinha visto um saite tão legal assim com este beijos thau D:

    ¬ Responder

Comentários - Como agir em caso de incêndio

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: pcorreia

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios