Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Segurança > Como usar um extintor

Como usar um extintor

Categoria: Segurança
Visitas: 24
Comentários: 4
Como usar um extintor

Quando entramos num escritório, numa fabrica, numa oficina ou em qualquer outro local é possível ver-mos extintores pendurados na paredes, o certo é que a maioria das pessoas não sabe como os usar. A correcta manipulação de um extintor pode ajudar a salvar a vida de pessoas, apagar ou controlar o incêndio até os bombeiros chegarem ao local.
É sempre útil termos termos um extintor por perto e saber como é que este funciona.

Os extintores devem ser colocados em zonas com bastante visibilidade, de pouco calor e de difícil acesso para as crianças. A manutenção destes também não deve ser descurada, a carga deve ser renovada regularmente conforme as instruções do fabricante.

Existem vários classes de incêndios no que respeita a natureza do fogo, e para cada um deles existe um extintor próprio. Nos incêndios de classe A ( madeira, papel, tecido borracha) deve ser utilizado um extintor à base de água ou espuma; nos incêndios de classe B (líquidos inflamáveis) deve ser utilizando um extintor com carga de pó químico ou gás carbónico; nos incêndios de classe C (equipamentos eléctricos) deve usar um extintor com carga de pó químico ou gás carbónico.)


Desta forma caso tenha alguma vez venha a ter a necessidade de usar um extintor, deve em primeiro lugar identificar a origem do fogo para poder escolher o extintor que deve utilizar.

Modo de utilização

O primeiro passo a realizar é retirar a cavilha de segurança e accionar o extintor. Não se aproxime de imediato do foco do incêndio, deve fazê-lo progressivamente e cautelosamente.

Varra toda a superfície que está a arder dirigindo o jacto para a base das chamas e nunca para o topo.

Disperse o jacto lentamente por toda a superfície.

Se o incêndio tiver sido causado por um combustível liquido, não deve fazer muita pressão ou pulverizar com muita força na superfície pois o mesmo pode alastrar.

Deve estar colocado e projectar o jacto sempre no sentido do vento de forma a reduzir a probabilidade de sofrer queimadoras e de inalar fumo.

Por último deve confirmar sempre se o incêndio não voltará a reacender.


Rua Direita

Título: Como usar um extintor

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 24

807 

Imagem por: twicepix

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • SophiaSophia

    28-05-2014 às 06:06:54

    Apesar de muita gente não dar importância, mas um dia precisaremos usá-lo! Quão bom é sabermos como manusear o extintor. Grata pelas informações úteis e benéficas.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • EDSON JORGE LIMAEDSON JORGE LIMA

    31-03-2011 às 17:54:17

    gostaria que me enviassem umas imagens como utilizar um extintor porque começei a ter higiene e segurança no trabalho

    ¬ Responder
  • Francisco Silva

    30-07-2012 às 14:42:44

    Bom dia sou técnico em segurança do trabalho, tenho uma consultoria, precisando estamos a disposição, lembrando que não basta saber sobre o assunto, é necessário uma série de documentos que a legislação obriga, principalmente as seguradoras em caso de incêndio, fique atento pois poderá não contar com o valor do seguro em caso de incêndio.
    [email protected]

    ¬ Responder
  • DÉBORA MARIA DA SILVADÉBORA MARIA DA SILVA

    19-01-2011 às 18:03:10

    boa tarde gostaria que me enviasse umns videos de treinamento com extintores será que seria possivel, estou começando agora a trabalhar como técnica de segurança, aguardo retorno.
    OBRIGADA....

    ¬ Responder

Comentários - Como usar um extintor

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Contador de moedas

Ler próximo texto...

Tema: Material Escritório
Contador de moedas\"Rua
O mundo dos negócios exige um grande dispêndio de energia e muitas horas de trabalho. No entanto hoje já é possível fazer recurso da alta tecnologia para poupar tempo e dinheiro. O recurso às funções do computador para o comércio facilita e atrai muitos clientes para empresas e comerciantes. No que diz respeito a contas é possível fazer uma contagem rápida e eficaz do dinheiro, sem passar horas a contar e com o risco de engano. É por isso que cada vez mais pessoas ligadas a negócios e serviços optam por adquirir um contador de moedas. Deste modo sabem que poupam tempo e não falham na sua contagem.

Dos inúmeros equipamentos que a alta tecnologia põe ao dispor, este é sem dúvida um equipamento que beneficia em muito o trabalho de muita gente. Por ser pequeno é muito cómodo e exige pouco espaço, ou melhor pode ser colocado em qualquer lugar.

Torna-se evidente que as novas tecnologias vieram para simplificar a vida e trazem muitas vantagens, rentabilizam e poupam tempo. No caso do contador de moedas, sem enganos, falhas e complicações. É o ideal para ter num escritório de uma empresa, em escolas, cafés, pastelarias, salões de jogos, bancos, cinema, serviços financeiros e de tesouraria e outros ligados a serviços públicos e privados.

Em resumo, se está ligado a qualquer trabalho de comércio ou serviços pode poupar muto tempo e problemas apenas colocando um equipamento destes no seu espaço de trabalho. As suas vantagens são inúmeras, em especial: permite realizar uma contagem rápida das moedas dividindo-as e fazendo a sua soma, conta o total das moedas, o valor total em cada tipo de moedas e a quantidade de todas as moedas.

Contem e separa no mínimo duzentas e vinte moedas por minuto, sem erro, conta e separa tudo no mesmo equipamento, permite alimentar o aparelho com quantidades entre as trezentas e quinhentas moedas de cada vez e continuar a adicionar mais moedas enquanto está a contar. Além disso o aparelho pode ser programado para separar um número de moedas predeterminado.

O seu design é bastante inovador e resistente. Os materiais de elevada qualidade, de fácil ligação e paragem automática.

Possui uma elevada funcionalidade, baixo consumo (70W), pouco peso, aproximadamente quatro kg, velocidade ultra rápida, pequena dimensão e estão todos certificados pela EU. Deste modo também possuem garantia, são fáceis de usar e de arrumar.

As suas funções práticas permitem que o contador de moedas possa estar em qualquer lugar.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Contador de moedas

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Imagem por: twicepix

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios