Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Segurança > Uma gravidez com segurança

Uma gravidez com segurança

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Segurança
Comentários: 1
Uma gravidez com segurança

A segurança é um tema que interessa a todos e em todos os níveis. A segurança no trabalho quer se trabalhe à secretária de um escritório ou no topo de um andaime, a segurança em casa quer se more nas alturas ou no rés do chão. A segurança acima de tudo. Um acidente pode causar-nos danos físicos e psicológicos, e muitas vezes passamos por perigos que nem damos por eles. Mas não é só desta segurança que devemos falar. Podemos falar na segurança pela nossa saúde, por exemplo. O que bebemos, as horas de sono, o stress e a alimentação cada vez mais absurda que fazemos. Em suma, os cuidados de cada um de nós devem ser cada vez maiores. No entanto, existem camadas que devem ser mais vigiados. Velhotes, crianças e grávidas.

As grávidas são mulheres mais especiais do que qualquer outra mulher. Uma grávida é sempre bonita, doce, ternurenta e erradia uma felicidade extra. Brilha! Mas, para se ser uma grávida brilhante, são necessárias medidas importantes para que a felicidade se prolongue até ao fim da gravidez e quando o bebé nascer.

Que o tabaco é prejudicial à saúde de qualquer um, numa mulher grávida, apresenta problemas acrescidos. O tabaco aumenta os riscos de aborto ou parto prematuro. Também pode fazer com que o bebé nasça com lábio luperíno. Segure-se sem fumar nenhum cigarro. Pode ser difícil, mas compensa.

Também o consumo de bebidas alcoólicas é prejudicial para o bebé. Sabia que dois copos de bebidas alcoólicas por dia farão com que o bebé nasça com total dependência do álcool? Claro que molhar os lábios num cálice de vinho do porto numa noite de festa não lhe farão mal nenhum.

Auto-medicação e falta de acompanhamento médico deveriam constituir crime nos dias que correm. Nenhuma grávida pode deixar de ser aconselhada por um médico durante todo o seu período de gestação. Qualquer mulher em Portugal tem esse direito. O estado oferece-lhe um Serviço Nacional de Saúde, que embora apresente falhas (como será normal em grandes instituições), protege as suas grávidas.

Segurança no carro! Se está grávida e conduz, saiba que só o vai poder fazer até certo ponto. Claro que ninguém duvida que o espaço que a barriga vai ocupar no final do tempo, lhe vai retirar capacidades, mas por uma questão de segurança não o faça. Um pequeno embate ou travagem pode provocar uma batidela na sua barriguinha.

Se trabalha e a sua decisão é fazê-lo até ir a corre para a maternidade, está no seu direito. A escolha é sempre sua! No entanto, terá de verificar a forma como o faz e onde o faz. Se o seu trabalho a obriga a ficar longos períodos de tempo, fale com o seu patrão para mudar provisoriamente de posto.

Nunca se esqueça que tem direitos enquanto grávida. Mantenha-se feliz e em segurança, afinal, a sua hora está a chegar.


Carla Horta

Título: Uma gravidez com segurança

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

615 

Imagem por: Ed Yourdon

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    29-05-2014 às 06:01:14

    Uma vez grávida, a mãe precisa não mais pensar em si mesma, mas num ser que está dentro dela. Para isso, precisa cuidar da alimentação, das suas emoções, do que se faz, enfim, tudo será refletido no bebê.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Uma gravidez com segurança

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Ed Yourdon

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios