Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Segurança > Como Agir em Caso de Sismo?

Como Agir em Caso de Sismo?

Categoria: Segurança
Visitas: 12
Comentários: 2
Como Agir em Caso de Sismo?

A força da natureza é única e muitas são as vezes em que verificamos isso mesmo através dos meios de comunicação social. Tornados e furacões, tempestades tropicais, chuvas torrenciais ou tsunamis trazem destruição e marcas profundas em populações inteiras.

Apesar de já todos termos percebido que a ajuda internacional funciona de forma rápida e que guerras e conflitos à parte, os apoios são enviados (não querendo dizer que na maioria sejam bem utilizados), a devastação permanece e marca a vida de quem lutou e construiu por uma vida melhor e vê depois de uma catástrofe, todo o esforço destruído. Vidas que se perdem e consequências desumanas que muitas vezes nem sequer imaginamos que possam existir no século em que estamos.

Muitas são as devastações naturais que tememos, mas se por um lado tsunamis ou tempestades tropicais podem afectar somente determinadas regiões, existe um “acidente” natural que pode afectar qualquer um em qualquer lugar do mundo – Um Sismo.

Um sismo é na realidade (e de forma muito resumida) de uma forte vibração da terra em resultado do movimento subterrânea das placas rochosas, deslocação de gases ou actividade vulcânica. Independentemente da origem, o resultado é sempre desastroso e muitas, muitas vezes mortal.

Queda de prédios, abertura de rachas no pavimento, acidentes variados são apenas algumas das inúmeras coisas que podem ocorrer depois de um sismo. O pânico instala-se e agrava-se depois de se sentirem réplicas (que podem ser às dezenas).

Apesar de muitas vezes nada se poder fazer para evitar acidentes de maior ou mesmo situações de grande gravidade e desespero, existem algumas atitudes que tomadas no momento certo, podem salvar tanto no momento do sismo, como na fase posterior.

No momento em que ocorre um sismo, se estiver em casa, proteja-se imediatamente. Coloque-se por baixo de uma ombreira segura, de uma cama estável ou de uma mesa. Afaste-se das janelas pois pode existir a quebra de vidros, tal como de móveis pesados e grandes, prateleiras, espelhos ou quadros que possam cair.

Não corra para as escadas e nunca de forma alguma ande no elevador.

Se estiver na rua, dirija-se para espaços amplos com serenidade. Não ande perto de postes eléctricos nem de prédios, pelo perigo de queda dos mesmos.

Relativamente ao que deve fazer posteriormente a um sismo, acima de tudo é manter a calma. Agarre numa mochila com água engarrafada e comida enlatada, um rádio a pilhas e uma lanterna também a pilhas. Não fume e desligue a luz, a água e principalmente o gás.

Não caminhe pelas ruas, pois os veículos de assistência têm de circular e opte por não ocupar linhas telefónicas sem necessidade.

Não podemos de forma alguma evitar, mas se conseguirmos atenuar os danos e ajudar, os efeitos podem ser menores.


Carla Horta

Título: Como Agir em Caso de Sismo?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 12

706 

Imagem por: whologwhy

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    28-05-2014 às 06:19:58

    Nunca vi um sismo, mas acredito que nem saberia como agir. O seu texto foi muito enriquecedor em como agir no caso de passar por um sismo!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Ângela AlpalhãoÂngela Alpalhão

    15-02-2011 às 09:47:32

    eu gostei muito deste comentário e devem continuar a publicar estes comentários por todo o mundo principalmente em PARIS E
    Londres

    ¬ Responder

Comentários - Como Agir em Caso de Sismo?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: whologwhy

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios