Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Caçarola de Grão e Cebola Para um Jantar em Família

Caçarola de Grão e Cebola Para um Jantar em Família

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Caçarola de Grão e Cebola Para um Jantar em Família

Esta receita de caçarola de grão e cebola é uma refeição perfeita para um grupo alargado, uma vez que alimenta entre oito a dez pessoas. Fácil e rápida de confecionar, é indicada para um jantar após um dia passado em família. Pode, inclusivamente, prepará-la antes de um passeio, arrefecer a panela no frigorífico e aquecê-la no fogão à hora de jantar. A maioria dos ingredientes, como o grão-de-bico e o nabo, dão-lhe um sabor propositadamente rústico, naquilo que será para muitos um delicioso regresso às origens.

Os ingredientes necessários para oito a dez pessoas são, então, os seguintes: uma lata grande de grão-de-bico cozido, uma lata pequena de ervilhas, uma lata pequena de feijão cozido (pode escolher encarnado ou branco de acordo com a sua preferência), 150g de nabo cortado em cubos, 1 lata de pepinos em conserva, duas cebolas grandes, 5 tomates preferencialmente frescos pelados e sem sementes, três batatas cortadas em cubos, 100g de soja grossa (destinada a fornecer a proteína), 5 colheres de sopa de azeite, dois caldos de legumes, um ramo de coentros, piripiri em pó, quadrados de pão tostados e sal q.b.

A preparação, extremamente simples, é a seguinte: Deite, numa panela com três copos de água e dois cubos de caldo de legumes (poderá comprar o caldo já líquido, embora a sua venda seja um pouco mais rara), a soja grossa previamente passada por água abundante, as cebolas cortadas às rodelas, os cubos de batata e de nabo, os tomates cortados e uma pitada de sal (com cuidado para não salgar demais, uma vez que os caldos de legumes já contêm sal). Deixe cozinhar até que os legumes e a soja estejam macios e o tomate desfeito, acrescentando de seguida o grão, o feijão e as ervilhas. Se necessário, acrescente mais água e retifique os temperos.

Retire do lume sem deixar evaporar todo o caldo e junte o pó de piripiri, disponha os cubinhos de pão tostado no topo do preparado, já noutro recipiente e leve ao forno para que o pão aloure mais. Ao retirar do forno, polvilhe com os coentros picados, acompanhe com uma pequena travessa de pepinos de conserva e sirva. Bom proveito!

Sofia Nunes

Título: Caçarola de Grão e Cebola Para um Jantar em Família

Autor: Sofia Nunes (todos os textos)

Visitas: 0

626 

Comentários - Caçarola de Grão e Cebola Para um Jantar em Família

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios