Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Sopa - a melhor das refeições

Sopa - a melhor das refeições

Categoria: Alimentação
Visitas: 6
Comentários: 10
Sopa - a melhor das refeições

Quando éramos crianças, as mães e avós debatiam-se para nos enfiar colheradas de sopa pela boca abaixo, com o pretexto de ser muito boa para o nosso crescimento e para a saúde presente e futura. Pois bem, elas tinham razão! É pena que só se chegue a essa conclusão anos mais tarde, quando já não é possível repor as centenas de colheres de sopa que não ingerimos, mas, como diz o ditado, «mais vale tarde do que nunca». E, afinal, apesar de algumas pessoas, sobretudo os jovens, desdenharem deste alimento tão rico e saudável, o certo é que, à medida que a idade avança, normalmente começa a valorizar-se a imagem de um caldo fumegante, consistente e aromático, principalmente nos dias frios de Inverno.

Este preparo culinário, entre os mais antigos da Humanidade, tem, na maioria das vezes, os produtos hortícolas e as leguminosas como base: cebola, cenoura (de que não se deve abusar, pois o seu doce dá tendência a pôr mais sal), ervilha, batata, feijão, grão, abóbora, beterraba, nabo, azedas, hortelã, coentros, beldroegas, couve, poejos, etcétera.

Naturalmente que se podem adicionar outros ingredientes, tais como castanhas (e outros frutos), arroz (que é um cereal), carne de vaca, de galinha, de borrego, de perdiz, enchidos e toucinho. No domínio dos peixes, prestam-se a umas deliciosas sopas o bacalhau e o cação. Passando para os mariscos, podem citar-se o camarão e as amêijoas. Adicionam-se os temperos para a confecção (azeite – indispensável para os mediterrânicos, e outros sabores de eleição, que podem contemplar novidades como a canela, o gengibre ou o açafrão) e há quem acrescente pão. Muitas destas sopas, denominadas ricas, derivaram para pratos como os ensopados, guisados e caldeiradas.

A sopa, que é um dos melhores alimentos para uma dieta equilibrada, é abundante em vitaminas e minerais, que entram na composição de diversos órgãos, músculos, ossos e sangue, e fortalecem o sistema imunitário. As fibras que detém são essenciais para o bom funcionamento do aparelho digestivo. Os antioxidantes ajudam a prevenir o cancro. Finalmente, a sopa tem um efeito saciante e um baixo valor calórico.

Os hortícolas são, na verdade, o espírito e a essência do equilíbrio da sopa. As vitaminas e minerais que proporciona são fundamentais para a regeneração e a manutenção celulares, assim como para a regulação de processos metabólicos.

As leguminosas, por exemplo, representam fontes de proteínas vegetais, sem gordura, e de hidratos de carbono. Auxiliam no controlo dos níveis de glicémia, triglicéridos e/ou colesterol e contribuem para regularizar o trânsito intestinal.

A preferência deve ir no sentido dos legumes frescos, se bem que, com os actuais métodos de congelação, por vezes os legumes congelados têm aspectos positivos, dado que são preservados antioxidantes que se perdem nos legumes supostamente frescos. Ainda assim, pode verificar-se uma alteração da composição dos produtos processados.



Maria Bijóias

Título: Sopa - a melhor das refeições

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 6

802 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 10 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 02:16:50

    Experimentem a sopa de camarão, pois é deliciosaaa!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Wallace RandalWallace Randal

    20-09-2012 às 17:27:33

    Olá Maria Bijóias, tudo bem? Sou super à favor das sopas, mas gosto daquelas que são cheias de legumes, verduras, que tenha algum tipo de carne, etc. Como você disse, há quem acrescente pão. E eu sou uma dessas pessoas! É uma delícia, um grande acompanhante para uma sopa quentinha. Gostei muito de saber que a sopa gera várias propriedades, com fibras e antioxidantes! Além de serem deliciosas e nos esquentarem no inverno, não é?

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    20-09-2012 às 11:31:01

    Uma sopa é indispensável sem dúvida, quem não gosta de uma sopinha bem quentinha antes da principal refeição? Sabe tão bem, aquele caldo verde, canja, sopa de feijão verde, açorda, tão bom. Caseira então é recomendável até de madrugada.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    20-09-2012 às 11:12:46

    A leitora tem por hábito comer sopa?. Se sim, faz muito bem pois ela é realmente completa e vitaminada. E, com a crise é uma boa maneira de se poupar dinheiro com as refeições.Alem disso pode juntar-se um pouco de carne ou até peixe, ficando mais calórica e com proteínas e ómegas.As sopas, alem de ricas são muito saborosas e podem variar-se imenso.

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    20-09-2012 às 02:18:38

    Sopa é um dos pratos mais antigos e dos mais gostosos também.Pode-se fazer vários sabores e de forma muito rápida.Pode-se usar restos de legumes para incrementar uma sopinha de inverno.É realmente um prato bem interessante.

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    19-09-2012 às 13:33:40

    Olá autor, eu já tinha alguns conhecimentos sobre os benefícios da sopa e concordo com você: “A sopa, que é um dos melhores alimentos para uma dieta equilibrada” Além de garantir uma sensação de saciedade, por isso ela também é ótima para todas as pessoas que almejam perder aqueles quilinhos a mais. Obrigada.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    19-09-2012 às 00:39:14

    Apesar de ser vegetariana, sou gulosa, pelo que não sou grande apreciadora de sopa, debatendo-me muitas vezes comigo própria para me obrigar a comê-la. Ainda assim, sabe bem nos dias e noites de inverno, especialmente quando o tempo é pouco para preparar uma refeição mais composta. A sopa, sendo uma refeição simples, tem muitos dos benefícios de uma refeição completa, podendo ser consumida como único prato de uma refeição (mas sempre acompanhada por fruta) ocasionalmente.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    18-09-2012 às 19:59:53

    Uma das refeições mais saudáveis existente em todo o nosso planeta. Há de diversos tipos: feijão, carne, rabada, camarão, de legumes e muitos outros. Fazem bem ao corpo e à mente, são realmente deliciosos. Naqueles dias frios então, nem se fala. Excelentes para esquentar o corpo e dar uma emagrecida. A noite é a sua melhor refeição na hora de jantar. São bem leves, você se senti muito bem. Obrigada pelo seu texto, muito enriquecedor.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    18-09-2012 às 16:48:21

    A maioria das pessoas gosta de comer sopa no início das refeições.Sem dúvida que a sopa é a melhor das refeições por incluir um grupo de alimentos muito saudáveis e benéficos para o organismo.Nos períodos de crise pode mesmo considerar-se uma refeição completa e rica, além de ficar mais económica. O que acham?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDora

    14-08-2009 às 11:36:55

    Concordo plenamenta!
    Desde pequena que foi habituada a comer sopa..Hoje não passo sem um bom prato de sopa Há refeição..
    Não há nada melhor!

    ¬ Responder

Comentários - Sopa - a melhor das refeições

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

Ler próximo texto...

Tema: DVD Filmes
Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.\"Rua
Este texto irá falar sobre o filme Ex_Machina, nele podem e vão ocorrer Spoillers, então se ainda não viram o filme, vejam e voltem depois para lê-lo.

Impressões iniciais:

Ponto para o filme. Já que pela sinopse baixei a expectativa ao imaginar que era apenas mais um filme de robôs com complexo de Pinóquio, mas evidentemente que é muito mais que isso.

Desde as primeiras cenas é possível perceber que o filme tem algo de especial, pois não vemos uma cena de abertura com nenhuma perseguição, explosão ou ação sem propósito, típica em filmes hollywoodianos.
Mais um ponto, pois no geral o filme prende mais nos diálogos cerebrais do que na história em si, e isso é impressionante para o primeiro filme, como diretor, de Alex Garland (também roteirista do filme). O filme se mostrou eficiente em criar um ambiente de suspense, em um enredo, aparentemente sem vilões ou perigos, que prende o espectador.

Entrando um pouco no enredo, não é difícil imaginar que tem alguma coisa errada com Nathan Bateman (Oscar Isaac), que é o criador do android Ava (Alicia Vikander), pois ele vive isolado, está trabalhando num projeto de Inteligência Artificial secreto e quando o personagem orelha, Caleb Smith (Domhnall Gleeson), é introduzido no seu ambiente, o espectador fica esperando que em algum momento ele (Nathan) se mostrará como vilão. No entanto isso ocorre de uma forma bastante interessante no filme, logo chegaremos nela.

Falando um pouco da estética do filme, ponto para ele de novo, pois evita a grande cidade (comum nos filmes de FC) como foco e se concentra mais na casa de Nathan, que fica nas montanhas cercadas de florestas e bastante isolado. Logo de cara já é possível perceber que a estética foi pensada para ser lembrada, e não apenas um detalhe no filme. A pesar do ambiente ser isolado era preciso demonstras que os personagens estão em um mundo modernizado, por isso o cineasta opta por ousar na arquitetura da casa de Nathan.

A casa é nesses moldes novos onde a construção se mistura com o ambiente envolta. Usando artifícios como espelhos, muitas paredes de vidro, estruturas de madeira e rochas, dando a impressão de camuflagem para a mesma, coisa que os ambientalistas julgam favorável à natureza. Por dentro se pode ver de forma realista como podem ser as smart-house, não tenho certeza se o termo existe, mas cabe nesse exemplo. As paredes internas são cobertas com fibra ótica e trocam de cor, um efeito que além de estético ajuda a criar climas de suspense, pois há momentos onde ocorrem quedas de energia, então fica tudo vermelho e trancado.

O papel de Caleb á ajudar Nathan a testar a IA de AVA, mas com o desenrolar da história Nathan revela que o verdadeiro teste está em saber se Ava é capaz de “usar”, ou “se aproveitar” de Caleb, que se demonstra ser uma pessoa boa.

Caleb é o típico nerd introvertido, programador, sem amigos, sem família e sem namorada. Nathan também representa a evolução do nerd. O nerd nos dias de hoje. Por fora o cara é careca, barbudão com uns traços orientais (traços indianos, pois a Índia também fica no Oriente), bebê bastante e ao mesmo tempo malha e mantém uma dieta saudável pra compensar. E por dentro é um gênio da programação que criou, o google, o BlueBook, que é um sistema de busca muito eficiente.

Destaque para um diálogo sobre o BlueBook, onde Nathan fala para Caleb:
“Sabe, meus concorrentes estavam tão obcecados em sugar e ganhar dinheiro por meio de compras e mídia social. Achavam que ferramenta de pesquisa mapeava O QUE as pessoas pensavam. Mas na verdade eles eram um mapa de COMO as pessoas pensavam”.

Impulso. Resposta. Fluido. Imperfeição. Padronização. Caótico.

A questão filosófica vai além disso esbarrando no conceito de “vontade de potência”, de Nietzche, mas sobre isso não irei falar aqui, pois já há textos muito bons por aí.

Tem outra coisa que o filme me lembrou, que eu não sei se é referência ou se foi ocasional, mas o local onde Ava está presa e a forma como ela fica deitada num divã, e questiona se Caleb a observa por detrás das câmeras, lembra o filme “A pele que habito” de Almodóvar, um outro filme excelente que algum dia falarei por aqui.

Talvez seja uma versão “O endoesqueleto de metal e silicone que habito”, ou “O cérebro positrônico azul que habito”, mesmo assim não podia deixar de citar a cena por que é muito interessante.

Pesquisar mais textos:

Jhon Erik Voese

Título:Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

Autor:Jhon Erik Voese(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Suassuna 11-09-2015 às 02:03:47

    Gostei do texto, irei conferir o filme.

    ¬ Responder
  • Jhon Erik VoeseJhon Erik Voese

    15-09-2015 às 15:51:02

    Que bom, obrigado! Espero que goste do filme também!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios