Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Grãos e cereais

Grãos e cereais

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 18
Comentários: 2
Grãos e cereais

São pequenos alimentos que produzem um grande efeito e benéfico no nosso organismo. Os grãos e os cereais estão presentes nas nossas refeições diariamente. Elas saciam a nossa fome e fornecem a energia que tanto precisamos durante o dia. São ótimas fontes de fibras e outras variedades de nutrientes, mas devem ser consumidas acompanhadas de outros alimentos, como legumes e carnes magras, para que a refeição se torne mais completa e benéfica para o corpo.

As saborosas castanhas que costumamos consumir muito na época das festas de finas de ano fazem parte do grupo das aleaginosas, são ricas em gorduras poli-insaturadas e protegem o coração, além de combater o colesterol ruim. Os nutricionistas recomendam apenas duas unidades das aleaginosas por dia, pois elas são hipercalóricas. Se consumidas em excesso pode aumentar muito a ingestão calórica diária, comprometendo a manutenção de peso do individuo.

Nas refeições principais, combine os grãos, cereais, legumes, verdura e carne. E deixe as aleaginosas para um lanchinho rápido à tarde. O arroz é carboidrato que sacia a fome e da energia. O arroz polido (branco) é o mais comum no Brasil representa cerca de 80% do consumo total. Ele não é muito nutritivo, por isso precisa ser acompanhado de alimentos ricos em vitaminas e minerais, como os legumes. O arroz integral é rico é vitamina E, e do complexo B. assim como o arroz branco, possui fósforo magnésio, ferro e zinco. Grande parte de seu peso é composto por carboidratos e por isso é bastante energético. É ótimo para saciar a fome, ele libera energia aos poucos no nosso organismo.

O arroz é recomendado em casos de diarréia e pressão alta. Existem vários tipos de arroz como o integral, que possuía película que dá a cor escura aos grãos e que também é responsável por conserva os nutrientes. É rico em fibras o arroz polido, é o arroz branco, que é o mais comum na mesa dos brasileiros. Os grãos são polidos por meio de atrito em máquinas e por isso perde grade quantidade das propriedades nutritivas. O arroz parboilizado, são grãos com cascas, são aquecidos em água e depois descascados. Não há grande perda de nutrientes como no arroz polido.

O amendoim renova a pele e beleza dos cabelos é uma das aleaginosas mais populares, são consumidos crus, tostada e principalmente em doces como pé de moleque e paçoca. Somos acostumados com o amendoim desde crianças, o que é bom, pois ele é um alimento extremamente nutritivo, possuem carboidratos, proteínas, gordura, vitaminas e minerais. Por ser muito calórico, deve ser consumido com moderação. Uma colher de sopa cheia por dia já é o suficiente para proporcionar ao nosso organismo grande parte dos nutrientes que ele necessita. Entre todas as aleaginosas, é o amendoim que oferece maior quantidade de proteínas. Suas gorduras são constituídas de ácidos graxos, ótimos para a renovação da pele, espantam as rugas e é fontes de energia par o coração.


Waldiney Melo

Título: Grãos e cereais

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 18

781 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • julia juliao

    03-03-2013 às 05:08:21

    gostei muito era mesmo o que eu precisava saber , isso vai mudar a minha rotina

    ¬ Responder
  • JULIANAJULIANA

    28-10-2009 às 17:10:31

    Muito bom...Era o que eu precisava..

    ¬ Responder

Comentários - Grãos e cereais

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios