Tudo Sobre Ramón Valdés (O Seu Madruga) Do Seriado Chaves
No inicio da carreira atuou em pequenos filmes, tin tán e também com papeis nos filmes de Pedro Infante e Cantinflas.
Ramón trabalhou em mais de 50 filmes, nos quais destacam-se "cababacitas tiernas"(1948),"soy charro de levita"(1949),"el rey del barrio"(1949),"el capitán mantarraya(1969"), e entre outros.
Mas onde ele ficou mais conhecido foi no seriado do chaves, no seriado Ramón tinha liberdade de criar frases novas para o "Chaves". "com sua permissão, Madruga vai tomar um cafezinho "e" só não te dou uma, porque...", essas foram as criações do autor.
No seriado Ramón Valdés não tinha um figurino especial para o seriado. Ele chegava aos estúdios vestindo uma calça jeans muito usada,uma camisa, e colocava o seu chapéu azul e começava a gravar. E também ele não precisava de maquiagem.
Entre as brigas que teve no seriado uma delas foi com Florinda que teria sido o motivo da saída de Ramón Valdés dos programas. O fato ocorreu em 1979. Na época, a atriz era parceira do marido nas produções, e isso causou muitos problemas.
Carlos Villagrán(kiko), também deixou o elenco pela mesma razão, mas em 1981, Ramón voltou a interpretar o seu Madruga no seriado. O último trabalho de Ramón Valdés foi uma propaganda em 1987, em Lima no Peru. Lá Maria Antonieta de Las Neves(chiquinha) encontrou com ele, seu ex colega na cidade, Disse Maria Antonieta que adorava Ramón e que assim como no seriado eles se deram bem fora do seriado, e que o considerava como um pai.
E disse também que não imaginava que, logo depois, o ator morreria semanas antes do fato. No dia 09 de agosto de 1988, Ramón faleceu de câncer. A principio, o tumor foi encontrado no estômago, logo depois apareceu na medula espinhal e se espalhou pelo corpo.
Em abril de 1994, Angelines faleceu de câncer no pulmão. Mas na verdade Ramón era muito querido por todos, Ramón sempre vai estar em nossos corações, Seu Madruga, para sempre.