Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Dois pratos típicos do Brasil

Dois pratos típicos do Brasil

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Comentários: 16
Dois pratos típicos do Brasil

O Brasil é um país vasto não só em extensão territorial, mas, sobretudo, na sua diversidade cultural. Dividido em estados, o país adquiriu vários formatos típicos. Cada região apresenta linguagem específica, com gírias, sotaques e expressões características, pratos diferenciados e festividades diversificadas. Desse encontro de crenças, tradições, costumes e valores, nasce o brasileiro e toda a sua diversidade, apesar de pertencer a um mesmo país, de falar um mesmo idioma e viver sob o mesmo regime de governo.

É fascinante conhecer a pluralidade cultural do país. Dentro desse contexto de influências externas e internas, é difícil destacar um ou dois que sejam pratos típicos de todo o país. Existem alguns pratos conhecidos por todos, mas isso não significa que em todas as regiões eles sejam consumidos, devido as diferenças de cada região brasileira.

Selecionando apenas dois pratos típicos brasileiros, a feijoada e o churrasco seriam alimentos bastante conhecidos e cultuados no país e, mais especificamente, nas suas regiões de origem. A feijoada é um prato típico brasileiro, de origem africana, pois segundo as crenças referentes a origem deste prato, ele teria sido produzido ainda nas fazendas de café e açúcar, em que os escravos africanos eram a mão de obra da época. Dizem que os senhores das fazendas alimentavam os escravos com os restos dos porcos, quando estes eram carneados. Os escravos cozinhavam esses alimentos recebidos, junto com o feijão e o arroz, dando origem então à feijoada. Essa é a lenda em relação a origem deste prato tipicamente brasileiro, mas que se tornou conhecido e adaptado no mundo todo. Entretanto os historiadores negam essa origem, alegando que a base da alimentação escrava era feita de farinha de milho. Entre lenda e história, a feijoada transformou-se em um prato bastante valorizado na gastronomia brasileira e mundial.

A feijoada consiste em um prato quente, mais consumido nas épocas frias, em que se acrescenta ao cozimento do feijão preto, pedaços de bacon, costela de porco defumada, linguiça, carne seca, pé, rabo e orelha de porco (nas cozinhas mais tradicionais), lombo de porco e alguns condimentos como louro, paio, alho e cebola picada. Junto a esse feijão reforçado, é servido arroz branco, laranja de umbigo descascada e fatiada e couve picada. O prato, apesar de pesado e calórico, é bastante apreciado e feito no país. Existem casas e restaurantes especializados em feijoada. Nestes estabelecimentos muitas outras guarnições são servidas junto à feijoada ou como entrada ao prato. Mandioca frita, bolinho de arroz, farofa, pães variados, torresmo, molho de pimenta e ovo cozido são alguns desses exemplos.

Já o churrasco, tem sua origem na região sul do país. Os melhores churrascos são tradicionalmente feitos por gaúchos, naturais do sul do país. Faz parte da tradição desta região assar a carne na brasa. Em muitas festividades, sejam elas tradicionalistas ou não, o churrasco está presente. A real origem deste prato típico não é claramente definida. Alguns dizem já ser realizada desde a pré-história, visto que depois da descoberta do fogo, as carnes já passaram a ser assadas na brasa, cravadas em espetos. Contudo, com a expansão da pecuária na América do Sul, a primeira região a desenvolver técnicas de churrasco foi a dos pampas, região na qual o sul brasileiro está incluído. A partir daí ficou conhecido nacionalmente e bastante apreciado e consumido.

O churrasco brasileiro consiste em toda carne assada no chamado fogo de chão, em que a brasa é colocada no próprio chão e a carne assada sobre essas brasas em estacas ou o mais tradicional, feito em churrasqueiras. O fogo do churrasco pode ser produzido com carvão ou lenha. O churrasco é feito quase como um ritual, é preciso temperar a carne, espetá-la em espetos apropriados, fazer o fogo, colocar os espetos, ir virando a carne, conforme o tempo de cada tipo de carne para assar. Alguns apreciam a carne mal-passada, outros a preferem bem assada e o assador deve estar atento ao gosto variado de cada um para satisfazer a todos. Ainda há a entrada, geralmente antes da carne propriamente dita, é servido coração de frango e salsichão assados na brasa e pão recheado com uma mistura de condimentos e maionese, que assado no espeto gera um sabor sem igual. Junto ao churrasco, geralmente são servidas saladas variadas e arroz branco.


Rosana Fernandes

Título: Dois pratos típicos do Brasil

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

801 

Imagem por: obvio171

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 16 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAdriana dos Santos da Silva

    13-09-2012 às 20:02:02

    O Brasil possui uma diversidade incrível em seus pratos típicos. Adoro conhecer as cidades brasileiras, pois cada uma delas tem um prato diferente da que existe em minha cidade, adoro experimentar pratos novos. A feijoada é universal no Brasil, porém o sabor diferencia de uma região para outra. Agora a carne não, são todas iguais, com sabores deliciosos. Os brasileiros adoram uma boa feijoada no fim de semana e a carne então, nem se fala.

    ¬ Responder
  • mayara helenmayara helen

    24-02-2012 às 00:48:45

    mintiraaa ajudou muito viu vcs que ñ sabem valoriza isso

    ¬ Responder
  • sabrina mellosabrina mello

    16-11-2011 às 16:19:00

    AAA eu queria os pratos não só 2 então como vou achar pratos tipicos se vcs nem fazem nada disso!! não gostei chataaa!!!

    ¬ Responder
  • mizaelmizael

    19-09-2011 às 00:27:38

    É um prazer poder deliciar uma bela refeição, é um lindo ritual...

    ¬ Responder
  • maria izabelmaria izabel

    16-02-2011 às 18:41:39

    oi meu nome é izabel e preciso saber onde foi criado o xerem com galinha tenho que entregar esse trabalho na sexta dia 18 de fevereiro de 2011 se alguem souber manda para o meu email

    ¬ Responder
  • Maria joséMaria josé

    20-11-2010 às 22:50:49

    Tá muito fixe foi-me muito útil para o meu trabalho.Obrigada!

    ¬ Responder
  • BJVBJV

    15-09-2010 às 15:37:28

    LEGAL

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãocghuiloma

    01-09-2010 às 01:44:57

    @diéssik
    Muito Brigada

    ¬ Responder
  • RenataRenata

    23-08-2010 às 12:12:19

    me ajudou muito em meu trabalho a escritora ta de parabens beijos!!!!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãodiéssik

    03-08-2010 às 21:28:57

    pooo eu sou gaúcha e posso afirma q o churrasco e muito bom..
    otimo,obrigado pela ajuda em meu trabalho

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoakele

    08-07-2010 às 21:24:19

    @YASMIN
    nimquem te perquntou nada

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoailma

    22-06-2010 às 16:09:01

    queria algo melhor, mas valeu por tudo mim ajudou em alguns detalhes!!

    ¬ Responder
  • YASMINYASMIN

    02-06-2010 às 20:33:34

    Eu estava procurando um prato tipico do brasil e nao achei
    Eu achei muito chato

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRayara

    18-05-2010 às 23:19:40

    Adorei o texto

    ¬ Responder
  • natalienatalie

    10-05-2010 às 01:23:29

    valeu mas ñ me ajudou muito naum !!!!

    ¬ Responder
  • rubianerubiane

    15-04-2010 às 20:42:45

    é muito chato

    ¬ Responder

Comentários - Dois pratos típicos do Brasil

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os benefícios do piso laminado

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Materiais Construção
Os benefícios do piso laminado\"Rua
Ao se realizar uma obra, ou na renovação de ambientes, há sempre muitas opções de técnicas e tecnologias de construção civil, arquitetura e decoração a serem escolhidas da forma mais adequada ao resultado que se espera. O piso adequado ao ambiente que se está construindo ou reformando é uma questão bastante relevante para o sucesso do empreendimento e para o bem-estar dos usuários.

Os tipos de pavimentos ou assoalhos ou revestimentos são diversificados e para cada tipo de ambiente, construção e gosto pessoal há um mais adequado. Pelos inúmeros benefícios que tem apresentado, o piso laminado tem sido bastante escolhido como revestimento nos ambientes modernos. Ele é composto por quatro camadas, feitas de fibras de madeira de alta densidade, lâminas de celulose, lâminas decorativas e filme cristalino de celulose, colados diretamente ao chão. Essa composição garante estabilidade, beleza, resistência, facilitando a limpeza. Somente com estes argumentos já se pode notar as vantagens desse tipo de piso, contudo ainda existem outras.

Os pisos laminados custam menos que os pisos de madeira, seu substrato é ecologicamente correto, já que as madeiras utilizadas na composição desse piso provêm de florestas certificadas e possui fácil instalação, sem a necessidade de pregá-lo ao chão. Além disso, os pisos laminados não precisam de envernizamento como os pisos de madeira que causam mau cheiro e sujeira. Os pisos laminados são mais resistentes que os pisos de madeira devido a sua alta pressão. A superfície dos pisos laminados de alto tráfego contém papel decorativo que garante diversas possibilidades de estampas e combinações.

Existem, portanto, dois tipos distintos de pisos laminados. Os pisos laminados de madeira têm em sua composição madeira natural e são revestidos com verniz. São indicados para ambientes residenciais e menos movimentados. Os pisos laminados de alto tráfego são compostos por madeiras de alta densidade cobertas por papel decorativo. São mais resistentes e, em virtude disso, indicados para ambientes de grande circulação. Podem estar em ambientes residenciais, porém para ambientes comerciais é o ideal.

Os pisos laminados são resistentes à luz do sol, a riscos e a manchas. São práticos devido à diversificada opção de padrões e funcionais devido à facilidade de limpá-lo. Acomodam-se perfeitamente em qualquer ambiente, proporcionando fácil decoração. Entretanto, medidas para mantê-lo em bom estado por mais tempo (apesar da sua alta durabilidade) devem ser tomadas. Colocar proteção na entrada das portas evita a instalação de sujeira e pedras. Forrar móveis e peças decorativas, que entrem em contato com o piso, é recomendado, a fim de não marcá-lo. Esses forros podem ser feitos com tecidos felpudos ou recortes em feltro. Forrar os móveis ao movimentá-los é apropriado para não riscar o piso. Salto alto fino com base metálica também marca esse tipo de piso. Evitar molhar em demasia o piso é necessário, pois caso contrário pode haver o inchamento do piso. Deve-se mantê-lo sempre seco.

Esse tipo de piso também tem a vantagem de não carregar cupins, contudo é preciso verificar as condições de presença desses insetos. Ambientes com cupins requerem a desintetização prévia.

Pesquisar mais textos:

Rosana Fernandes

Título:Os benefícios do piso laminado

Autor:Rosana Fernandes(todos os textos)

Imagem por: obvio171

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    12-05-2014 às 12:45:43

    O piso laminado é muito bom, sua durabilidade é de quase 40 anos e são mais fáceis de manter.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • silvana 22-02-2014 às 18:17:44

    o piso laminada tem durabilidade de quantos anosposso passar pano umido no piso loaminado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios