Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Barcos > No mundo dos Caiaques

No mundo dos Caiaques

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Barcos
Comentários: 1
No mundo dos Caiaques

Quando se falam em canoas, vêm-nos à memória tantas coisas. As canoas usadas pelos Índios, as canoas que serviam de passeio nos tempos medievais, e os desportos dos nossos dias. São tantas as hipóteses, que quando usamos a palavras caiaque ou canoa, nos atabalhoamos em imagens na nossa cabeça.

Mas se as canoas têm uma história milenar, como podemos pensar bem nos caiaques dos nossos dias?

Bem, também aqui há muito por explorar.




Antes de mais as características dos caiaques são todas iguais, independentemente do uso que lhe queiramos dar (se para passeio, se para desporto). Todos os caiaques são portadores de grande estabilidade e suportam bastante peso. Aguentam águas agitadas e são ágeis e velozes.

Se no inicio eram construídos com troncos de arvores, hoje os materiais são os mais diversos. De carbono, polietileno, kevlar ou fibra de vidro. Tudo vai depender da modalidade que queiramos fazer.
Os desportos com caiaque são vários.

Canoagem de Velocidade (a mais conhecida de todas), Canoagem Slalom, Oceânica, Polo, Maratona, Freestyle e claro a Canoagem de Turismo e Aventura.

A Canoagem de velocidade é praticada em rios e canais construídos artificialmente onde as velocidades praticadas são extraordinárias. Na competição, as pistas apresentam um comprimento de 2000m, mas nos Jogos Olímpicos, o percurso é de 500m a 1000m.

A Canoagem Slalom é uma modalidade Olímpica desde 1992. A modalidade rápida tem por objetivo ultrapassar “portas”, tendo o canoeiro de percorrer o percurso no menor tempo possível, ultrapassando as referidas.

Com características especificas, a Canoagem Oceânica consiste em percorrer um determinado percurso no mar alto.

Para marcar golos, a Canoagem Polo é a disciplina mais indicada. Disputada por 5 elementos em cada equipa, o jogo tem 20 minutos (10 para cada parte do jogo).
As maratonas de 15km também estão aqui incluídas. Nicole Leôncio é um maratonista medalhado e esta pratica obriga a um determinado percurso a pé com a canoa na mão.

Manobras dignas de um surfista são praticadas no Freestyle. Aqui a vitória vai para os mais audazes e capazes de atos e manobras artísticas dentro da sua canoa.
Gozar a natureza em passeio ou com um espirito aventureiro, é para os amantes da canoagem de Turismo. Não é considerada desporto de competição, mas o prazer é único. Ligamo-nos à natureza de uma forma extraordinária e as viagens são inesquecíveis. Lagos, rios, represas, enfim, um sem número de locais agradáveis para disfrutar de um passeio aventura num programa excecional.

Lance-se à água, com ou sem colete e disfrute de uma viagem com remos.


Carla Horta

Título: No mundo dos Caiaques

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

675 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    17-06-2014 às 06:34:52

    Linda abordagem do mundo dos caiaques.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - No mundo dos Caiaques

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios