Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Dengue casos multiplicam em 2015.Saiba mais sobre essa doença, seus sintomas e como prevenir

Dengue casos multiplicam em 2015.Saiba mais sobre essa doença, seus sintomas e como prevenir

Categoria: Saúde
Dengue casos multiplicam em 2015.Saiba mais sobre essa doença, seus sintomas e como prevenir

A dengue neste ano de 2015 está sendo uma das maiores preocupações sobre doenças infecciosas. Sendo um grande problema de saúde publica. O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes Aegypti. Este mosquito tem hábitos frequentemente diurno, e se alimenta-se de sangue humano. O mosquito se multiplica em água parada. Ele mede menos de um centímetro, tem listras brancas no seu corpo e pernas.

Para se evitar a dengue, a melhor forma é combater o acumulo de águas parada que é o local certo para a criação do mosquito transmissor da doença.

Alguns cuidados importantes:

Não deixar água parada em pneus velhos, baldes, garrafas, ralos e outros, sendo que as garrafas deixa-las sempre viradas de cabeça para baixo para não haver acumulo de água, tampar por completo caixas d’água, encher os vasos de plantas com areia, e outro cuidados para não se ter água parada.

Depois que houver a picada do mosquito com o vírus, os sintomas geralmente começa a si manifestar na pessoa por volta do terceiro dia ao décimo quinto dia, sendo o período de incubação. A doença não é transmitida de pessoa para pessoa. Quando há suspeita que esta com dengue, deve imediatamente procurar um serviço de saúde logo quando os sintomas aparecer. A vacina contra a dengue esta sendo testada, estima-se que esse ano de 2015 a vacina esteja disponível no mercado, após testes.

Dengue Clássica: sendo muito confundida, nas crianças seus sintomas iniciais são sonolência, má alimentação, vômitos, diarreia e febre alta, já nos adultos as primeiras manifestações é febre alta, dores de cabeça, dores musculares, dores nas junta-se atrás dos olhos, vermelhidão pelo corpo e coceira, indisposição e enjoo. Essa é a forma mais leve da doença.

Dengue hemorrágica: É quando sofre alterações na coagulação sanguínea. Se não for tratado com rapidez pode levar a óbito. Os seus sintomas iniciais são parecidos com o da clássica, porem depois do terceiro a quarto dia começam a surgi hemorragias, como rompimentos de vasos da pele e órgãos, sangramento gengival, vaginal e nasal.

A Síndrome do choque da Dengue: Essa é a complicação mais séria da doença, tendo complicações neurológicas e cardiorrespiratórias, insuficiência hepática. Não sendo tratado pode levar á morte
A dengue tem uma grande semelhança com a gripe, por isso muitos casos são descobertos e tratados tardiamente. No caso da gripe surgirão sintomas respiratórios já no caso dá dengue não afeta, sendo também que no caso da gripe á tosses, espirros e produção de muco na dengue não a esses sintomas.


Vanessa Camila Borri

Título: Dengue casos multiplicam em 2015.Saiba mais sobre essa doença, seus sintomas e como prevenir

Autor: Vanessa Camila Borri (todos os textos)

Visitas: 0

156 

Comentários - Dengue casos multiplicam em 2015.Saiba mais sobre essa doença, seus sintomas e como prevenir

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios