Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Breve História Da Industrialização

Breve História Da Industrialização

Categoria: Outros
Breve História Da Industrialização

A industrialização iniciou-se há muitos anos e até hoje temos a sua influência em nossa sociedade. Ela é um processo de modernização, globalização, pelo qual, a sociedade se transforma, por conta de seus meios de produção.

É contínua, crescente e de muita importância para a formação de um grupo social. Os avanços tecnológicos o acompanharam de maneira significativa, fazendo com que a economia fosse desenvolvida mais rapidamente.

A Inglaterra foi o primeiro país a passar por uma efetiva industrialização. Com isso, é possível perceber que a sociedade é impactada, não somente, com os meios de produção, mas, também, com as relações sociais. Até porque, ela atinge não só a estrutura de um país como influencia outros países do mundo todo.

A história da industrialização se fundamenta com os acontecimentos transcorridos em três períodos distintos no mundo que foram:

1) Primeira Revolução Industrial;
2) Segunda Revolução Industrial;
3) Terceira Revolução Industrial.

- Revolução Industrial
A Revolução Industrial teve seu marco na história, o qual, foi de grande relevância para a humanidade. Com ela, percebeu-se os avanços sociais, econômicos, industriais, principalmente. Por isso, sofremos sua influência até os dias de hoje, devido, seu extremo impacto mundial. A seguir, será listado e descrito resumidamente os três períodos ou fases que influenciaram todos os setores, inclusive, o setor de turismo.

- Primeira Revolução Industrial
Essa primeira revolução industrial foi um fato, um acontecimento, que até hoje se vê a sua influência no mundo inteiro. A começar pela Inglaterra que trouxe a sua base de desenvolvimento econômico nas indústrias. É nesse período que foi inserido o sistema capitalista. Não somente com as novas técnicas industriais, mas, a nova forma de economia visando o maior núcleo de concentração: o lucro.

- Segunda Revolução Industrial
Período importante marcado pela expansão do grupo de países que tinham o poder da tecnologia e produção industrial. Momento em que é descoberto a energia elétrica, a valorização do petróleo. Também mudanças radicais ocorreram pela disputa entre países que queriam influências maiores no mundo, sobretudo, na África e Ásia. Por isso, acarretou o surgimento da Primeira Guerra Mundial. Um clima de tensão apoderou-se da Europa e entre os outros países.

- Terceira Revolução Industrial
É o mais novo período pelo qual a sociedade está passando. É a era da tecnologia, da informação, do avanço da informática e da telemática. Ela informatizou o mundo, tornando mais rápido, as relações de produção, da economia e, principalmente, da relação social.


Rafaela Coronel

Título: Breve História Da Industrialização

Autor: Rafaela Coronel (todos os textos)

Visitas: 0

367 

Comentários - Breve História Da Industrialização

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios