Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > O Fim do Alfabeto

O Fim do Alfabeto

Categoria: Literatura
Visitas: 2
O Fim do Alfabeto

«O Fim do Alfabeto», um livro de C. S. Richardson, com 96 páginas, reeditado em 2009 pela Editorial Presença, conta a história de Ambrose Zephyr que descobre, de forma repentina, restar-lhe apenas um mês de vida em consequência da estranha doença que o acometeu. Assim sendo, ele e a esposa, Zappora Ashkenazi, encetam uma viagem a todas as paragens onde ele mais tinha gostado de estar ou desejava conhecer, de A a Z. Ambrose manifesta obsessão com o alfabeto e com o arranjo das letras. Curiosamente, as iniciais dos nomes das personagens principais são A. Z. (Ambrose Zephyr) e Z. A. (Zappora Ashkenazi).

Não deve ser nada fácil receber, no dia em que se completam 50 anos de existência, a notícia de que essa será, com uma probabilidade muito elevada, a última comemoração do género, pelo simples facto de que se ganhou de presente a sentença de morte com um horizonte temporal curtíssimo!... Neste contexto, Ambrose resolve lançar-se com a mulher numa viagem à volta do mundo, de Amesterdão a Zanzibar, com passagem por Berlim, Paris, Florença, Gizé, Istambul e Veneza, levando na bagagem doces recordações, a perspectiva de um presente aterrador, o medo e o amor. E, perante a necessidade de pôr alguns pontos nos “is”, Istambul apresenta-se como o palco perfeito para ambos fazerem as pazes com o tempo perdido e as muitas questões sem resposta, sendo que a partir daqui a viagem segue um curso inesperado.

Trata-se mais de uma viagem interior do que ao mundo circundante, de aceitação, uma trajectória da vida deste casal, com particularidades interessantes e profundas, de carácter evocativo e mágico.

De facto, um homem que vive em Londres, que trabalha numa prestigiada agência de publicidade, com uma casa belíssima e casado com uma verdadeira top model convence-se de que não precisa de mais nada na vida… A não ser, talvez, a própria vida! Perante o cenário da morte, o poder da arte, o valor da História e as especificidades do ser assumem, então, uma nova dimensão para Ambrose. Simultaneamente, a mulher vai tentando imaginar o inimaginável: um futuro próximo em que o marido já não estaria com ela. Trata-se de uma jornada espiritual às profundezas do amor, da perda e da vida.
Escrito com inteligência e humor, este romance leva à reflexão e à comoção e mostra como é possível pautar a vida por um amor excepcional. Aludindo a um enredo improvável, como que a justificar o sentido de todo o conteúdo, «O Fim do Alfabeto» desafia a uma segunda leitura para não deixar escapar certas ideias mais implícitas.

Maria Bijóias

Título: O Fim do Alfabeto

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 2

636 

Imagem por: getjustin

Comentários - O Fim do Alfabeto

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: getjustin

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios