Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > D. Sancho II e D. Afonso III

D. Sancho II e D. Afonso III

Categoria: Biografias
Visitas: 20
D. Sancho II e D. Afonso III

D. Sancho II nas em 1209, em Coimbra, filho de D. Afonso II, o Gordo, e de D. Urraca, não subiu ao trono com a morte do seu pai, a 25 de Março de 1223, pois ainda era menor. O governo foi entregue aos senhores. Ficou cognominado o Capelo. Casou em 1241, com D. Mécia Lopes de Haro, filha de Lopo Dias de Haro, sua prima em 4º grau.

Em 1226, conseguiu uma serie de conquistas contra os mouros, em Moura, Serpa, Aljustrel, Mértola, Aljafar de Pena, Aiamonte, Tavira e Cacela. Entretanto, o seu irmão, D. Afonso, futuro D. Afonso III, começa a juntar apoiantes para chegar ao trono português.

Em 1245, D. Afonso, com o apoio do clero e do seu pináculo, o papa Inocêncio IV, que emitiu a bula papal da deposição, conseguiu depor D. Sancho II, passando o governo do rei para D. Afonso. Também o papa anulou o casamento de D. Mécia com o monarca, devido ao grau de parentesco. Segue-se a guerra civil entre irmãos. D. Sancho II ainda tentou em vão o apoio dos vizinhos castelhanos. Refugiou-se me Toledo, e aqui faleceu a 4 de Janeiro de 1248.

Entre 1246-1248, D. Afonso III manteve o cargo de curador e defensor do Reino. Quando D. Sancho, seu irmão, faleceu, herdou o trono português. D. Afonso III, filho de D. Afonso II e de D. Urraca, nasceu a 5 de Maio de 1210, em Coimbra. Casou com Matilde de Boulogne, filha do conde Reinaldo de Dammartin e da condessa Ida de Boulogne, em 1239. Esta já tinha casado anteriormente com Filipe de Hurepel, filho de Filipe Augusto. Em 1253, casou com D. Beatriz, filha de Afonso X de Castela.

Em 1227, foi para França, onde foi armado cavaleiro. O facto de conhecer uma corte europeia deu-lhe conhecimento, que lhe permitiram chegar ao trono português e distinguir-se com grande apreço. Em 1249-1250, D. Afonso III conquistou, decididamente, o Algarve aos mouros. Promulgou a Lei do Tabelamento, que impedia o aumento dos cereais em caso de maus naos agrícolas (comum na altura), e a Lei da Almoçataria, que proibia a exportação de cereais e metais.

D. Afonso III faleceu a 16 de Fevereiro de 1279.


Daniela Vicente

Título: D. Sancho II e D. Afonso III

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 20

666 

Comentários - D. Sancho II e D. Afonso III

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios