Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Egas Moniz

Egas Moniz

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Biografias
Egas Moniz

António caetano de Abreu Freire Egaz Moniz nasceu na Beira Litoral a 29 de novembro de 1874, filho de uma família da nobreza. O seu nome, Egas Moniz, foi ideia do seu padrinho, pois a família descendia de Egas Moniz, um criado muito querido de D. Afonso Henriques. Aos cinco anos foi para casa do seu padrinho Caetano de Pina Resende Abreu Sá Freire, que era abade, para ser educado. A sua infância foi à moda antiga, com austeridade e rigor. Com os problemas económicos da família, o seu pai e o seu irmão foram obrigados a emigrar para Moçambique, onde faleceram sem conseguirem salvar a família. Fez a primária na Escola do Padre José Ramos e o liceu no Colégio de S. Fiel. Com 17 anos, entrou para a Universidade de Coimbra, para tirar o curso de Medicina. Acaba o curso aos 25 anos, a 31 de julho de 1899, com uma média de 16 valores. No ano seguinte fez provas para ser Doutor, aprovado com 17 valores. Em 1911 foi transferido para a Universidade de Lisboa e tornou-se catedrático de Neurologia. Abordou temas como a tabes juvenil, síndromo bulbar, abcessos cerebrais, síndromo talâmico, entre outros. Sabe-se que era um excelente orador muito apreciado pelos seus alunos.

A 28 de janeiro de 1908 participou na revolta para tirar o “ditador” João Franco do governo. Aderiu ao Republicanismo, e pertenceu à primeira Assembleia Constituinte e à primeira Câmara de Deputados. Em 1916 foi preso e um ano depois fundou o Partido Centrista, que teve pouca duração. Entrou no governo de Sidónio Pais como ministro dos Negócios Estrangeiros.

Com 74 anos escreveu uma obra que ficou para a História: Confidências de um investigador científico, com 622 páginas, com relatos de pesquisas e resultados. Egas Moniz teve um papel importante para ver as artérias do cérebro.

Em 1949 recebeu o Prémio Nobel. Um ano depois, foi fundado o Hospital Júlio de Matos, onde estava o Centro de Estudos de Egas Moniz. Mais tarde, em 1957, o Centro de Estudos foi para o Hospital Santa Maria.

Egas Moniz pereceu em Lisboa a 13 de dezembro de 1955.


Daniela Vicente

Título: Egas Moniz

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

612 

Comentários - Egas Moniz

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios