Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Otelo Saraiva de Carvalho – Um Capitão de Abril

Otelo Saraiva de Carvalho – Um Capitão de Abril

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Biografias
Visitas: 4
Otelo Saraiva de Carvalho – Um Capitão de Abril

É um homem meticuloso e quase obsessivo com a arrumação, a disciplina a até com a simetria. Considera-se um pacifico e andou na guerra colonial com a arma descarregada. Apesar de apontado e acusado de terrorismo e assassínio, afirma que nunca matou nem agrediu ninguém Foi amnistiado e absolvido das acusações. Falo de Otelo Saraiva de Carvalho, um homem único, controverso e ligado de forma extraordinária, como poucos, mas como tantos outros, à revolução dos Cravos (25 de abril de 1974).

Nasceu em Lourenço Marques a 31 de agosto de 1936 e deram-lhe o nome de Otelo Nuno Romão Saraiva de carvalho.

Casou ainda jovem (1960) com Dina Afonso de quem teve dois filhos.

Foi como capitão em Angola (1961 – 1963) que começou a refletir sobre a ditadura que ocorria em Portugal na altura. Sobre uma regime Salazarista, Otelo começava a pensar em liberdade.
Volta a Portugal em 1964 e é destacado para Águeda para dar aulas na Escola Central de Sargentos até 1968. Parte para a Guiné em 1970 onde se mantém como capitão até 1973.

Foi um dos maiores dinamizadores do movimento de consternação que viria a dar origem ao Movimento dos Capitães ou mais conhecido – Movimento das Forças Armadas (MFA). Por esta altura já as suas convicções associadas á sede de liberdade o faziam estudar de forma meticulosa a libertação de um povo que considerava com fome. Fome de comer, de justiça, de igualdade e de liberdade.

Foi o responsável máximo pela operação de Coordenação do MFA e dirigiu de forma meticulosa toda a operação que envolveu a revolução de abril.

Foi afastado de vários cargos conseguidos pós 25 de abril, por ser acusado de maus tratos e de ordens de prisão desmedidas.

Candidata-se com Vasco Lourenço como braço direito, às eleições presidenciais de 1976 e depois em 1980. Perdeu ambas para o general Ramalho Eanes.

Na década de 80 é acusado de ser o líder da organização terrorista FP25. É-lhe incutida a responsabilidade da morte de 17 pessoas. É preso por estes crimes em 1984. Por esta altura conhece a sua 2ª mulher com quem adotou uma filha.

Em 1985 foi julgado e condenado pelos crimes associados às FP25. Ficou em prisão preventiva durante 5 anos enquanto apresentava recursos, acabando por aguardar pelo julgamento em liberdade. A amnistia libertou-o em 1996.

Muito devido ás traições antigas de muitos que se diziam amigos, é hoje um homem sem eles, apesar de ser o centro das atenções em qualquer reunião ou festa.

É sinonimo de tantas coisas. Traidor, bígamo e até quem ouse de assassino, mas no entanto é aclamado tantas vezes de revolucionário libertador, herói, único.

Vive com as duas mulheres (em casas diferentes) e assume a bigamia sem qualquer problema ou preconceito. Considera que não triunfou nos seus objetivos com a revolução de abril, considera que não cumpriu o que criou no MFA. “Depois de 48 anos de ditadura o povo merecia elevar-se a nível social”.


Carla Horta

Título: Otelo Saraiva de Carvalho – Um Capitão de Abril

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 4

792 

Comentários - Otelo Saraiva de Carvalho – Um Capitão de Abril

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Smartphone inovador

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Máquinas
Smartphone inovador\"Rua
O novo Xperia S é um novo smartphone que é produzido pela sony, que foi pensado para a reprodução multimédia de alta resolução, atenuando deste modo as diferenças entre um telefone e uma consola de jogos portátil.

Este inovador softwere é capaz de apresentar vídeos de alta definição, a 1080p.

Contêm uma cãmara integrada de 12 MP, sendo capaz de capturar imagens em full HD. O processamento de imagem é feito por um motor de nome Bravia, que é uma tecnologia a pensar na reprodução de imagem e de áudio.

O hardwere e softwarwe deste smartpfhone foi optimizado para ser compatível com o playstachon Suite, que se trata de uma plataforma de videojogos , onde podem ser descarregados e jogados no telemóvel vários títulos previamente lançados na playstation.

O seu ecrâ é quase todo em vidro, separado apenas do revestimento no fundo por uma faixa transparente.

Esta faixa funciona como uma antena do dispositivo, bem como a área visívil para os principais botões, no fundo.

O seu formato é ligeiramente curvo e com uma espessura de apenas um centímetro, o qiue lhe dá um ar muito elegante e leve.

A energia que alimenta o dispositivo é fornecida por uma pequena bateria, que dura para 420 horas em standby, horas para música e outras para vídeo.

De salientar que a Sony Ericsson sempre foi muito forte na qualidade da fotografia, e o destaque deste aparelho vai para o seu sensor Exmor R, que é retroiluminado com circuitos integrados, permitindo tirar fotos com pouco ruído , em situações de fraca luz.

Além de todos os pormenores inovadores, o sensor recebe a luz de trás por um substrato de sílica, garantindo mais eficácia .

Por outro lado, o xperia S, é ainda compatível com várias plataformas de comunicação, tal como a near-fild comunication.

O ecrã é sem dúvida alguma o mais elevado do mercado atual, apresentando milhões de cores.

As características invadoras ddeste smartphone, são: o modelo, aplaystachion, o ecrâ de alta definição, o processador, o software e as suas ligações

No que concerne às ligações, inclui uma superabundância delas, incluindo uma porta HDMI2 para ligar o dispositivo diretamente a um monitor para reproduzir vídeos, audio e imagem.

O lançamento deste sistema da sony, foi lançado só recentemente em Las Vegas, EUA, em Janeiro de 2012, no convention Center.

Para os fâs das novas tecnologias o smartphone Xperia S, é com efeito, uma óptima aquisição, para as férias de verão.

Pesquisar mais textos:

Pedro gil Ferreira

Título:Smartphone inovador

Autor:Pedro gil Ferreira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios