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Otelo Saraiva de Carvalho – Um Capitão de Abril

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Biografias
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Otelo Saraiva de Carvalho – Um Capitão de Abril

É um homem meticuloso e quase obsessivo com a arrumação, a disciplina a até com a simetria. Considera-se um pacifico e andou na guerra colonial com a arma descarregada. Apesar de apontado e acusado de terrorismo e assassínio, afirma que nunca matou nem agrediu ninguém Foi amnistiado e absolvido das acusações. Falo de Otelo Saraiva de Carvalho, um homem único, controverso e ligado de forma extraordinária, como poucos, mas como tantos outros, à revolução dos Cravos (25 de abril de 1974).

Nasceu em Lourenço Marques a 31 de agosto de 1936 e deram-lhe o nome de Otelo Nuno Romão Saraiva de carvalho.

Casou ainda jovem (1960) com Dina Afonso de quem teve dois filhos.

Foi como capitão em Angola (1961 – 1963) que começou a refletir sobre a ditadura que ocorria em Portugal na altura. Sobre uma regime Salazarista, Otelo começava a pensar em liberdade.
Volta a Portugal em 1964 e é destacado para Águeda para dar aulas na Escola Central de Sargentos até 1968. Parte para a Guiné em 1970 onde se mantém como capitão até 1973.

Foi um dos maiores dinamizadores do movimento de consternação que viria a dar origem ao Movimento dos Capitães ou mais conhecido – Movimento das Forças Armadas (MFA). Por esta altura já as suas convicções associadas á sede de liberdade o faziam estudar de forma meticulosa a libertação de um povo que considerava com fome. Fome de comer, de justiça, de igualdade e de liberdade.

Foi o responsável máximo pela operação de Coordenação do MFA e dirigiu de forma meticulosa toda a operação que envolveu a revolução de abril.

Foi afastado de vários cargos conseguidos pós 25 de abril, por ser acusado de maus tratos e de ordens de prisão desmedidas.

Candidata-se com Vasco Lourenço como braço direito, às eleições presidenciais de 1976 e depois em 1980. Perdeu ambas para o general Ramalho Eanes.

Na década de 80 é acusado de ser o líder da organização terrorista FP25. É-lhe incutida a responsabilidade da morte de 17 pessoas. É preso por estes crimes em 1984. Por esta altura conhece a sua 2ª mulher com quem adotou uma filha.

Em 1985 foi julgado e condenado pelos crimes associados às FP25. Ficou em prisão preventiva durante 5 anos enquanto apresentava recursos, acabando por aguardar pelo julgamento em liberdade. A amnistia libertou-o em 1996.

Muito devido ás traições antigas de muitos que se diziam amigos, é hoje um homem sem eles, apesar de ser o centro das atenções em qualquer reunião ou festa.

É sinonimo de tantas coisas. Traidor, bígamo e até quem ouse de assassino, mas no entanto é aclamado tantas vezes de revolucionário libertador, herói, único.

Vive com as duas mulheres (em casas diferentes) e assume a bigamia sem qualquer problema ou preconceito. Considera que não triunfou nos seus objetivos com a revolução de abril, considera que não cumpriu o que criou no MFA. “Depois de 48 anos de ditadura o povo merecia elevar-se a nível social”.


Carla Horta

Título: Otelo Saraiva de Carvalho – Um Capitão de Abril

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 4

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Comentários - Otelo Saraiva de Carvalho – Um Capitão de Abril

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Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

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Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: DVD Filmes
Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.\"Rua
Este texto irá falar sobre o filme Ex_Machina, nele podem e vão ocorrer Spoillers, então se ainda não viram o filme, vejam e voltem depois para lê-lo.

Impressões iniciais:

Ponto para o filme. Já que pela sinopse baixei a expectativa ao imaginar que era apenas mais um filme de robôs com complexo de Pinóquio, mas evidentemente que é muito mais que isso.

Desde as primeiras cenas é possível perceber que o filme tem algo de especial, pois não vemos uma cena de abertura com nenhuma perseguição, explosão ou ação sem propósito, típica em filmes hollywoodianos.
Mais um ponto, pois no geral o filme prende mais nos diálogos cerebrais do que na história em si, e isso é impressionante para o primeiro filme, como diretor, de Alex Garland (também roteirista do filme). O filme se mostrou eficiente em criar um ambiente de suspense, em um enredo, aparentemente sem vilões ou perigos, que prende o espectador.

Entrando um pouco no enredo, não é difícil imaginar que tem alguma coisa errada com Nathan Bateman (Oscar Isaac), que é o criador do android Ava (Alicia Vikander), pois ele vive isolado, está trabalhando num projeto de Inteligência Artificial secreto e quando o personagem orelha, Caleb Smith (Domhnall Gleeson), é introduzido no seu ambiente, o espectador fica esperando que em algum momento ele (Nathan) se mostrará como vilão. No entanto isso ocorre de uma forma bastante interessante no filme, logo chegaremos nela.

Falando um pouco da estética do filme, ponto para ele de novo, pois evita a grande cidade (comum nos filmes de FC) como foco e se concentra mais na casa de Nathan, que fica nas montanhas cercadas de florestas e bastante isolado. Logo de cara já é possível perceber que a estética foi pensada para ser lembrada, e não apenas um detalhe no filme. A pesar do ambiente ser isolado era preciso demonstras que os personagens estão em um mundo modernizado, por isso o cineasta opta por ousar na arquitetura da casa de Nathan.

A casa é nesses moldes novos onde a construção se mistura com o ambiente envolta. Usando artifícios como espelhos, muitas paredes de vidro, estruturas de madeira e rochas, dando a impressão de camuflagem para a mesma, coisa que os ambientalistas julgam favorável à natureza. Por dentro se pode ver de forma realista como podem ser as smart-house, não tenho certeza se o termo existe, mas cabe nesse exemplo. As paredes internas são cobertas com fibra ótica e trocam de cor, um efeito que além de estético ajuda a criar climas de suspense, pois há momentos onde ocorrem quedas de energia, então fica tudo vermelho e trancado.

O papel de Caleb á ajudar Nathan a testar a IA de AVA, mas com o desenrolar da história Nathan revela que o verdadeiro teste está em saber se Ava é capaz de “usar”, ou “se aproveitar” de Caleb, que se demonstra ser uma pessoa boa.

Caleb é o típico nerd introvertido, programador, sem amigos, sem família e sem namorada. Nathan também representa a evolução do nerd. O nerd nos dias de hoje. Por fora o cara é careca, barbudão com uns traços orientais (traços indianos, pois a Índia também fica no Oriente), bebê bastante e ao mesmo tempo malha e mantém uma dieta saudável pra compensar. E por dentro é um gênio da programação que criou, o google, o BlueBook, que é um sistema de busca muito eficiente.

Destaque para um diálogo sobre o BlueBook, onde Nathan fala para Caleb:
“Sabe, meus concorrentes estavam tão obcecados em sugar e ganhar dinheiro por meio de compras e mídia social. Achavam que ferramenta de pesquisa mapeava O QUE as pessoas pensavam. Mas na verdade eles eram um mapa de COMO as pessoas pensavam”.

Impulso. Resposta. Fluido. Imperfeição. Padronização. Caótico.

A questão filosófica vai além disso esbarrando no conceito de “vontade de potência”, de Nietzche, mas sobre isso não irei falar aqui, pois já há textos muito bons por aí.

Tem outra coisa que o filme me lembrou, que eu não sei se é referência ou se foi ocasional, mas o local onde Ava está presa e a forma como ela fica deitada num divã, e questiona se Caleb a observa por detrás das câmeras, lembra o filme “A pele que habito” de Almodóvar, um outro filme excelente que algum dia falarei por aqui.

Talvez seja uma versão “O endoesqueleto de metal e silicone que habito”, ou “O cérebro positrônico azul que habito”, mesmo assim não podia deixar de citar a cena por que é muito interessante.

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Jhon Erik Voese

Título:Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

Autor:Jhon Erik Voese(todos os textos)

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Comentários

  • Suassuna 11-09-2015 às 02:03:47

    Gostei do texto, irei conferir o filme.

    ¬ Responder
  • Jhon Erik VoeseJhon Erik Voese

    15-09-2015 às 15:51:02

    Que bom, obrigado! Espero que goste do filme também!

    ¬ Responder

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