Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > D. Catarina de Habsburgo, filha, mãe e viúva

D. Catarina de Habsburgo, filha, mãe e viúva

Categoria: Biografias
D. Catarina de Habsburgo, filha, mãe e viúva

Catarina de Habsburgo nasceu a 14 de Julho de 1507, em Torquemada, a caminho de Granada, onde a sua mãe, filha de Joana I de Castela, a Louca, ia levar o caixão do marido, Filipe de Habsburgo, o Belo. Foi a sexta e última filha da rainha Louca, cognome conectado com a loucura em que D. Joana envolveu o transporte do caixão do marido, assim como a preservação do seu corpo. O seu pai, e avô de Catarina, viu-se obrigado a trancar a filha e a neta em Tordesilhas, em 1509, onde foram sujeitas às muitas humilhações provocadas pelos criados contratados por Fernando de Aragão com o fim de controlarem os actos da sua filha. Mesmo com a morte de seu pai e com a subida do seu filho ao trono de Espanha, D. Joana não se livrou da sua clausura até a chegada da sua morte. Esteve presa 46 anos.

Em 1525, com muita tristeza, Catarina teve que se separar da sua mãe para casar com o seu primo D. João III de Portugal, enteado da sua irmã D. Leonor, a mulher de D. Manuel, o Venturoso. Casaram em Fevereiro de 1525, no Crato, e um ano depois, nasceu o primeiro filho dos reinantes, Afonso, um bebé frágil, que inspirava cuidados. Acabou por falecer. D. João e D. Catarina tiveram uma numerosa prole de filhos (Afonso morreu em criança, Maria casou com Filipe II de Espanha e morreu no parto a 12 de Agosto de 1545 dando à luz o seu filho Carlos, a Isabel, a Beatriz, o Manuel e o Filipe morreram em criança, João e António morreu em criança) que, ao longo dos anos, foram falecendo, um por um, sobrando apenas o príncipe João, casado com D. Joana, filha de Carlos V e da imperatriz Isabel. O futuro rei de Portugal acaba por ter o mesmo desfecho dos seus irmãos, tendo, neste caso, falecido meses depois de ter sido diagnosticado uma forma grave de diabetes. A sua morte foi escondida de D. Joana, pois esta estava a poucos dias de dar à luz o primeiro neto dos monarcas, D. Sebastião.

Entretanto, falece D. João III a 11 de Janeiro de 1557, com 55 anos, deixando D. Catarina de Habsburgo como regente do reino e tutora do futuro rei de Portugal, até o tio do príncipe assumir este cargo por cansaço de D. Catarina. A filha de D. Joana, a Louca, que acompanhou a clausura da sua mãe durante 18 anos até vir para Portugal, falece 12 de Fevereiro de 1578.

Daniela Vicente

Título: D. Catarina de Habsburgo, filha, mãe e viúva

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

661 

Comentários - D. Catarina de Habsburgo, filha, mãe e viúva

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios