Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > D. Manuel I, o Venturoso

D. Manuel I, o Venturoso

Categoria: Biografias
Visitas: 6
D. Manuel I, o Venturoso

D. Manuel, filho do infante D. Fernando (irmão de D. Afonso V), e de D. Beatriz, nasceu em Alcochete a 31 de Maio de 1469. Foi aclamado rei em Alcácer do Sal, local onde se encontrava quando D. João II morreu no Algarve a 25 de Outubro de 1495. Não tendo sido jurado herdeiro do trono em cortes, tratou de as convocar para Montemor-o-Novo. O seu cognome ficou O Venturoso, devido às suas expedições em "mundos" por descobrir.

Em 1497, um ano depois de assinado o contrato de casamento em Burgos, D. Manuel casou em Castela com a infanta D. Isabel, a viúva do infante D. Afonso (filho de D. João II).

Com a morte do príncipe João no mesmo ano, D. Isabel foi elevada a herdeira natural dos tronos de Castela e Aragão, um estatuto muito apreciado pelo monarca português. Todavia, Isabel morreu ao dar à luz D. Miguel da Paz em 1498 e, dois anos mais tarde, em 1500, o herdeiro dos tronos peninsulares também faleceu.

Nesse mesmo ano, D. Manuel contraiu o segundo matrimónio com a infanta D. Maria, irmã da falecida rainha portuguesa, e a 6 de Junho de 1502, nasceu o herdeiro da coroa portuguesa, dando início ao nascimento de uma numerosa prole, que deixou o monarca desafogado até 1517, data em que D. Maria de Castela faleceu de causas naturais.

O futuro D. João III nasceu a 7 de Junho de 1502, nos Paços da Alcáçova, sete anos depois de D. Manuel ter subido ao trono português. Após o nascimento do príncipe, e em paz com a sorte que Deus lhe tinha concedido, o monarca empreendeu uma viagem a Santiago de Compostela.

No ano seguinte à morte da rainha D. Maria, a 24 de Novembro de 1518, o monarca consagrou o terceiro e último casamento com D. Leonor, irmã de Carlos V, aumentando o seu número de herdeiros em três anos de casamento. Contudo, consta-se que D. Leonor de Áustria estava prometida ao seu filho, o príncipe D. João.

D. Manuel viria a falecer a 13 de Dezembro de 1521, com 52 anos, vítima da epidemia.


Daniela Vicente

Título: D. Manuel I, o Venturoso

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 6

762 

Comentários - D. Manuel I, o Venturoso

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios