Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > Raças de Gatos - O Abissínio

Raças de Gatos - O Abissínio

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Animais Estimação
Visitas: 4
Raças de Gatos - O Abissínio

O Abissínio, um elegante gato de pelo curto, cujo nome sugere uma origem africana (a Abissínia é a atual Etiópia) tem, no entanto, a sua origem um tanto obscurecida. Uma das únicas pistas que parece indicar o seu berço original é de facto o seu nome, pois vestígios da presença desta raça, ou semelhante, nunca foram encontrados na Etiópia. Numa linha de hipótese diferente, sugere-se que possa ter uma origem Egípcia, suposição assente nas semelhanças deste felino com o gato sagrado do Egito antigo. Não obstante estas conjeturas, a mais provável é a que supõe que uma origem asiática esteja subjacente à história deste animal.

De olhos dourados, com um peso que varia entre os 4 e os 7,5kg, este gato de pelo curto e de tamanho médio que pode, face a uma primeira descrição, parecer vulgar, é pelo contrário possuidor de um porte aristocrático, parecendo-se a um pequeno puma, espécie de felino selvagem. Sendo uma das mais arcaicas raças de gatos, está espalhado de forma equitativa pelo globo, tendo-se desenvolvido inclusivamente em dois subtipos, referentes à forma da cabeça. Assim, o abissínio tipo oriental que, apesar do nome que o descreve, é tipicamente inglês, possui uma cabeça alongada, ao passo que o abissínio de tipo europeu, mais uma vez, paradoxalmente, encontrado no continente americano, possui uma cabeça com uma forma mais globular. No que diz respeito às cores de que se reveste, são de destacar o alperce, por vezes manchado de riscas pretas ou o bege revestido de riscas cinzentas. O mais comum, no entanto, é o tom alperce total, com ricas mais concentradas na zona da cabeça.

Quanto às suas características de personalidade, o abissínio diferencia-se pela sua independência, não deixando no entanto de ser meigo, exigindo a atenção dos seus amigos humanos. Por norma brincalhões e energéticos, os gatos pertencentes a esta raça necessitam de usufruir de um espaço aberto, ao ar livre ainda que cercado, onde possam correr e explorar. É, em suma, um grande companheiro, principalmente para o seu dono, a quem se encontra sempre muito ligado, devotando-lhe uma atenção maior que aos restantes humanos com quem convive.

Sofia Nunes

Título: Raças de Gatos - O Abissínio

Autor: Sofia Nunes (todos os textos)

Visitas: 4

658 

Comentários - Raças de Gatos - O Abissínio

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios