Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Como Fazer Cupcakes

Como Fazer Cupcakes

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Comentários: 3
Como Fazer Cupcakes

A moda dos cupcakes veio para ficar. Em português talvez devêssemos chamá-los de queques de copo ou de caneca, queques por serem pequenos bolos de copo ou de caneca porque na sua maioria a medida utilizada nas receitas é essa mesma, o copo ou a caneca. A primeira alusão a estes pequenos bolos aconteceu no Séc. XIX e desde então têm evoluído de uma forma considerável para chegarem ao que são hoje: queques com um recheio e uma cobertura, tão mais atraente quanto mais colorida. Pessoalmente utilizo uma receita simples de bolo de laranja que faz sem grande dificuldade cerca de sessenta cupcakes.

Os ingredientes são: 4 chávenas de açúcar, 4 chávenas de farinha, 2 chávenas de leite, Sumo de 1 laranja, 6 ovos, e 2 colheres de chá de fermento em pó. A confeção é simples, desconfiem sempre que encontrarem uma receita para cupcakes que seja complicada, e faz-se da seguinte forma: Separaram-se as gemas das claras. Batem-se as claras em castelo firme e reservam-se. Numa taça, junta-se o açúcar com as gemas e bate-se muito bem.




Junta-se o sumo de laranja e volta-se a bater. Junta-se farinha (onde se deve juntar o fermento), alternando com o leite e bate-se bem, até estar tudo ligado. No fim, juntam-se as claras em castelo e envolvem-se delicadamente, de baixo para cima, sem bater (este pormenor é muito importante porque torna a massa muito mais leve). Preparam-se formas de queques individuais ou tabuleiros com as cavidades, e dentro destas formas colocam-se as formas de papel (ter em atenção que a embalagem diga que podem ir ao forno, ou indique a temperatura que podem aguentar) sem untar o tabuleiro. Coloca-se a massa nas formas, enchendo até três quartos para não transbordar e leva-se ao forno cerca de 30.

Retirados do forno os bolinhos deixam-se arrefecer um pouco e retiram-se das formas metálicas mantendo as de papel. Com um descaroçador de maçã retira-se uma pequena porção do centro de cada bolinho. Enche-se este buraquinho com o recheio que se pretender, eu pessoalmente utilizo doce de ovos. Depois é cobrir como se desejar.

Uma ideia simples para a cobertura é estender pasta de açúcar de uma cor que se goste, cortar com um cortador redondo à medida de cada bolinho, pincelar o bolinho com um pouco de geleia ou gema de ovo e fazer aderir a rodela de pasta de açúcar, depois decorar a gosto com pastas de açúcar de cores variadas, se for alternando as cores, fica com uma travessa bonita e verdadeiramente colorida.


Ana Sebastião

Título: Como Fazer Cupcakes

Autor: Ana Sebastião (todos os textos)

Visitas: 0

722 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 19:05:15

    Que legal! Muita gente que conheço aprendeu a fazer o cupcake(não é difícil) e até ganha dinheiro com isso! O melhor é que podemos dar de presente, fazer em aniversários, vender, comer mesmo com as amigas, enfim, dá para fazer um montão de coisas!!!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Ana SebastiãoAna Sebastião

    15-10-2012 às 15:47:22

    Partilho sim, mas só para servir de incentivo fica a informação de que é bastante rápido de fazer. Outra coisa também interessante é que a última vez que fiz isto foi com a ajuda de um pequenote de 4 anos, é uma excelente brincadeira para eles, a pasta de açúcar trabalha.se como a plasticina e eles "adoram"!!!

    ¬ Responder
  • Eunice RibeiroEunice Ribeiro

    15-10-2012 às 14:22:21

    Vai partilhando os teus conhecimentos; quando puder comer doces e deixar de ser preguiçosa, eu faço!!!

    ¬ Responder

Comentários - Como Fazer Cupcakes

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios