Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Como Fazer Cupcakes

Como Fazer Cupcakes

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Comentários: 3
Como Fazer Cupcakes

A moda dos cupcakes veio para ficar. Em português talvez devêssemos chamá-los de queques de copo ou de caneca, queques por serem pequenos bolos de copo ou de caneca porque na sua maioria a medida utilizada nas receitas é essa mesma, o copo ou a caneca. A primeira alusão a estes pequenos bolos aconteceu no Séc. XIX e desde então têm evoluído de uma forma considerável para chegarem ao que são hoje: queques com um recheio e uma cobertura, tão mais atraente quanto mais colorida. Pessoalmente utilizo uma receita simples de bolo de laranja que faz sem grande dificuldade cerca de sessenta cupcakes.

Os ingredientes são: 4 chávenas de açúcar, 4 chávenas de farinha, 2 chávenas de leite, Sumo de 1 laranja, 6 ovos, e 2 colheres de chá de fermento em pó. A confeção é simples, desconfiem sempre que encontrarem uma receita para cupcakes que seja complicada, e faz-se da seguinte forma: Separaram-se as gemas das claras. Batem-se as claras em castelo firme e reservam-se. Numa taça, junta-se o açúcar com as gemas e bate-se muito bem.




Junta-se o sumo de laranja e volta-se a bater. Junta-se farinha (onde se deve juntar o fermento), alternando com o leite e bate-se bem, até estar tudo ligado. No fim, juntam-se as claras em castelo e envolvem-se delicadamente, de baixo para cima, sem bater (este pormenor é muito importante porque torna a massa muito mais leve). Preparam-se formas de queques individuais ou tabuleiros com as cavidades, e dentro destas formas colocam-se as formas de papel (ter em atenção que a embalagem diga que podem ir ao forno, ou indique a temperatura que podem aguentar) sem untar o tabuleiro. Coloca-se a massa nas formas, enchendo até três quartos para não transbordar e leva-se ao forno cerca de 30.

Retirados do forno os bolinhos deixam-se arrefecer um pouco e retiram-se das formas metálicas mantendo as de papel. Com um descaroçador de maçã retira-se uma pequena porção do centro de cada bolinho. Enche-se este buraquinho com o recheio que se pretender, eu pessoalmente utilizo doce de ovos. Depois é cobrir como se desejar.

Uma ideia simples para a cobertura é estender pasta de açúcar de uma cor que se goste, cortar com um cortador redondo à medida de cada bolinho, pincelar o bolinho com um pouco de geleia ou gema de ovo e fazer aderir a rodela de pasta de açúcar, depois decorar a gosto com pastas de açúcar de cores variadas, se for alternando as cores, fica com uma travessa bonita e verdadeiramente colorida.


Ana Sebastião

Título: Como Fazer Cupcakes

Autor: Ana Sebastião (todos os textos)

Visitas: 0

722 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 19:05:15

    Que legal! Muita gente que conheço aprendeu a fazer o cupcake(não é difícil) e até ganha dinheiro com isso! O melhor é que podemos dar de presente, fazer em aniversários, vender, comer mesmo com as amigas, enfim, dá para fazer um montão de coisas!!!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Ana SebastiãoAna Sebastião

    15-10-2012 às 15:47:22

    Partilho sim, mas só para servir de incentivo fica a informação de que é bastante rápido de fazer. Outra coisa também interessante é que a última vez que fiz isto foi com a ajuda de um pequenote de 4 anos, é uma excelente brincadeira para eles, a pasta de açúcar trabalha.se como a plasticina e eles "adoram"!!!

    ¬ Responder
  • Eunice RibeiroEunice Ribeiro

    15-10-2012 às 14:22:21

    Vai partilhando os teus conhecimentos; quando puder comer doces e deixar de ser preguiçosa, eu faço!!!

    ¬ Responder

Comentários - Como Fazer Cupcakes

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios