Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Galba e Otão

Galba e Otão

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Biografias
Galba e Otão

No restrito tempo de um ano, quatro são os nomes associados ao Império Romano: Galba, Otão, Vitélio e Vespasiano. Neste grupo de quatro, Galba e Otão são destacados por Plutarco. Galba foi governador da Hispânia Terraconense, pertencente a uma linhagem de políticos reconhecidos e declarado imperador em 68 d.C.. Otão foi governador da Lusitânia.

Galba ascende a imperador após Nero ser considerado inimigo público pelo Senado. Este, mesmo antes de se apresentar a tribunal já era aclamado imperador pelo povo, contudo demorou algum tempo a aceitar esta nomeação. Após a morte de Nero, anunciado por Ícelo, Galba aceita o cargo. Desde o momento em que ascende a imperador, Galba vai confrontar-se com algum descontentamento por parte dos soldados, pois Nínfidio Sabino prometeu a estes uma quantia de dinheiro impagável para aclamarem Galba como imperador. Galba ainda carregava outro problema consigo: a falta de descendência. O imperador romano não possuía filhos e já tinha uma certa idade, portanto decide adoptar um filho para o seguir. Vínio propôs Otão com o intuito de este casar com a sua filha.

Infelizmente para este oportunista, a escolha recai sobre Lúcio Calpúrnio Pisão Frugi Liciniano e não sobre Marco Otão.

Após a anunciação de Pisão como sucessor de Galba, Otão começa o processo que originará o homicídio de Galba e do seu filho adoptivo. Os soldados, revoltados, começam a aclamar Otão no Foro, culminando na morte de Galba e Pisão. No entanto, a ascensão de Otão rapidamente se transforma em queda quando Vitélio também é aclamdo imperador. A guerra não tardou a chegar, pois um acordo era impossível. Foi na Batalha de Betríaco que estes se confrontaram, concluindo na derrota de Otão e no seu imediato suicidio. Os soldados que apoiavam Otão tiveram que entregar-se a Vitélio.

Segundo Plutarco, os soldados são os grandes culpados pela sucessão e queda dos imperadores. São fracos, ambiciosos, arrogantes, boémios e não têm experiência de guerra. Vão ter um papel determinante na história.

Por fim, o último imperador desta saga foi Vespasiano, que encomendou a morte de Aulo Vitélio, que só governou durante oito meses, mas foi o suficiente para ficar conhecido pela sua crueldade. Vespasiano deu inicio à dinastia dos Flávios.

A obra Vidas de Galba e de Otão de Plutarco é uma obra de grande valor histórico e documental que descreve ao pormenor a sucessão de Nero, Galba, Otão, Vitélio e Vespasiano e, consequentemete, as suas quedas.
Na obra há duas fases fundamentais a salientar: a morte de Nero e sucessão de Galba, Otão é proclamado imperador pelos soldados e manda assassinar Galba e o seu filho e Vitélio ganha a batalha contra a Otão e é proclamado imperador.


Daniela Vicente

Título: Galba e Otão

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

624 

Comentários - Galba e Otão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios