Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Galba e Otão

Galba e Otão

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Biografias
Galba e Otão

No restrito tempo de um ano, quatro são os nomes associados ao Império Romano: Galba, Otão, Vitélio e Vespasiano. Neste grupo de quatro, Galba e Otão são destacados por Plutarco. Galba foi governador da Hispânia Terraconense, pertencente a uma linhagem de políticos reconhecidos e declarado imperador em 68 d.C.. Otão foi governador da Lusitânia.

Galba ascende a imperador após Nero ser considerado inimigo público pelo Senado. Este, mesmo antes de se apresentar a tribunal já era aclamado imperador pelo povo, contudo demorou algum tempo a aceitar esta nomeação. Após a morte de Nero, anunciado por Ícelo, Galba aceita o cargo. Desde o momento em que ascende a imperador, Galba vai confrontar-se com algum descontentamento por parte dos soldados, pois Nínfidio Sabino prometeu a estes uma quantia de dinheiro impagável para aclamarem Galba como imperador. Galba ainda carregava outro problema consigo: a falta de descendência. O imperador romano não possuía filhos e já tinha uma certa idade, portanto decide adoptar um filho para o seguir. Vínio propôs Otão com o intuito de este casar com a sua filha.

Infelizmente para este oportunista, a escolha recai sobre Lúcio Calpúrnio Pisão Frugi Liciniano e não sobre Marco Otão.

Após a anunciação de Pisão como sucessor de Galba, Otão começa o processo que originará o homicídio de Galba e do seu filho adoptivo. Os soldados, revoltados, começam a aclamar Otão no Foro, culminando na morte de Galba e Pisão. No entanto, a ascensão de Otão rapidamente se transforma em queda quando Vitélio também é aclamdo imperador. A guerra não tardou a chegar, pois um acordo era impossível. Foi na Batalha de Betríaco que estes se confrontaram, concluindo na derrota de Otão e no seu imediato suicidio. Os soldados que apoiavam Otão tiveram que entregar-se a Vitélio.

Segundo Plutarco, os soldados são os grandes culpados pela sucessão e queda dos imperadores. São fracos, ambiciosos, arrogantes, boémios e não têm experiência de guerra. Vão ter um papel determinante na história.

Por fim, o último imperador desta saga foi Vespasiano, que encomendou a morte de Aulo Vitélio, que só governou durante oito meses, mas foi o suficiente para ficar conhecido pela sua crueldade. Vespasiano deu inicio à dinastia dos Flávios.

A obra Vidas de Galba e de Otão de Plutarco é uma obra de grande valor histórico e documental que descreve ao pormenor a sucessão de Nero, Galba, Otão, Vitélio e Vespasiano e, consequentemete, as suas quedas.
Na obra há duas fases fundamentais a salientar: a morte de Nero e sucessão de Galba, Otão é proclamado imperador pelos soldados e manda assassinar Galba e o seu filho e Vitélio ganha a batalha contra a Otão e é proclamado imperador.


Daniela Vicente

Título: Galba e Otão

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

624 

Comentários - Galba e Otão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Desporto
Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!\"Rua
A Maratona de Boston é a mais antiga maratona anual do mundo e se classifica como um dos eventos de corrida de estrada de grande prestígio. O Boston Athletic Association gera esse clássico americano, que é patrocinado pela John Hancock Financial Services.

A Maratona de Boston tem se destacado como o evento máximo dentro do esporte de corridas de estrada em virtude de sua tradição, longevidade e método de ganhar a entrada na corrida (via qualificação). Para isso, você terá aqui algumas informações sobre esse evento que atrai milhões de pessoas e que tem a participação de patrocinadores, voluntários, corredores, imprensa e muito mais!!!

Aos Participantes:
Todos os participantes receberão:
* A entrada para a festa das massas na pré-corrida e festa pós-corrida
* Programa Oficial da raça e Racers Resultados Livro
* A T-shirt de manga comprida
* Transporte para o início
* Finalizadores receberão uma medalha comemorativa.

Desde 1996, a Maratona de Boston tem utilizado um sistema de cronometragem computador. Os relógios digitais que exibem o tempo decorrido estão localizados em cada milha e com o marcador de cinco quilômetros. A distância a percorrer é de 26 milhas, com 385 metros (42,195 km).

Informações sobre o evento:
A cidade de Boston oferece uma variedade de artes de palco, com emocionantes passeios aos locais turísticos, eventos esportivos, e áreas comerciais. Para ajudar a fornecer-lhe algumas ideias para quando você estiver esse evento na cidade, por favor consulte os seguintes links:

http://www.bostonusa.com/
http://www.massvacation.com/
http://www.cityofboston.gov/

Os voluntários:
Todos e cada um dos 10 mil voluntários são de vitais importâncias para a experiência que é dada aos participantes locais e internacionais da corrida. Pode-se ver a união no trato uns com os outros com todo o respeito, compaixão e empatia. Cada um encoraja uns aos outros para alcançar seus objetivos e cumprir ao máximo do seu potencial. A comunidade que você cria dentro do rol de voluntários é algo que todo mundo merece fazer parte.

Os patrocinadores:
Desde 1986, o Boston Athletic Association usou patrocínios para ajudar a manter a Maratona de Boston como a corrida mais venerada e respeitada no mundo. Graças ao principal patrocinador John Hancock Financial - que estará comemorando seu 30 º ano em 2015 - a Maratona de Boston oferece uma premiação de $ 806.000 para o qual os atletas competem todos os anos. John Hancock também fornece recursos financeiros para supervisionar a John Hancock Elite Athlete Team, que traz muitos dos melhores corredores de todo o mundo a cada dia Hopkinton Patriots. A empresa hospeda os atletas para a semana da corrida no "John Hancock Elite Athlete Village" criado no John Hancock Conference Center.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios