Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Galba e Otão

Galba e Otão

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Biografias
Galba e Otão

No restrito tempo de um ano, quatro são os nomes associados ao Império Romano: Galba, Otão, Vitélio e Vespasiano. Neste grupo de quatro, Galba e Otão são destacados por Plutarco. Galba foi governador da Hispânia Terraconense, pertencente a uma linhagem de políticos reconhecidos e declarado imperador em 68 d.C.. Otão foi governador da Lusitânia.

Galba ascende a imperador após Nero ser considerado inimigo público pelo Senado. Este, mesmo antes de se apresentar a tribunal já era aclamado imperador pelo povo, contudo demorou algum tempo a aceitar esta nomeação. Após a morte de Nero, anunciado por Ícelo, Galba aceita o cargo. Desde o momento em que ascende a imperador, Galba vai confrontar-se com algum descontentamento por parte dos soldados, pois Nínfidio Sabino prometeu a estes uma quantia de dinheiro impagável para aclamarem Galba como imperador. Galba ainda carregava outro problema consigo: a falta de descendência. O imperador romano não possuía filhos e já tinha uma certa idade, portanto decide adoptar um filho para o seguir. Vínio propôs Otão com o intuito de este casar com a sua filha.

Infelizmente para este oportunista, a escolha recai sobre Lúcio Calpúrnio Pisão Frugi Liciniano e não sobre Marco Otão.

Após a anunciação de Pisão como sucessor de Galba, Otão começa o processo que originará o homicídio de Galba e do seu filho adoptivo. Os soldados, revoltados, começam a aclamar Otão no Foro, culminando na morte de Galba e Pisão. No entanto, a ascensão de Otão rapidamente se transforma em queda quando Vitélio também é aclamdo imperador. A guerra não tardou a chegar, pois um acordo era impossível. Foi na Batalha de Betríaco que estes se confrontaram, concluindo na derrota de Otão e no seu imediato suicidio. Os soldados que apoiavam Otão tiveram que entregar-se a Vitélio.

Segundo Plutarco, os soldados são os grandes culpados pela sucessão e queda dos imperadores. São fracos, ambiciosos, arrogantes, boémios e não têm experiência de guerra. Vão ter um papel determinante na história.

Por fim, o último imperador desta saga foi Vespasiano, que encomendou a morte de Aulo Vitélio, que só governou durante oito meses, mas foi o suficiente para ficar conhecido pela sua crueldade. Vespasiano deu inicio à dinastia dos Flávios.

A obra Vidas de Galba e de Otão de Plutarco é uma obra de grande valor histórico e documental que descreve ao pormenor a sucessão de Nero, Galba, Otão, Vitélio e Vespasiano e, consequentemete, as suas quedas.
Na obra há duas fases fundamentais a salientar: a morte de Nero e sucessão de Galba, Otão é proclamado imperador pelos soldados e manda assassinar Galba e o seu filho e Vitélio ganha a batalha contra a Otão e é proclamado imperador.


Daniela Vicente

Título: Galba e Otão

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

624 

Comentários - Galba e Otão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios