Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Civilização Minóica

Civilização Minóica

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Civilização Minóica

Os primeiros povos gregos apareceram por volta do ano 2000 a.C.. Eram povos chamados pré-helénicos de origem indo-europeia. Trouxeram técnicas e experiências do Egito do oriente, zonas mais desenvolvidas na época. A entrada na Idade do Bronze ficou caracterizada pelo domínio dos metais. Isto possibilitou a produção de instrumentos aplicáveis no dia a dia. Entre 1600 a 1400 a.C., Cnossos tornou-se na cidade mais importante da Grécia. Cnossos tinha um grande palácio onde se fazia culto aos deuses.

A civilização cretense durante a Idade do Bronze desenvolveu três fases distintas denominadas minoicas: Minoico Antigo (2700-2000 a.C.), Minoico Médio (2000-1750 a.C.) e Minoico Recente (1750-1400 a.C.).

No Minoico Antigo desenvolveram contactos com a região do próximo oriente e produziram vasos de pedra, carimbos e alguns artefactos de ouro. No Minoico Médio ouve um aumento das trocas entre Creta e outras regiões do Mediterrâneo Oriental. Em Cnossos, Mália e Festos foram erguidos magníficos palácios. Produziram-se pequenas peças em terracota. No Minoico Recente, o povo micénico ocupou Cnossos.

No final da Idade do Bronze (1600-1100 a.C.), a civilização micénica beneficiou da sua intensa atividade comercial. Era um povo guerreiro e avançado a nível técnico. Edificou fortalezas de proteção e contribuiu túmulos de forma circular. Após o seu ponto alto foi assolada por uma grave crise.

A civilização micénica obtém o seu nome da vila Micenas, situada no Peloponeso. Os micénicos já falavam grego. Não tinham uma unidade política, mas vários reinos micénicos. O centro político destes encontrava-se no palácio.

Os micénicos praticavam o comércio e gostavam da guerra e da caça. Por volta de 1400 a.C. os micénicos teriam ocupado Cnossos, centro da cultura minoica. Tinham imponentes fortificações nos centros de poder, sendo a sua arquitetura superior ao período minoico. À volta da cidade, construíram uma faixa de muralhas defensivas. Para a sua construção usaram pedra. Não interessava a estética das muralhas mas a sua resistência ao inimigo. O ponto alto da Civilização Micénica caracterizou por um forte poder militar e político, pelas relações comerciais com povos longínquos e desenvolvimento no campo das artes.

O mundo micénico entrou em crise, todavia os autores não estão em concordância nas razões. Fala-se em conflitos internos, alterações climáticas, cataclismos e pestes.


Daniela Vicente

Título: Civilização Minóica

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

761 

Comentários - Civilização Minóica

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios