Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Telemóveis > Uso responsável do telemóvel

Uso responsável do telemóvel

Categoria: Telemóveis
Visitas: 4
Comentários: 3
Uso responsável do telemóvel

Com o seu lançamento em 1973, na cidade norte-americana de Nova Iorque, o celular abriu inúmeras outras formas eficientes e rápidas de comunicação e relação inter-pessoal. No princípio eles eram demasiadamente pesados, excessivamente caros e de grande extensão. Não tinham a área de cobertura que hoje têm e ainda pertenciam ao sistema analógico e não ao atual sistema digital.

Aos poucos os telefones móveis foram diminuindo seu tamanho e peso, aumentando suas funções, capacidades e abrangências e, com isso, adquirindo mais credibilidade. Atualmente são poucas as famílias no mundo que não têm este tipo de tecnologia. A telefonia móvel tornou-se digital e o celular é um dos mais comuns aparatos tecnológicos utilizados diariamente. Hoje os telemóveis são pequenos, a duração das baterias é bem maior, a área de cobertura das operadoras é bastante grande e eles possuem inúmeras finalidades.

O uso dos aparelhos celulares atuais vai muito além da simples opção de ligações telefônicas. Eles são centrais de multimídia, pois contém alta tecnologia, possibilidade de conexão à internet, troca de informações, imagens, mensagens, vídeos, agem como câmera fotográfica, são gravadores de voz, possuem variados jogos, recebem e enviam arquivos, conectam diferentes rádios entre outras múltiplas opções de uso.

Diante disso seu uso está cada vez mais intenso, principalmente nos jovens. É irresistível a utilização de suas funções. Com isso, há, por vezes e, em alguns casos, um excesso de uso causando prejuízos e danos em diversas áreas. É preciso que o uso desse aparelho seja repensado e que algumas reflexões sejam feitas, evitando, assim, transtornos e incomodações desnecessários. O uso responsável do telefone móvel é fundamental. Não há uma cartilha de boas maneiras ao celular ou de como educadamente e responsavelmente utilizar esse aparelho. Por isso, alguns pontos devem ser observados e reavaliados.

Começando na infância, os pais precisam avaliar se realmente há necessidade de crianças portarem e manipularem celulares da mesma forma que os adultos. Ainda é fundamental lembrar que o uso durante o período escolar prejudica o rendimento do aluno visto que o telefone móvel e todas as suas possibilidades distraem, gerando transtornos na sala de aula e desviando o foco da aprendizagem. Seu uso nesse caso deve ser responsável. Se a criança ou adolescente portar o aparelho, este deve ser usado em momentos apropriados como o horário do recreio ou nos intervalos entre uma aula ou outra se houver este tempo. Os pais devem estar atentos para não ligarem para os filhos em momentos de aula.

Na adolescência o uso do celular deve igualmente ser canalizado para fins e momentos de utilidade e não apenas para conexão das possibilidades multimídias dele. Os jovens apresentam forte tendência a se isolarem e tendo um aparelho tecnológico com inúmeras possibilidades como os celulares de última geração eles só vão querer estar ligados a ele, esquecendo das tarefas diárias, das relações familiares e do estudo. Cabe aos responsáveis por estes adolescentes orientá-los quanto a um uso responsável desse tipo de tecnologia. Por exemplo, não substituir as funções de interação tecnológica pelos momentos de amizades presenciais, evitar o uso do aparelho nos momentos das aulas, não passar conectado ao aparelho muitas horas por dia, entre outros cuidados.  O telemóvel é uma ferramenta e tanto de interação, mas seu uso deve ser dosado a fim de não prejudicar uma vida saudável.

Para os adultos o uso do aparelho celular também deve ser responsável. É imprescindível seguir alguns procedimentos básicos de conduta em relação aos celulares, especialmente no trânsito. O aparelho e suas funções exigem atenção e proporcionam momentos de distração que não combinam de forma alguma com a direção. Inúmeros são os acidentes ocorridos nas ruas e estradas devido ao uso do celular na direção. É importante que o motorista não se distraia ao dirigir. Logo, sempre que for preciso pegar o volante, é prudente deixar o telefone no silencioso ou desligado, evitando a distração que gera ao atendê-lo. Caso seja necessário mantê-lo ligado, ao receber uma chamada o ideal é ir para o acostamento, estacionar o carro e atender. É recomendável nesses casos que deixar a caixa postal do telefone instalada para receber recados e após retorná-los.

Evitar atender ligações em locais públicos, falar alto demais, deixando pessoas desconhecidas participarem das conversações, evitar usar os aparelhos em reuniões, palestras, aulas, celebrações eucarísticas, comemorações formais e consultas médicas são também sinôminos de usos responsáveis da telefonia móvel.


Rosana Fernandes

Título: Uso responsável do telemóvel

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 4

765 

Imagem por: JesReeves

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    29-10-2014 às 12:10:30

    Temos que ter responsabilidade com tudo que utilizamos no nosso cotidiano. Muitas vezes, ficamos escravos e muito, excessivamente presos e dependentes. É preciso dosar o uso do telemóvel para que não prejudique nossos relacionamentos.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    02-06-2014 às 15:36:57

    O uso responsável do telemóvel tem sido um grande questionamento, visto ao uso excessivo de adolescentes e jovens. Devido a tecnologia com redes sociais, eles estão super dependentes, usando-o em excesso e mesmo sem perceber, estão sendo muito prejudicados. É importante ter controle no seu uso diário.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Gisele

    22-02-2013 às 05:49:01

    Há sim cartilha para o uso responsável do telefone celular, você deveria pesquisar mais antes de escrever algo do tipo.

    ¬ Responder

Comentários - Uso responsável do telemóvel

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: JesReeves

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios