Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Ser Doador de Medula Óssea

Ser Doador de Medula Óssea

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 1
Ser Doador de Medula Óssea

Ser dador de medula óssea é um assunto sério, mas acima de tudo, ser dador não custa nada.

Compreender o processo e a sua importância é fundamental enquanto cidadão, mas acima de tudo enquanto Ser Humano. Hoje podemos dar, amanhã quem sabe receber.

Se ainda tem dúvidas, esclareça algumas por aqui.

Em primeiro lugar, saiba o que é a medula óssea. A medula óssea preenche os ossos e as cavidades esponjosas dos mesmos. É um tecido mole onde existem células com uma extraordinária capacidade de dar origem a outras células do sangue periférico. Em suma, este tecido diferencia-se de forma única e diferente com células diferentes de todos os outros e que tem a capacidade de se transformar em outras células que sejam necessárias. São também conhecidas por células estaminais, tantas vezes faladas. As células renovam-se frequentemente, equilibrando permanentemente os mesmos níveis.

Conhecida por transfusão, esta operação é geneticamente conhecida por transplantação e consiste em implantar as células da medula do dador no doente.

Estas células saudáveis vão substituir as células doentes do paciente.

Por se tratarem de células que se regeneram rapidamente, existe a possibilidade de se ser dador durante uma vida (dentro dos limites de idades impostos).

Muitas vezes não nos apercebemos da importância de se ser dador de medula óssea. Este pequeno gesto pode salvar vidas. Doenças graves e mortais podem ser curadas com esta transplantação. A leucemia é uma dessas doenças e pode afetar crianças, adultos e idosos.

As compatibilidades começam por ser estudadas entre familiares diretos como os irmãos, devido às características tecidulares paternas e maternas. Só na eventualidade de não existir compatibilidade entre familiares é que se dá lugar à esperança de encontrar um dador nos bancos de voluntários.

Ser dador é simples. Em Portugal basta ter entre 18 e 45 anos, não ter nenhuma doença crónica e ser saudável. Para se voluntariar, desloque-se a um centro de recolha (Centro de Dadores). Irá preencher os devidos impressos e dar sangue como se fosse fazer umas simples analise clinicas. O processo é rápido e sem quaisquer efeitos secundários.

Na eventualidade de ser identificado um dador, este será informado. Ao aceitar, o voluntário autorizará a continuidade do processo.

Serão então feitos testes adicionais de compatibilidade e são esclarecidas todas as dúvidas.

Ao chegar a fase de transplantação, existem 2 processos que podem acontecer.
Na primeira, as células são feitas através do interior dos ossos pélvicos, o que requer uma anestesia geral e breve internamento – Colheita a partir da medula óssea.

No segundo caso – Colheita de células progenitoras periféricas – a colheita é feita no sangue periférico através de um processo de nome aférese. Aqui o dador toma um medicamento que faz aumentar o processo de crescimento de células progenitoras.

Todo o processo é gratuito e o dador está isento de qualquer tipo de pagamentos médicos.

Mais importante que tudo, estará a salvar uma vida e é com isso que viverá toda a sua vida.


Carla Horta

Título: Ser Doador de Medula Óssea

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

617 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJuliana Marques

    03-07-2012 às 10:15:46

    Obrigado pelas informações, mas gostaria de pedir uma outra, o dador sente dor enquanto lhe é feita a colheita?
    Obrigada

    ¬ Responder

Comentários - Ser Doador de Medula Óssea

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Estratégia do arco-íris

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Serviços
Estratégia do arco-íris\"Rua
Pessoas comuns estão a descobrir novas estratégias que supostamente fazem dinheiro rápido. Mas, a verdade da questão é que, isso é quase impossível. Ao longo de sua jornada de negociação, vai experimentar algumas vitórias e derrotas. Então, vejamos uma das estratégias que irá produzir mais vitórias do que derrotas: a estratégia do arco-íris. Esta é uma estratégia muito poderosa que qualquer um pode utilizar, especialmente novatos lá fora. Se é novo no comércio de opções binárias e gostaria de ganhar dinheiro online, esta é a estratégia ideal para si.

A estratégia do arco-íris envolve um período de 6, 14 e 26 períodos, períodos de média móvel exponencial. Estes permitem filtrar os movimentos menores no mercado e dar-lhe uma visão clara da tendência.

O mercado está numa tendência alta quando o período de 6 EMA está no topo dos 14 períodos EMA e dos 26 períodos EMA. A tendência baixa ocorre quando as EMA cruzam-se. Agora, os 26 períodos EMA devem estar no topo da EMA de 14 períodos. Em tendências altas, os comerciantes devem concentrar-se principalmente em opções de compra.

Uma opção de compra pode ser acionada quando o preço para baixo remonta à EMA 14 e começa a mover-se para cima. Uma opção de venda pode ser acionada quando o preço refaz para cima, e os períodos EMA 14 começam a mover-se para baixo.

As vantagens desta estratégia é que muitos dos sinais são precisos e não requerem muita análise para fazer um bom negócio. Com a gestão de risco adequada, pode fazer desta a sua principal estratégia. Mas, antes de tomar essa decisão, saiba que existem algumas desvantagens. O preço às vezes pode ir além dos 14 períodos de EMA. Alguns comerciantes podem não saber como reagir a isso.

Além disso, mesmo se os mercados são tendências, ainda existe a possibilidade de dar sinais falsos, mas com a gestão de riscos aplicadas, esses sinais falsos não causam muito dano. Combinar esta estratégia com coisas como Fibonacci, linhas de tendência ou médias móveis podem ajudar a reduzir as chances de perdas.

Em geral, a estratégia do arco-íris é um grande indicador. Ele faz maravilhas nos mercados de tendências e é muito fácil de usar para os comerciantes de todos os níveis. No fim de contas, é apenas uma questão de fazer uma boa gestão de risco. É uma ótima estratégia para iniciantes começarem a usar e obterem vitórias, experiência e bastante dinheiro.

Pesquisar mais textos:

Jerónimo Diogo Magalhães

Título:Estratégia do arco-íris

Autor:Jerónimo Diogo Magalhães(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios