Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Ser Doador de Medula Óssea

Ser Doador de Medula Óssea

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 1
Ser Doador de Medula Óssea

Ser dador de medula óssea é um assunto sério, mas acima de tudo, ser dador não custa nada.

Compreender o processo e a sua importância é fundamental enquanto cidadão, mas acima de tudo enquanto Ser Humano. Hoje podemos dar, amanhã quem sabe receber.

Se ainda tem dúvidas, esclareça algumas por aqui.

Em primeiro lugar, saiba o que é a medula óssea. A medula óssea preenche os ossos e as cavidades esponjosas dos mesmos. É um tecido mole onde existem células com uma extraordinária capacidade de dar origem a outras células do sangue periférico. Em suma, este tecido diferencia-se de forma única e diferente com células diferentes de todos os outros e que tem a capacidade de se transformar em outras células que sejam necessárias. São também conhecidas por células estaminais, tantas vezes faladas. As células renovam-se frequentemente, equilibrando permanentemente os mesmos níveis.

Conhecida por transfusão, esta operação é geneticamente conhecida por transplantação e consiste em implantar as células da medula do dador no doente.

Estas células saudáveis vão substituir as células doentes do paciente.

Por se tratarem de células que se regeneram rapidamente, existe a possibilidade de se ser dador durante uma vida (dentro dos limites de idades impostos).

Muitas vezes não nos apercebemos da importância de se ser dador de medula óssea. Este pequeno gesto pode salvar vidas. Doenças graves e mortais podem ser curadas com esta transplantação. A leucemia é uma dessas doenças e pode afetar crianças, adultos e idosos.

As compatibilidades começam por ser estudadas entre familiares diretos como os irmãos, devido às características tecidulares paternas e maternas. Só na eventualidade de não existir compatibilidade entre familiares é que se dá lugar à esperança de encontrar um dador nos bancos de voluntários.

Ser dador é simples. Em Portugal basta ter entre 18 e 45 anos, não ter nenhuma doença crónica e ser saudável. Para se voluntariar, desloque-se a um centro de recolha (Centro de Dadores). Irá preencher os devidos impressos e dar sangue como se fosse fazer umas simples analise clinicas. O processo é rápido e sem quaisquer efeitos secundários.

Na eventualidade de ser identificado um dador, este será informado. Ao aceitar, o voluntário autorizará a continuidade do processo.

Serão então feitos testes adicionais de compatibilidade e são esclarecidas todas as dúvidas.

Ao chegar a fase de transplantação, existem 2 processos que podem acontecer.
Na primeira, as células são feitas através do interior dos ossos pélvicos, o que requer uma anestesia geral e breve internamento – Colheita a partir da medula óssea.

No segundo caso – Colheita de células progenitoras periféricas – a colheita é feita no sangue periférico através de um processo de nome aférese. Aqui o dador toma um medicamento que faz aumentar o processo de crescimento de células progenitoras.

Todo o processo é gratuito e o dador está isento de qualquer tipo de pagamentos médicos.

Mais importante que tudo, estará a salvar uma vida e é com isso que viverá toda a sua vida.


Carla Horta

Título: Ser Doador de Medula Óssea

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

617 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJuliana Marques

    03-07-2012 às 10:15:46

    Obrigado pelas informações, mas gostaria de pedir uma outra, o dador sente dor enquanto lhe é feita a colheita?
    Obrigada

    ¬ Responder

Comentários - Ser Doador de Medula Óssea

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios