Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Periodontite ou piorréia

Periodontite ou piorréia

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 94
Comentários: 34
Periodontite ou piorréia

A periodontite ocorre quando a gengivite estende-se até as estruturas de suporte ao dente. Esta é uma das principais causas de perda de dentes em adultos e é a principal causa em pessoas idosas.

Causa: a maioria dos casos de periodontite é decorrente do acumulo prolongado de placa e de tártaro entre os dentes e as gengivas. Ocorre a formação de bolsas entre os dentes e as gengivas, as quais se estendem para baixo, entre a raiz do dente o osso subjacente. Essas bolsas acumulam placa bacteriana em um ambiente sem oxigénio, o que promove o crescimento de bactérias. Se o problema persistir, ocorrera uma grande destruição do maxilar adjacente e o dente poderá tornar-se frouxo.

O grau de desenvolvimento da periodontite difere consideravelmente, mesmo entre indivíduos que possuem quantidades similares de tártaro. Isto ocorre provavelmente porque as suas placas contêm tipos e quantidades de bactérias diferentes também porque os indivíduos respondem de forma diferente as bactérias.

A periodontite pode produzir episódios de atividades destrutivas que duram meses, os quais são seguidos por períodos nos quais a doença aparentemente não causa maiores danos. Muitas pessoas (exemplos: diabetes mellitus, síndrome de down, doença de crohn, a deficiência de glóbulos brancos e a AIDS) podem predispor a periodontite. A periodontite evolui rapidamente nos indivíduos com AIDS.

Sintomas e diagnóstico: os sintomas iniciais de periodontite são o sangramento, a hiperemia gengival e a halitose. Os dentistas mensuram a profundidade das bolsas nas gengivas com uma sonda fina e as radiografias revelam o grau de perda óssea. À medida que a destruição do tecido ósseo aumenta, os dentes tornam-se frouxos e mudam de posição. Frequentemente, os dentes da frente projetam-se para fora. A periodontite geralmente é indolor até os dentes tornarem-se suficientemente frouxos e serem movidos durante a mastigação ou até que ocorra a formação de um abscesso (acumulo de pus).

O tratamento: ao contrário da gengivite que geralmente desaparece com um bom cuidado bucal, a periodontite exige cuidados profissionais. Um paciente com uma boa higiene bucal pode limpar apenas 2 mm sob a linha da gengiva. O dentista pode limpar bolsas com até 5mm de profundidade utilizando uma cureta e uma lima de Ca-panal, que move totalmente o tártaro e a superfície doente da raiz. Para bolsas de 6 mm ou mais, a cirurgia frequentemente é necessária.

O dentista ou o periodontista também pode remover parte da gengiva separada para que o restante da gengiva possa aderir firmemente aos dentes e o indivíduo possa remover a placa em casa. O dentista pode prescrever antibióticos, especialmente quando ocorre a formação de um abscesso. Ele também pode inserir filamentos e impregnados de antibióticos nas bolsas profundas, de modo que concentrações elevadas dessas substâncias possam atingir a área doente. Os obscenos periodontais causam uma exacerbação da destruição óssea, mas o tratamento imediato (cirúrgico ou com antibióticos) permite a recuperação da maior parte do osso lesado.


Waldiney Melo

Título: Periodontite ou piorréia

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 94

797 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 34 )    recentes

  • WILLIAM DE FREITASD BEZERRA

    14-07-2014 às 16:31:03

    Estou com problemas de inflamação nas gengivas.Não é fácil.Incomoda bastante.Por gentileza,uma medicação eficaz alivia muito.Agradeço a oportunidade de trater o problema melhor.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    18-07-2014 às 09:26:09

    Olá, William. Um remédio muito bom, natural e eficaz é com um pedaço de aloe vera. Faça assim:
    Pegue as folhas de aloe vera e retire as espinhas, depois, corte em formato longitudinal. Em seguida, retire o gel que se desprende dela, e faça os enxágues bucais.
    Ela possui propriedades anti-inflamatórias, bactericidas e que irão resolver esse problema de inflamação na gengiva.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • osmar

    26-02-2013 às 18:15:31

    olá,estou com os dente da frente afrouxando gostaria de saber se é piorréia e qual remédio tomar,obrigado.

    ¬ Responder
  • Adeildes

    31-01-2013 às 21:05:56

    Olá
    estou com 03 dentes nesta situação, o da frente ta a com a gengiva inchada e cresceu um pouco o tamanho da gengiva e os outros dois ta também com a a gengiva inchada e sainho abcesso(pus) e tem época que mim incomoda muito.Fui ao dentista ela mim a aconselhou a fazer uma raspagem e remoção de tártaro e tirou 02 raiox dos dois mais graves e já fiz. Gostaria de saber se tem outros meios de resolver principalmente a gengiva inchada, sem contar as dores de abeça que sinto. Tenho que tomar algum remédio especifico, tenho que tirar uma radiografia sei lá.
    obrigada! gostaria de resposta pelo email

    ¬ Responder
  • wellington o cardoso

    02-12-2012 às 04:10:07

    ola boa noite amigos eu estou com sagramentos nás gengival e com bousas de pus qundo eu aperto e varios dentes mole que remedio devo tomar ???muito grato se vcs poder me ajudar que deus abençoe a todos

    ¬ Responder
  • janice santos

    11-11-2012 às 23:29:27

    oi me chamo janice,a meses estou com maxilar como se estivesse souto,e com dificuldades de mastigar estava encomodando mais nao muito.Apos ir a um churrasco piorou tudo agora o meu maxilar travou de vez,e eu estou sentindo muita dor,o que poderia ser?me mande uma resposta por email

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMila

    25-06-2013 às 08:08:19

    Procure um cirurgia buco maxilo facial

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatização

    24-10-2012 às 09:57:14

    Pergunte ao dentista.

    ¬ Responder
  • DELFINO FELIPE BALEGAS

    23-09-2012 às 23:05:05

    BOA NOITE pENSO QUE ESTOU COM PIORREIA POIS OS SINTOMAS SÃO ESSES. AS GENGIVAS INFLAMA E ENCOLHEM OS DENTES ABANAM E TENHO DORES CONSTANTES.SOLICITO ME INFORMEM SE PODEREI ACEDER A ALGUM PROGRAMA ESPECIAL DE TRATAMENTO A PRAZO?

    ¬ Responder
  • Tiana

    10-09-2012 às 16:50:37

    Meu marido esta com piorreia, qual o especialista que ele deve procurar????

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCarla Horta

    07-09-2012 às 13:39:15

    Tive durante muitos anos periodontite nos dentes de baixo. Nenhum tinha caries nem estavam estragados. Apesar de todos os tratamentos que fiz, acabei por ter de tirá-los e colocar uma prótese. O aspeto é bem melhor e já consigo comer sem sentir aquele frio hórrivel que faz doer. No entanto, não há nada como ter os seus próprios dentes.

    ¬ Responder
  • gil

    20-08-2012 às 00:50:35

    estou com piorrea que remedio devo tomar

    ¬ Responder
  • romerciaromercia

    28-03-2012 às 21:31:50

    oi boa tarde eu estou compiorreia meus dentes da frentes estão moles e saindo sangue e pus qual o medicamento q devo tomar

    ¬ Responder
  • deisi

    12-05-2014 às 19:13:50

    vá logo ao periodontista pois eu tinha esperei de mais e tive que tirar quase todos e colocar uma prótese.

    ¬ Responder
  • tabajara norattabajara norat

    21-11-2011 às 15:46:00

    os dentes ficam moles com a piorréia antes ou depois da inflamação? alguem poderia informar-me sobre isso?

    ¬ Responder
  • Raquel

    21-02-2013 às 14:31:48

    Os dentes ficam moles porque existe a presença de placa bacteriana mineralizada,juntamente com bactérias.A gengiva inflama, e acontece destruição do osso que mantem os dentes firmes.

    ¬ Responder
  • tabajara norattabajara norat

    21-11-2011 às 15:31:40

    @Mariana Lino
    gostaria de saber se obteve informações para tratamento de piorréia na rede pública e onde?
    O atendimento foi na rede pública federal (INSS) ou na rede pública estadual Grato

    ¬ Responder
  • SuellenSuellen

    18-11-2011 às 16:16:56

    Eu Tenho A Piorreia E So Tenho 19 Anos. E Meu Medico Esta Cobrando Caro Pelo O Tratamento E Nao Tenho O Dinheiro Que Ele Esta Pedindo. Gostaria De Saber Si Tem Esse Tratamento Na Rede Publica? Por Favor Me Manda A Resposta Pelo Meu Email, E Em Que Lugal Eu Encontro Esse Tratamento?

    ¬ Responder
  • Josa Maria Lemoscris

    13-10-2011 às 15:15:41

    nao se contagia,solamente se de a pessoas que fuman muito e bebem.e tambem fumam marijuana

    ¬ Responder
  • tatihana maria ferreira

    20-01-2016 às 21:51:46

    A piorreia não só dá em pessoas que fumam,meu dentista disse que é genetico,na minha família tem pessoas fumantes e não fumantes e todos nós temos piorreia,hoje mesmo extrai um ,já perdi quase todos os dentes.

    ¬ Responder
  • carlacarla

    29-09-2011 às 21:10:20

    ba mais
    tu e muito idiota se essa doença pega me diz se a tua empregada tivesse cançer ou outra doença agora se andas beijando ela na boca a pega

    ¬ Responder
  • anneanne

    05-05-2011 às 19:25:29

    gostaria de saber se é contagioso?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojulianna

    31-03-2012 às 01:02:47

    a periodontite ou piorréia não é contagiosa.

    ¬ Responder
  • ROSELI A.R.DONEDAROSELI A.R.DONEDA

    14-04-2011 às 14:09:24

    GOSTARIA DE SABER, SE A PERIODONTITE TEM O MESMO SINTOMA DA PIORRÉIA E, SE O TRATAMENTO É O MESMO? COMECEI A FAZER TRATAMENTO COM UM DENTISTA, MAS NÃO ME PASSOU CONFINÇA!!!! TAMBÉM GOSTARIA DE SABER QUAL É A PRIMEIRA PROVIDÊNCIA À SER TOMADA EM UM CASO DESSES.
    ATT.
    ROSELI

    ¬ Responder
  • genival almeida santosgenival almeida santos

    21-02-2011 às 18:50:00

    Boa Tarde,tenho problemas de periodontia como:
    Gengiva inchadas,pus em alguns, dentes.
    Como faço para ter um atendimento grátis em uma rede pública de saúde.
    Obs. favor enviar resposta por email.
    Muito, grato

    ¬ Responder
  • patriciapatricia

    10-02-2011 às 23:47:52

    eu estou com um dente frouxo e gostaria de saber porq?
    isso é normal
    escutei que pessoas tem dentes frouxos quando adultos
    eu tenho 15 e to com um dente frouxo

    ¬ Responder
  • francevaniofrancevanio

    30-01-2011 às 14:42:55

    tem algum tratamento,que seja eficaz contra o tártaro,obg.

    ¬ Responder
  • ivaneideivaneide

    23-10-2010 às 21:03:15

    Ola
    Boa tarde
    Gostaria de tirar uma duvida é quue eu sinto um gosto amargo na boca e tenho impressao de ter mau halito,eu ja fui ao meu dentista e ele falou que eu só precisava fazer limpeza para remoçao de tartaros,mas estou procupada,pois eu acho que tenho periodontite,Isso causa mau halito??
    Desde ja agradeço lhe a resposta.

    ¬ Responder
  • vivianeviviane

    05-09-2010 às 16:32:49

    Boa tarde,qual é a diferença entre Guma, periodontite e piorréia? É contagioso? Os dentes após amolecerem bem pouco é possível inrijecer com tratamentos de antibióticos e remoção de tártaros? um paciente com guma pode estar com hiv? Vcs podem mandar pro meu e-mail, muito obrigada Viviane

    ¬ Responder
  • creusimar limacreusimar lima

    05-09-2010 às 12:15:21

    meu marido encontra-se com piorreia, sou da área de saúde e venho observando isso desde que o conheci. é contagioso?

    ¬ Responder
  • Antonio AraujoEdson Farias

    04-08-2010 às 15:05:47

    a periodonite cronica pode ser considerada uma iniciação cancerigina bucal ou não.

    ¬ Responder
  • Mariana LinoMariana Lino

    26-05-2010 às 17:40:49

    Estou diagnosticada com Periodonite Crónica e durante a ultima consula meu médico (Clinica privada) declarou ser necessária cirurgia, pelo que me entregou um orçamento dos custos com a mesma. Não vou poder pagar a importância que está no orçamento e pergunto onde me posso dirigir, no serviço público para que a mesma seja feita por aí.
    Muito obrigada
    Cumprimentos
    Mariana Lino

    ¬ Responder
  • Cleide medeirosCleide medeiros

    13-09-2009 às 15:57:16

    Boa Tarde! descobri que a minha secretaria do lar tem piorreia, e fiquei muito preocupada com todos nós em casa essa doença é contagiosa? pega através dos utensílios, desculpe se eu estiver sendo ignorante mais não conheço a doença e fico preocupada com a minha família.
    Desde já agradeço a informação.
    Cleide Medeiros

    ¬ Responder
  • Sara PortugalSara Portugal

    20-08-2009 às 02:17:39

    Bom dia,
    Li o seu artigo e achei bastante interessante.
    Boa dia,
    Sou farmaceutica (licenciada pela universidade de Coimbra ) e neste momento estou a viver em Adelaide, Australia.
    Gostaria de submeter para a semana um projecto de doutoramento para obter uma bolsa de estudo na area de periodontite. Para tal gostaria de ter evidencias oficiais (artigos, documentos do ministerio da saude, etc) que a periodontite ou as doencas periodontais sao bastante prevalentes em Portugal. Tentei procurar essa informacao online, mas nao encontrei nada de relevante.
    Sera que me pode aconselha algum artigo, livro ou relatorio oficial com esse tipo de informacao? Sera que me pode enviar para o meu email essa ou outra documentacao relevante.
    Peco desculpa por nao usar acentos, mas o teclado nao o permite.
    Espero obter um resposta no futuro breve.
    Os meus melhores cumprimentos,
    Sara Portugal

    ¬ Responder

Comentários - Periodontite ou piorréia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O segredo de Van Gogh (Campo de Trigo com corvos)

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Arte
O segredo de Van Gogh (Campo de Trigo com corvos)\"Rua
‘Campo de trigo com corvos’ destaca-se como uma das mais poderosas e mais ferozmente debatidas pinturas de Vincent Van Gogh. As várias interpretações deste trabalho em particular são provavelmente mais variadas do que qualquer outro na obra de Van Gogh. Alguns o veem como a "nota de suicídio" de Van Gogh transformada em uma tela, enquanto outros mergulham para além de uma visão geral superficial do assunto e favorecem uma abordagem mais positiva. Alguns críticos mais extremos vão ainda um pouco mais longe - além da tela e das pinceladas - a fim de traduzir as imagens em uma linguagem inteiramente nova do subliminar.

Uma análise artística é, por sua própria natureza, um esforço subjetivo. Ainda assim, as interpretações mais razoáveis são melhor realizadas a partir de uma base fatual.

Ao contrário do mito popular, ‘Campo de trigo com corvos’ não é a última obra de Van Gogh. A pintura é, sem dúvida, turbulenta e, certamente, transmite uma sensação de solidão nos campos - uma imagem poderosa de Van Gogh como artista derrotado e solitário em seus últimos anos. Além disso, ambos os filmes populares ‘Lust for Life’ e ‘Vincent and Theo’ reescrevem a história e retratam esta pintura como sendo a última de Van Gogh - com mais interesse pelo efeito dramático do que pela precisão histórica.

A datação precisa de ‘Campo de trigo com corvos’ é difícil devido à sua semelhança com outras obras que Van Gogh estava pintando e escrevendo, dentro do mesmo período temporal.

Do ponto de vista simbólico vale a pena rever os elementos básicos da pintura e depois explorar cada um a partir de vários e diferentes fins interpretativos do espectro.

Os caminhos presentes no quadro são basicamente compostos de três conjuntos: dois em cada canto de primeiro plano e uma terceira no enrolamento em direção ao horizonte médio. Os caminhos desafiam a lógica em que eles parecem se originar, pois vêm do nada e levam a lugar nenhum. Alguns interpretaram isso como uma confusão em curso na vida de Van Gogh acerca da direção dúbia que a sua própria vida havia tomado. O caminho do meio manteve-se o mais fértil para a interpretação simbólica. O caminho leva a algum lugar? Será que com sucesso se atravessará o campo de trigo e se chegará a novos horizontes? Ou será que, de fato, termina em um beco sem saída inevitável? Van Gogh deixa ao apreciador da sua pintura essa decisão.

Desde os seus primeiros anos como artista Van Gogh, gostava de cenas envolvendo céu tempestuoso. Van Gogh tinha mesmo um grande respeito pelas forças da natureza e inclui céus turbulentos em uma série de suas obras, porque o assunto é tão poderoso e tão cheio de potencial artístico que causa impacto em uma tela vazia. Além disso, Van Gogh escreveu uma vez sobre as possibilidades libertadoras das tempestades: "O piloto, por vezes, consegue avançar porque tem de vencer a tempestade e não ser forçosamente destruído por ela”. Claro que, como o passar dos anos, o seu estado mental tornou-se mais debilitado e suas perceções em relação à natureza podem ter ‘escurecido’. No entanto, pode-se argumentar que Van Gogh entendeu as tempestades como uma parte vital e positiva da natureza.

Provavelmente, a imagem mais poderosa dentro do campo de trigo com corvos é a dos próprios corvos. Mais uma vez, muita interpretação simbólica surgiu a partir da representação do bando de corvos. Grande parte da especulação depende se os corvos estão voando em direção ao pintor (e, portanto, o espectador) ou para longe dele. Se o espectador escolhe perceber que os corvos estão voando em direção ao primeiro plano, entenderá essa aproximação com um mau presságio, como um pressentimento obscuro. Se entender que os corvos se afastam, uma sensação de alívio pode ser experienciada. Tudo depende da perspetiva e da carga emocional que o apreciador colocar na pintura e na sua interpretação no momento.

A verdade é que não há nenhuma resposta certa sobre qual a direção, se houver alguma, que os corvos estão seguindo. Este ponto permanece sem solução e, consequentemente, a sua subjetividade aumenta e a sua análise torna-se discutível.

Em segundo lugar, e talvez de maior importância para o entendimento da pintura, a interpretação dos corvos como arautos da morte é uma construção completamente artificial. Van Gogh, em seus próprios escritos, nunca parece aceitar isso mesmo, pelo contrário.

As várias interpretações de ‘Campo de trigo com corvos’ vão desde o mais simples ao mais absurdo. Uma interpretação simbólica pode ser muitas vezes interessante, às vezes reveladora de perseguição. Mas uma sobre-interpretação de uma obra de arte coloca o espectador em risco de perder o que é verdadeiramente essencial. As obras de Vincent van Gogh proporcionam ao espectador uma gama incrivelmente complexa e bonita de assuntos para explorar e para admirar. Seus desenhos são o produto de um relator de habilidade indescritível e suas pinturas são sempre brilhantes, muitas vezes sublime. Os espectadores que passam o tempo à procura de significados em profundidade dentro do campo de trigo com corvos podem se dececionar. Para alguns, o desejo insaciável de entender a mitologia de Van Gogh envia-os numa busca de meras miragens.

Ao invés de buscar respostas dentro de ‘Campo de trigo com corvos’, o apreciador irá sentir seu tempo bem passado se simplesmente admirar o conjunto desta pintura extraordinária: a cor, a vitalidade e a harmonia turbulenta de cada pincelada. Os segredos intangíveis, se os houver, continuarão envoltos no seu próprio reino inefável - como os corvos.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O segredo de Van Gogh (Campo de Trigo com corvos)

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 02:30:44

    As obras de Van Gogh são bem inspirativas. Amei saber dessa história.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • 15-04-2014 às 23:54:00

    É verdade que 3 dos mais caros top 10 quadros do mundo são de Van Gogh?

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios