Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Previna futuros problemas nos ossos

Previna futuros problemas nos ossos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 3
Previna futuros problemas nos ossos

Ao atingir a menopausa, a mulher sofre uma série de alterações que implicam que, entre outras consequências, os seus ossos se tornem mais frágeis e quebradiços, comprometendo seriamente a saúde – e mesmo a longevidade – da pessoa afetada, em caso de fratura. Será de ressalvar que a osteoporose – desmineralização óssea – surge habitualmente sem sintomas, numa fase inicial e progride lentamente. Em fases mais avançadas da doença, as fraturas tornam-se frequentes e poderão, indiretamente, tornar-se fatais. Existem, no entanto, uma série de procedimentos que permitirão retardar ou anular mesmo o processo de descalcificação progressiva dos ossos (verificada a partir dos 30-35 anos).

Assim, deve apostar em manter uma alimentação rica e variada, com especial incidência nos laticínios e seus derivados – não se esqueça de optar sempre por leite enriquecido com cálcio, bem como por leite, iogurtes e queijos magros ou light. Os especialistas apontam para uma dose diária recomendada (mínima) de 2 copos de leite de 250ml e um iogurte, para a população adulta. No caso de não tolerar lactose ou de, simplesmente, não apreciar o sabor do leite, saiba que existem alternativas fabricadas com soja e enriquecidas com cálcio. A soja, aliás, pela sua riqueza em isoflavonas, costuma também surgir associada a ossos fortes e saudáveis. A sua alimentação deve incluir, de igual forma, legumes de folha verde escura, tais como couve e brócolos, cereais integrais, nozes, amêndoas e figos. Ingira bastante água (cerca de um litro e meio por dia) e afaste de si maus hábitos como fumar, beber álcool em excesso e comer alimentos gordurosos. Não se esqueça, porém de que deverá apanhar um pouco de sol todos os dias (de preferência de manhã, quando os raios UVA e UVB ainda não se encontram no seu pico prejudicial) de modo a absorver vitamina D, responsável pela fixação do cálcio nos ossos – sem ela toda a ingestão de cálcio será em vão.

Deve, igualmente, apostar em exercícios físicos regulares que, coadjuvados com uma dieta apropriada, contribuirão para tornar a menopausa (e a fase posterior) mais suportável e agradável. O sedentarismo é, pois, indesejável. Todavia, estudos recentes têm vindo a demonstrar que o exercício físico será mais benéfico quando iniciado na infância e juventude, altura em que os ossos atingem um pico máximo ao nível da densidade óssea – o pico será tanto maior quanto mais exercício se tiver praticado. Atividades como futebol, vólei ou simplesmente correr e pular parecem contribuir para uma maior densidade óssea e, logo, para um melhor armazenamento mineral dos ossos – que servirá de reduto na idade avançada.

Alimente-se corretamente e mexa-se: são as melhores maneiras de tornar os seus ossos mais saudáveis e fortes!

Isabel Rodrigues

Título: Previna futuros problemas nos ossos

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 2

657 

Imagem por: mikebaird

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    25-07-2014 às 02:27:54

    Adoro leite e já tomo algumas vezes durante a semana. Prevenir é melhor mesmo. Ainda mais, quando são os nossos ossos, devemos ter essa preocupação para evitar futuros problemas.

    ¬ Responder
  • DyandraDyandra

    19-10-2011 às 16:38:18

    é muito boa o apesquisa

    ¬ Responder
  • Conclusão - Estudos e FormaçãoBruna alexandra dias

    31-05-2010 às 11:55:46

    e xato ser pequena

    ¬ Responder

Comentários - Previna futuros problemas nos ossos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: mikebaird

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios