Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Previna futuros problemas nos ossos

Previna futuros problemas nos ossos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 3
Previna futuros problemas nos ossos

Ao atingir a menopausa, a mulher sofre uma série de alterações que implicam que, entre outras consequências, os seus ossos se tornem mais frágeis e quebradiços, comprometendo seriamente a saúde – e mesmo a longevidade – da pessoa afetada, em caso de fratura. Será de ressalvar que a osteoporose – desmineralização óssea – surge habitualmente sem sintomas, numa fase inicial e progride lentamente. Em fases mais avançadas da doença, as fraturas tornam-se frequentes e poderão, indiretamente, tornar-se fatais. Existem, no entanto, uma série de procedimentos que permitirão retardar ou anular mesmo o processo de descalcificação progressiva dos ossos (verificada a partir dos 30-35 anos).

Assim, deve apostar em manter uma alimentação rica e variada, com especial incidência nos laticínios e seus derivados – não se esqueça de optar sempre por leite enriquecido com cálcio, bem como por leite, iogurtes e queijos magros ou light. Os especialistas apontam para uma dose diária recomendada (mínima) de 2 copos de leite de 250ml e um iogurte, para a população adulta. No caso de não tolerar lactose ou de, simplesmente, não apreciar o sabor do leite, saiba que existem alternativas fabricadas com soja e enriquecidas com cálcio. A soja, aliás, pela sua riqueza em isoflavonas, costuma também surgir associada a ossos fortes e saudáveis. A sua alimentação deve incluir, de igual forma, legumes de folha verde escura, tais como couve e brócolos, cereais integrais, nozes, amêndoas e figos. Ingira bastante água (cerca de um litro e meio por dia) e afaste de si maus hábitos como fumar, beber álcool em excesso e comer alimentos gordurosos. Não se esqueça, porém de que deverá apanhar um pouco de sol todos os dias (de preferência de manhã, quando os raios UVA e UVB ainda não se encontram no seu pico prejudicial) de modo a absorver vitamina D, responsável pela fixação do cálcio nos ossos – sem ela toda a ingestão de cálcio será em vão.

Deve, igualmente, apostar em exercícios físicos regulares que, coadjuvados com uma dieta apropriada, contribuirão para tornar a menopausa (e a fase posterior) mais suportável e agradável. O sedentarismo é, pois, indesejável. Todavia, estudos recentes têm vindo a demonstrar que o exercício físico será mais benéfico quando iniciado na infância e juventude, altura em que os ossos atingem um pico máximo ao nível da densidade óssea – o pico será tanto maior quanto mais exercício se tiver praticado. Atividades como futebol, vólei ou simplesmente correr e pular parecem contribuir para uma maior densidade óssea e, logo, para um melhor armazenamento mineral dos ossos – que servirá de reduto na idade avançada.

Alimente-se corretamente e mexa-se: são as melhores maneiras de tornar os seus ossos mais saudáveis e fortes!

Isabel Rodrigues

Título: Previna futuros problemas nos ossos

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 2

657 

Imagem por: mikebaird

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    25-07-2014 às 02:27:54

    Adoro leite e já tomo algumas vezes durante a semana. Prevenir é melhor mesmo. Ainda mais, quando são os nossos ossos, devemos ter essa preocupação para evitar futuros problemas.

    ¬ Responder
  • DyandraDyandra

    19-10-2011 às 16:38:18

    é muito boa o apesquisa

    ¬ Responder
  • Conclusão - Estudos e FormaçãoBruna alexandra dias

    31-05-2010 às 11:55:46

    e xato ser pequena

    ¬ Responder

Comentários - Previna futuros problemas nos ossos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Imagem por: mikebaird

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios