Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Controle o consumo de fritos

Controle o consumo de fritos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Controle o consumo de fritos

Numa sociedade cada vez mais motivada para a prossecução de um acelerado ritmo de vida, onde as exigências, responsabilidades e pressões parecem cair do céu diariamente e onde não resta muito tempo para as coisas mais simples e essenciais da vida (comer ou dormir, por exemplo), é habitual assistir-se a casos de pessoas que, cada vez mais, descuram a sua dieta.

Temos, pois, o caso flagrante da fast food e dos fritos que lhe estão associados. A dona de casa, que é, simultaneamente, mãe e trabalhadora, na pressa de dar solução a todas as tarefas que ainda tem pendentes, prepara uma deliciosa – e perniciosa – refeição composta fundamentalmente por fritos: batatas fritas acompanhadas de bifes ou salgadinhos fritos (rissóis, pastéis de bacalhau, coxinhas de frango, perninhas de caranguejo, croquetes, almofadinhas, chamuças e muitas outras tentadoras opções). Só muito raramente se prepara a salada, pois lavar e ripar a alface, juntamente com o lavar e cortar do tomate e da cebola são ações que ocupam mais algum tempo e ele é precioso! Todavia, e mesmo que se preparasse a salada, o consumo dos fritos estaria presente e a contribuir já para uma dieta altamente desequilibrada e que, a curto prazo, prejudicaria gravemente a saúde. O stress associado a este estilo de vida, em que as pressões do trabalho se vão sobrepondo às nossas necessidades básicas, compõe o quadro negro e serão de esperar maleitas como o aumento de colesterol no sangue, da tensão arterial e, claro está, da massa corporal – vulgo obesidade.

Há, no entanto, que salientar que nem todos os fritos causarão o mesmo mal. Assim, há que seguir alguns preceitos básicos: dever-se-á escolher uma gordura vegetal (óleos à base de girassol, amendoim, soja, ou azeites) para se realizar a fritura e evitar as gorduras de origem animal (manteiga e banha), devem-se colocar poucos artigos congelados na frigideira/fritadeira, de forma a não baixar demasiado a temperatura do óleo e, consequentemente, a permitir uma maior absorção de gordura pelo alimento, deve-se enxugar com um pano o alimento antes de o introduzir no óleo e deve-se, ainda, manter a temperatura a 180º C – considerada a mais saudável.

Por outro lado, deve evitar-se comprar itens no supermercado que se destinem e fritar e deve preferir-se o peixe e os legumes. As crianças poderão, por sua vez, visitar um restaurante de fast food ocasionalmente (2 a 3 vezes por ano), o que não constituirá problema. E, finalmente, dedique-se muito tempo à atividade física, para compensar as eventuais gorduras que se consumiram a mais (todos os dias vá andar ou correr durante 30 minutos).

Lembre-se: a saúde está nas suas mãos!


Isabel Rodrigues

Título: Controle o consumo de fritos

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 0

688 

Imagem por: chotda

Comentários - Controle o consumo de fritos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: chotda

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios