Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Controle o consumo de fritos

Controle o consumo de fritos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Controle o consumo de fritos

Numa sociedade cada vez mais motivada para a prossecução de um acelerado ritmo de vida, onde as exigências, responsabilidades e pressões parecem cair do céu diariamente e onde não resta muito tempo para as coisas mais simples e essenciais da vida (comer ou dormir, por exemplo), é habitual assistir-se a casos de pessoas que, cada vez mais, descuram a sua dieta.

Temos, pois, o caso flagrante da fast food e dos fritos que lhe estão associados. A dona de casa, que é, simultaneamente, mãe e trabalhadora, na pressa de dar solução a todas as tarefas que ainda tem pendentes, prepara uma deliciosa – e perniciosa – refeição composta fundamentalmente por fritos: batatas fritas acompanhadas de bifes ou salgadinhos fritos (rissóis, pastéis de bacalhau, coxinhas de frango, perninhas de caranguejo, croquetes, almofadinhas, chamuças e muitas outras tentadoras opções). Só muito raramente se prepara a salada, pois lavar e ripar a alface, juntamente com o lavar e cortar do tomate e da cebola são ações que ocupam mais algum tempo e ele é precioso! Todavia, e mesmo que se preparasse a salada, o consumo dos fritos estaria presente e a contribuir já para uma dieta altamente desequilibrada e que, a curto prazo, prejudicaria gravemente a saúde. O stress associado a este estilo de vida, em que as pressões do trabalho se vão sobrepondo às nossas necessidades básicas, compõe o quadro negro e serão de esperar maleitas como o aumento de colesterol no sangue, da tensão arterial e, claro está, da massa corporal – vulgo obesidade.

Há, no entanto, que salientar que nem todos os fritos causarão o mesmo mal. Assim, há que seguir alguns preceitos básicos: dever-se-á escolher uma gordura vegetal (óleos à base de girassol, amendoim, soja, ou azeites) para se realizar a fritura e evitar as gorduras de origem animal (manteiga e banha), devem-se colocar poucos artigos congelados na frigideira/fritadeira, de forma a não baixar demasiado a temperatura do óleo e, consequentemente, a permitir uma maior absorção de gordura pelo alimento, deve-se enxugar com um pano o alimento antes de o introduzir no óleo e deve-se, ainda, manter a temperatura a 180º C – considerada a mais saudável.

Por outro lado, deve evitar-se comprar itens no supermercado que se destinem e fritar e deve preferir-se o peixe e os legumes. As crianças poderão, por sua vez, visitar um restaurante de fast food ocasionalmente (2 a 3 vezes por ano), o que não constituirá problema. E, finalmente, dedique-se muito tempo à atividade física, para compensar as eventuais gorduras que se consumiram a mais (todos os dias vá andar ou correr durante 30 minutos).

Lembre-se: a saúde está nas suas mãos!


Isabel Rodrigues

Título: Controle o consumo de fritos

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 0

688 

Imagem por: chotda

Comentários - Controle o consumo de fritos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Imagem por: chotda

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios