Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Como Combater a Ansiedade

Como Combater a Ansiedade

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Como Combater a Ansiedade

A ansiedade é uma condição patológica que surge em momentos que antecedem, imediatamente ou não, qualquer período considerado -racional ou irracionalmente- como ameaçador pelo indivíduo. Ainda que a ansiedade seja um problema mais ou menos transversal aos indivíduos, atingindo a grande maioria em certos momentos ou períodos, mais breves ou mais prolongados da existência, quando excessivamente prolongada pode tornar-se verdadeiramente problemática. Manifesta-se, sobretudo, através de palpitações e dificuldade ao respirar, tonturas, fadiga, dores no peito, diarreia e suor excessivo. Pelo rol de sintomas atrás descritos vemos, assim, que a ansiedade crónica exterioriza-se fisicamente, ainda que seja um problema com componentes psicológicas. Deste modo, a solução para erradicar os sintomas ou minorá-los passa sobretudo pela dieta que se deve adotar, principalmente porque os sintomas podem causar perda de apetite, baixa de peso, fragilidade e desnutrição (estudos sugerem até que a ansiedade se deve exclusivamente a desequilíbrios químicos, sem intervenção do fator psicológico).

Quando sujeitos a períodos mais ou menos marcados por tensão, que aumentam o consumo, no organismo, de reservas de vitamina C, é absolutamente necessária uma alimentação cuidada, repondo os níveis desta vitamina, mas também de magnésio e vitamina B6, o que reduzirá os sintomas da ansiedade. Alimentos recomendados para quem sofre de ansiedade são aqueles ricos em cafeína, como o café e algumas bebidas gaseificadas. Naturalmente, não devem ser ingeridos em quantidades exageradas, o que conduziria a uma indesejada hiperatividade. Imperioso evitar é o álcool, mundialmente conhecido erroneamente pelas suas capacidades estimulantes, quando na verdade contribuirá para um aumento da ansiedade nas pessoas mais suscetíveis. Para além da ingestão reduzida de cafeína, é aconselhável àqueles com ansiedade crónica que consumam citrinos, ovos, queijo, vegetais e frutos secos.

Para além de uma dieta especial, a ansiedade pode também ser tratada com recurso a outros mecanismos, como sejam a psicoterapia e medicação, tendo em conta que, para além das manifestações ao nível físico, a ansiedade é também marcada por sentimentos negativos, como sentimentos inexplicáveis de angústia ou inquietação permanente. Assim, alguns especialistas recomendam o recurso a exercícios como o yoga. Aconselhamento médico é, no entanto indispensável – só um especialista poderá indicar qual o tratamento adequado para cada caso.

Sofia Nunes

Título: Como Combater a Ansiedade

Autor: Sofia Nunes (todos os textos)

Visitas: 0

626 

Comentários - Como Combater a Ansiedade

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios