Como Tratar sem Medicar?
Se para uns, um medicamento é fundamental, outros há que insistem que químicos fazem mal. Se avaliarmos bem a situação, existem situações em que podemos evitar o uso (e muitas vezes abuso) de medicação e ingestão de químicos no nosso organismo, recorrendo às mezinhas que caíram em desuso, mas que são a melhor das ideias.
Para uma constipação ou Gripe.
Embora possamos usar medicação para a febre, a cura de uma constipação faz-se com coisas fundamentais. Descanso, higiene (das mãos principalmente) e a inalação de vapores são muito importantes. Beba muita água (2 litros por dia) e muito chá com limão e mel. Manter o nariz desentupido é importante e use lenços de papel (utilize um por cada vez que se assoa). Se tiver tosse, faça xarope de cenoura com açúcar amarelo. Depois de marinado é um xarope milagroso e muito guloso também.
Para a Diarreia:
Antes de mais tenha atenção a um fator. Se for acompanhada de náuseas e vómitos, pode não ser uma coisa simples, pelo que se aconselha uma visita ao médico.
Se o problema é só uma diarreia passageira, faça-a passar mais rápido com a ingestão de alimentos como as tostas ou torradas, bananas, cenoura, arroz e massas, pois ajudam à regularização do trânsito intestinal. Evite nabiças e couves, tal como os produtos láteos, fritos e comidas com gordura. Água de arroz ou água com uma colher de farinha também fazem milagres. Beba muita água.
Ao contraio do anterior, este problema deve ser tratado com uma alimentação rica em verduras. Fruta como os kiwis são importantes para descongestionar os intestinos. Beba muita água e use pouco sal na comida.
Para a Azia:
Beba o sumo puro de um limão. Se já fez uma careta, opte por comer uma bolacha de água e sal sem ingerir líquidos enquanto o faz. Se a azia lhe acontece de vez em quando, porque não beber um sumo natural de cenoura ou de laranja lima. Isto ajuda a prevenir.
Qualquer uma destas dicas são para situações ocasionais. Se qualquer um destes sintomas se perlongar ou se acontecem com regularidade, não hesite em ir ao seu médico. Analises e exames médicos são a melhor maneira de prevenir doenças mais complicadas.