Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Que falta de ar!!!

Que falta de ar!!!

Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 3
Que falta de ar!!!

Quem tem problemas de asma, se conhece ou já assistiu de perto a alguém com uma problema destes, não consegue ficar indiferente à aflição que a vítima sente. Um ataque de asma surge, normalmente, como reacção a produtos que provoquem alergia (como o pó da casa ou os pêlos dos animais), por contacto com o ar muito frio ou pela prática de exercício físico.

No desenrolar de um ataque de asma, as vias aéreas que transportam o ar para dentro e para fora dos pulmões, ficam estreitadas devido a espasmos musculares. Para além disso, o seu revestimento de membrana mucosa fica inchado e é produzido um muco espesso e pegajoso que também dificulta as trocas gasosas.

Muitas pessoas morrem em consequência de ataques de asma graves, pelo que é muito importante que a vítima receba cuidados médicos imediatos, sempre que necessário.

Se tem familiares ou amigos que normalmente sofrem de asma, procure estar atento a sinais e sintomas que indiquem o início ou agravamento de um ataque. Desta forma, poderá socorrê-lo rapidamente, evitando horas de tensão ou mesmo um desfecho trágico.

Geralmente, a vítima queixa-se de dificuldade em respirar, apresentando frequentemente uma respiração ruidosa e tosse com ou sem expectoração. Esteja alerta para situações de pele suada e lábios que apresentam uma coloração azulada.

De forma a auxiliar o indivíduo com estes sinais e sintomas:
1 - Procure colocá-lo numa posição confortável. Normalmente a posição sentada será a mais vantajosa, mas se for um doente asmático recorrente, saberá qual a posição que mais favorece o seu estado;

2 – Se a vítima está medicada, ajude-a a tomar a medicação de imediato;

3 – Caso o ataque não ceda com a medicação, chame uma ambulância ao local;

4 – Enquanto espera, procure tranquilizar a vítima, auxiliando-a no controle da respiração;

5 – Esteja atento aos sinais de alarme: lábios roxos; resistência à medicação actual; amplitude respiratório diminuída e perda de consciência.

Na sua grande maioria, os doentes asmáticos sabem quais as causas que desencadeiam ataques de asma, pelo que devem evitar essas situações ou precaverem-se, tomando a medicação antes de estar exposto aos agentes alérgicos.



Cláudia Bandeira

Título: Que falta de ar!!!

Autor: Cláudia Bandeira (todos os textos)

Visitas: 2

771 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    12-08-2014 às 23:47:50

    É muito ruim sentir falta de ar. Tem que fazer um tratamento rigoroso mesmo.

    ¬ Responder
  • vania

    08-09-2012 às 22:54:55

    sofro demais por falta de ar , na verdade nao e' tao uma falta de ar mas um ruido no peito e uma dor leve no peito como se fosse trancando , uma tosse com um poouco de secreçao cara e consistente as vezes, qundo nao e' uma baba bem espumosa , vou aos medicos eles se mim passa berotec na inalaçao e atrovent , mim ajudem popr favor

    ¬ Responder
  • waldirwaldir

    07-08-2009 às 20:58:34

    Eu uso a bombinha berotc 100 e não sei porque carga foi retirada do mercado o berotec 200 alegando que era devido à camada de ozônio e com isto faz com que o paciente que a cada dia a medicação faz menos efeito vem eles e retiram o medicamento mais forte que seria de grande ajuda para o asmático e só restou o berotec 100 que muito mais fraco

    ¬ Responder

Comentários - Que falta de ar!!!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Habitação – Evolução qualidade/Preço

Ler próximo texto...

Tema: Alojamento
Habitação – Evolução qualidade/Preço\"Rua
Hoje vivemos dias muito complicados do ponto de vista económico, uma vez que a nossa sociedade moderna consumista tem acarretado para as famílias a triste ideia de que temos que possuir tudo o que existe para ser possuído.

Relativamente ao assunto especifico da habitação, com o passar dos tempos, as pessoas têm adquirido as suas casas em função do que há no mercado, e este mercado tem evoluído de uma forma perigosa em termos de custos; o que quero dizer com isto, é que há vinte anos atrás, encontrávamos apartamentos no mercado, e tenho por base um apartamento T3 que tinha 3 quartos conforme a tipologia descrita, naquele tempo uma cada de banho, uma sala de estar/jantar conjunta e talvez uma varanda, hoje o mesmo apartamento terá os três quartos, a sala, duas casas de banho das quais uma poderá estar num dos quartos a que passou a chamar-se suite, este apartamento hoje, tem forçosamente que ter pré instalação para aquecimento central, lareira com recuperador de calor, e muito provavelmente aspiração central, ou pelo menos a pré instalação… Assim, quem compra um apartamento hoje, apesar das dimensões de cada divisão estarem diminuídas, o preço foi muito incrementado pelos extras, e depois há ainda que adquirir uma caldeira para fazer funcionar a tal pré-instalação de aquecimento central, os radiadores porque sem eles o dito não funciona, naturalmente o trabalho do técnico… há ainda que adquirir em muitos casos o aspirador propriamente dito para fazer funcionar a aspiração central, e algumas coisas mais, acessórios dos quais, antes não tínhamos necessidade.

Não quero dizer com isto, que estes equipamentos não são úteis, são, mas e aquelas pessoas que compraram os seus apartamentos há uns tempos, cujos espaços não dispunham destas “modernices” como viveram? Como vivem hoje? Provavelmente aqueles que tiveram disponibilidade económica para isso, colocaram nas suas habitações, aquilo que julgaram necessário, não colocaram aquilo que não lhes é útil de todo, por outro lado aqueles que não tiveram disponibilidade económica vivem sem os equipamentos em questão, ou colocam um equipamento à dimensão das suas possibilidades. O real problema é que os referidos equipamentos valorizaram muito mais as habitações em termos de preço de compra do que o valor real dos mesmos, e as pessoas, estão apagar vinte ou trinta anos, para não dizer mais, um bom valor acima do que pagariam sem estas coisas, além disso comprariam aquilo que quisessem e pudessem.

Para além do exposto, a qualidade de construção e acabamentos não melhorou, antes pelo contrário. Hoje o valor das casas está a decair rapidamente, e as pessoas em geral vivem em casas cujos valores atuais de mercado são muito inferiores ao que estarão a pagar durante muito tempo…

Naturalmente o mercado poderá mudar, mas não é esse o caminho que parece seguir.

Pesquisar mais textos:

Ana Sebastião

Título:Habitação – Evolução qualidade/Preço

Autor:Ana Sebastião(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    21-04-2014 às 17:09:01

    A compra seja de apartamento ou casa estão mais caras e nem sempre oferecem serviços como mostram na divulgação. Não é bom financiar, pois custará o dobro. Realmente, o melhor a fazer é buscar preços que têm condições de pagar ou aderir a um consórcio.

    ¬ Responder
  • Sofia Nunes 13-09-2012 às 17:07:44

    Na minha opinião e de acordo com o que tenho observado, a relação qualidade/preço das habitações está a melhorar. E isso não é necessariamente bom, uma vez que é resultado da crise económica. Como refere, o valor das casas está a descer, pelo que se pode comprar uma vivenda pelo preço que há uns anos era de um apartamento. O problema é que, apesar de as casas estarem mais baratas, os compradores não têm dinheiro.

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios