Enfarte do miocárdio
1 – Uma tensão arterial elevada provoca endurecimento das artérias, pelo que os adultos devem fazer exames regulares e controlar a sua tensão arterial frequentemente.
2 – Deixar de fumar. A nicotina estreita o calibre dos vasos sanguíneos, o que obriga o coração a desempenhar maiores esforços. Para além disso, fumar provoca outros problemas, como o tão temido cancro do pulmão.
3 – Nível elevado de colesterol no sangue. A ingestão de gorduras saturadas leva à obstrução das artérias. Procure utilizar gorduras e óleos não-saturados.
4 – Obesidade. O controle de peso através de uma dieta saudável é importante porque a obesidade aumenta o esforço exigido ao coração e dá origem a tensão alta.
5 – Exercício físico. O exercício aeróbio regular, como ciclismo, marcha ou natação, pelo menos três vezes por semana, aumenta a eficiência do coração e dos pulmões.
Mas, caso estas medidas preventivas não sejam praticadas, fique alerta para o principal sintoma de um ataque cardíaco – uma dor forte no peito. Com tratamento médico urgente, a vítima poderá recuperar totalmente. Por esta razão, é deveras importante estar atento aos primeiros sinais e sintomas que a vítima pode apresentar. Esteja atento a:
- Palidez, pele fria e húmida;
- Arrepios e ansiedade;
- Náuseas e vómitos;
- Movimentos respiratórios breves e queixas de falta de ar;
- Sensação de morte iminente;
- Perda de consciência.
Por muito assustado que esteja, mantenha a calma e auxilie a vítima da melhor forma:
1 - Ajude-a a colocar-se numa posição de descanso, evitando que faça movimentos, o que acarreta um esforço adicional ao coração. Tranquilize-a e desaperte-lhe as roupas em volta do pescoço, peito e cintura, de forma a facilitar a circulação e respiração. Não lhe dê de beber ou comer!!! Chame de imediato uma ambulância.
2 – Se ocorrer perda de consciência, vire a vítima de lado, em posição lateral de segurança, de forma a manter abertas as vias respiratórias.
3 – Esteja alerta e pronto a iniciar técnicas de Reanimação Cardiopulmonar, se necessário.
5 – Se tiver à mão os últimos exames da vítima, reúna-os de forma a que possam acompanhá-lo ao hospital.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- jacy carla
30-07-2009 às 12:18:24é muito sofrimento
¬ Responder