Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Causas da asma

Causas da asma

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Causas da asma

A asma é uma doença inflamatória crónica das vias respiratórias dos pulmões. Os elementos do sistema imunológico são ativados quando se verifica um ataque de asma e fazem parte do problema e não da solução desta doença tão generalizada no mundo inteiro.
Atualmente a asma é considerada essencialmente uma inflamação em vez de alergia como lhe chamavam nos anos noventa.

Com efeito, ela pode desenvolver-se em qualquer idade, embora seja típica da infAncia ou na maior parte dos casos, ocorre antes dos quarenta anos. É mais raro ser desenvolvida depois dos cinquenta anos de idade e está cada vez mais em ascenção.
Trata-se de uma doença que tem causas genéticas bem como ambientais. Os genes são normalmente hereditários e presdispôem-se para o desenvolvimento da doença. Deste modo é possível que os familiares próximos dos pacientes com asma também a contraiem , embora possam não ser classificados de asmáticos.

Na realidade, nesta doença os fatores ambientais interagem com os genéticos e são os grandes responsáveis por ela.
Pode classificar-se de ligeira com ataques breves que duram horas, dias ou semanas. O assobio noturno é característico e o seu tratamento deve ser apenas episódico, ou seja, entre os ataques.

Pode ainda ser de ligeira persistência, ocorrendo os seus sintomas com mais frequência e afecando os níveis de atividade. Neste casdo é necessário medicação diáriamante com inalação de doses baixas de corticoides, anti-inflamatórios ou broncodilatadores inalados. Estes não devem ser usados diáriamente.
Pode ser ainda de persistência moderada em que os sintomas se fazem sentir diáriamente, interferindo com a atividade do dia devendo os inaladores ser usados com muita regularidade.

Nos casos de persistência severa os sintomas são contínuos e os seus ataques muito frequentes e prolongados. Torna-se pois necessário tomar medicamentos todos os dias, esteroides por via oral, incluindo a hospitalização devido ao seus ataques complicados.
Os alérgenos responsáveis são em especial o pólen, tabaco, pó, que provocam de imediato edemas nas vias respiratórias, desde inchaço, hipersecreção de mucosas, contração dos músculos nas paredes das vias respiratórias, causando danos às células das vias respiratórias. O mais grave é o ataque pelo sistema imunológico dos glóbulos brancos. Daqui resulta uma obstrução que impede o fluxo do ar nos alvéolos, onde a permuta do oxigénio com o C02 no sangue ocorre, e captura ainda o ar nos alvéolos pelo que ele não pode ser exalado.

A captura do ar, contribui para o paradoxal sobre-inflamação dos pulmões dos doentes de asma e com dificuldades respiratórias.

Às vezes pode ocorrer um colapso circulatório porque o ar não circula nos pulmões o que faz esgotar o músculo respiratório. Neste caso pode ocorrer mesmo a morte do asmático.
Os sinais de alerta dos sintomas ou ataques de asma devem ser sempre tomados em consideração, para evitar o pior, bem como respeitar a medicação e outros cuidados especiais a fim de a evitar.

É ainda necessário fazer uma vida equilibrada e sem grandes esforços para uma melhor qualidade de vida.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Causas da asma

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 2

617 

Comentários - Causas da asma

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios