Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Bócio Tereoideano É Perigoso?

Bócio Tereoideano É Perigoso?

Categoria: Saúde
Visitas: 176
Bócio Tereoideano É Perigoso?

Bócio tereoideano no popular é (papo). A principal causa que se desenvolve o bócio é a falta de Iodo na alimentação. Porém, é também por uso de alguns medicamentos ou é hereditário (se alguém da família já teve bócio).

Tem bócio que cresce para dentro que é o nódulo único tereoideano no que comprime e reduz muito a calibre da traqueia, do esôfago e das artérias dificultando a pessoa de respirar e de se alimentar.

Há pessoas que desmaiam por não conseguirem respirar e precisam permanecer por muitos dias na UTI até melhorar para fazer uma cirurgia de emergência que retira uma ou as duas tireoides. Se retirar só uma tireoide, a pessoa não precisa tomar medicamentos hormonais, mas se retirar as duas a pessoa precisa tomar medicamento para a vida toda.

O bócio difuso envolve toda a glândula, os sintomas são os seguintes: perda de peso, nervosismo. Fazendo o exame de sangue que é o T4 e TSH, a ultrassonografia, então o médico estabelece o tratamento correto, pois existem vários tipos de bócio.

O bócio epidêmico atinge mais mulheres na menopausa que é após os 55 anos e nas grávidas, mas com acompanhamento médico fica tudo bem. Para prevenir o bócio consuma o iodo do sal de cozinha que é ótimo! 99% dos bócios são benignos. O bócio multinodular pode ser tratado com iodo. Os problemas na glândula tireoide sempre existiram.

Nas regiões indígenas não existem casos dessa doença. O exame de biópsia é muito importante para ver o nódulo, se é maligno ou não, pois pode também ser câncer de tireoide, pois se estiver no caso inicial tem 90% de cura.

O bócio mediastínicos atacam mais as mulheres e é raramente percebido os sintomas. Há pessoas que tossem muito com Insuficiência respiratória e acham que estão com asma, mas na verdade é bócio mergulhante que cresce para dentro, e não dá nem para ver, pois só no exame de prevenção que é feito pela ultrassonografia.

O TSH é o hormônio que estimula a tireoide, em caso de controlar o funcionamento da glândula tireoidiana. O acompanhamento médico é muito importante, o especialista, nesses casos, é o Endocrinologista.


Gislene Santos Sousa

Título: Bócio Tereoideano É Perigoso?

Autor: Gislene Santos Sousa (todos os textos)

Visitas: 176

419 

Comentários - Bócio Tereoideano É Perigoso?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios