Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Saiba mais sobre o Fibroadenoma

Saiba mais sobre o Fibroadenoma

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 4
Saiba mais sobre o Fibroadenoma

Para garantir a saúde é muito importante estar com todos os exames em dia. Mas, não se engane achando que somente as pessoas de mais idade devem se preocupar, pois existem algumas complicações que podem atingir mesmo as mulheres mais jovens. E este é o caso do fibroadenoma mamário, que aparece com mais frequência em jovens e adultas, de 20 a 40 anos, e ataca cerca de 10% das mulheres ao longo de suas vidas.

O que são fibroadenoma?
Eles são nódulos benignos da mama, que surgem como resultado de modificações no desenvolvimento do lóbulo mamário. No geral, o fibroadenoma pode medir entre 2 a 3 cm e, em alguns casos, a mulher pode exibir mais de um nódulo nas mamas.

Como é feito o diagnóstico para o fibroadenoma? Ele pode ser diagnosticado por meio de exames de imagem, como ultrassonografia e mamografia, neste caso se for indicado. Mas, somente pode ser confirmado com exames de biopsia, em que é recolhido um pedaço do nódulo para análise laboratorial.

Como esse tumor benigno surge? Ainda não se sabe ao certo o que induz ao aparecimento deste tumor, mas já existem suspeitas de que ele seja influenciado pelos hormônios femininos, pois o fibroadenoma tende a crescer durante a gravidez e diminuir após a menopausa.

O fibroadenoma é perigoso? Primeiro saiba que é quase nula a chance deste tumor evoluir para uma doença. Ele é um tipo de lesão que não eleva o risco de ter câncer de mama, mas em alguns casos (menos de 0,1%), pode ocorrer uma transformação maligna dentro dele, pois ele possui o tecido epitelial, que é a mesma estrutura da mama onde grande parte dos tumores malignos se desenvolve.

Como detetar o nódulo? Segundo especialistas, o nódulo pode ser palpável, principalmente se ele estiver em uma área superficial da mama e se tiver tamanho maior que 1 centímetro. Sua consistência é firme e ele parece ser móvel, além disso, o fibroadenoma é indolor.
Como é feito o tratamento? O tratamento deste tipo de tumor costuma ser conservador, ou seja, sem grandes intervenções, apenas com acompanhamento. Mas, todos os casos devem ser acompanhados por um médico especialista. No geral este tumor não representa grandes danos para a saúde da mulher, entretanto saiba que se você notar qualquer tipo de alteração em seu corpo procure imediatamente um médico especialista para que ele possa realizar os devidos exames.


Rua Direita

Título: Saiba mais sobre o Fibroadenoma

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 4

761 

Comentários - Saiba mais sobre o Fibroadenoma

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios