Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Resiliência: seja forte!

Resiliência: seja forte!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Resiliência: seja forte!

Está sendo muito usado atualmente em vários segmentos profissionais, como psicologia, gestão, finanças, economia, educação e saúde, os termos resiliente e resiliência. Na verdade são termos e expressões que remetem à capacidade que todo ser humano tem de superar obstáculos e seguir adiante. Em muitos momentos de nossas vidas, com certeza, já tivemos experiências de resiliência. Quem nunca teve um problema ou uma barreira a enfrentar?

Para alguns é exigido um grau maior de resiliência devido a situações traumáticas vividas. Já para outros essa capacidade de superação é quase imperceptível, pois os problemas a serem enfrentados são de menor tamanho e não geram grandes modificações. A questão chave é: conseguimos ser fortes ou devemos nos deixar abater pelas situações que se apresentam em nossas vidas e que não são ideais? A resposta parece clara e simples, contudo para alguns a maneira mais fácil de resolver os obstáculos da vida ainda é fraquejando. Todavia todos têm a capacidade de se superar, enfrentar e crescer diante das adversidades. Basta ter a vontade de vencer. Pertencemos a dois grupos: aqueles que já nasceram resilientes e os que adquirirão essa capacidade ao longo de suas experiências de vida.

O termo resiliência vem da física moderna, caracterizando-se pela capacidade de permanecer forte perante a pressão, a dureza, ao choque e ao estresse. A resiliência exige uma tomada de decisão. Queremos terminar com o sofrimento pelo qual estamos passando ou não? As pessoas resilientes normalmente não culpam os outros pelas situações não ideais vividas por elas, têm um senso de humor admirável e uma excelente disposição ao trabalho. Elas canalizam todo o sofrimento pelo qual passaram para ações positivas e que as integrem de forma verdadeira e intensa à sociedade. Uma pessoa, ao tornar-se resiliente, consegue vencer um obstáculo após o outro, como se através das dificuldades tivesse adquirido resistência e força para driblar e superar barreiras.

Os casos de resiliência são muitos e diversificados. Uma pessoa ao enfrentar um acidente, ao perder entes queridos, a viver em ambientes violentos, ao sofrer abusos e humilhações, precisa desenvolver dentro de si essa capacidade, pois só assim conseguirá vencer em meio às adversidades. E, ao vencer tais obstáculos, o resultado geralmente é proporcionar à sociedade um bem, retribuindo o amor, a confiança e o carinho que alguém depositou na pessoa traumatizada. Para desenvolver a resiliência e superar barreiras basta que tenhamos alguém que acredite em nós e que nos apóie e ajude a dar os passos iniciais.

Há relatos em que, após longos anos de violência, fome e abandono materno, crianças adotadas por famílias equilibradas e carinhosas tornam-se adultos preocupados com o bem-estar do próximo e geralmente ajudam outros a erguerem-se seja por meios mais simples com uso da palavra a doações financeiras e trabalho voluntário.

Para os resilientes os objetivos de vida são sempre determinados a curto prazo e postos em prática. As pessoas resilientes não têm a pretensão de mudar o mundo ou tornarem-se famosas. Elas partem para a prática, não ficam se lamuriando e não esperam que os outros venham resolver os seus próprios problemas. Os resilientes valorizam as pequenas vitórias e vivem no tempo presente. A cada conquista tornam-se autoconfiantes, amadurecem e evoluem.


Rosana Fernandes

Título: Resiliência: seja forte!

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

761 

Imagem por: RaSeLaSeD - Il Pinguino

Comentários - Resiliência: seja forte!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios