Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Instrumentos Musicais > Dicas para a manutenção de um piano

Dicas para a manutenção de um piano

Visitas: 36
Comentários: 7
Dicas para a manutenção de um piano

Para manter um piano nas melhores condições, é preciso ter alguns cuidados básicos e não descurar outros tantos procedimentos. A afinação regular deste instrumento (de preferência, três a quatro vezes por ano) e a calibragem ou regulação (que consiste no ajuste de todas as partes internas da maquinaria, como a igualação do peso do teclado, de escapes, martelos, apagadores, pedais, etcétera) são essenciais, e levados a cabo por um técnico, poderão evitar problemas futuros no piano. Muita gente fica surpreendida ao constatar como deveria ser o som do piano durante os anos em que a regulação não foi efetuada.

As eventuais reparações a fazer, embora possam parecer simples, revelam-se, muitas vezes, mais dispendiosas, porque um pequeno engano custa bastante caro. Um profissional especializado terá as ferramentas apropriadas e o conhecimento necessário para realizar essa tarefa da melhor forma.

Os pianos não devem estar perto de aparelhos de ar condicionado e de aquecimento, lareiras, radiadores e ventiladores de ar quente, nem ser sujeitos a variações súbitas de temperatura e humidade; aquecendo demasiado a divisória que o alberga, a humidade condensa-se nas cordas e noutras partes metálicas (podendo originar oxidação). Para proteger do frio um piano de cauda, é conveniente recorrer a um cobertor de pianos, à venda em lojas da especialidade. As variações de temperatura e de humidade podem ser controladas com uma estação meteorológica, que fornece informação acerca de ambas. Uma humidade relativa entre os 40 e os 60 por cento é o ideal. Ligar um desumidificador no compartimento onde o piano se encontra ou comprar um desumidificador especial para instalar no interior do piano são formas de combater o excesso de humidade.

Do mesmo modo, é importante manter o instrumento resguardado da incidência solar, passível de danificar os acabamentos e, inclusive, de alterar a afinação. Mudar o piano de sítio ou usar cortinas grossas nas janelas são opções de proteção.

Plantas, vasos, bebidas e qualquer outro líquido devem ser mantidos longe do piano, sob pena de arriscar danos irreversíveis. Os produtos de limpeza também estão interditos. Polidores, óleos e afins são suscetíveis de provocar estragos no revestimento ou contaminar a madeira, independentemente do que digam os rótulos. Quando houver necessidade de uma higiene mais profunda, há que pedir informações ao técnico sobre os melhores produtos, pois existem uns quantos específicos para o efeito.

O piano não é uma mesa nem um carrinho de apoio, pelo que servir-se dele para colocar objetos não é boa ideia. Os riscos formados explicam porquê. Até para limpar o pó, é aconselhável removê-lo primeiro com um espanador e só depois passar com um pano de algodão macio a transitar no sentido dos grãos de pó. De ressalvar a conveniência de se usarem panos diferentes para as teclas pretas e brancas.

As traças parecem apreciar sobremaneira o feltro e os panos que o piano contém, deliciando-se sobretudo com os feltros de alta densidade das cabeças dos martelos. Colocar um recipiente com umas bolas de naftalina dentro do piano será suficiente para afastar traças, larvas e outra bicharada.

Finalmente, há que fechar sempre a tampa do piano depois de tocar. De “boca” aberta, multiplicam-se as probabilidades de “engasgamento”…


Maria Bijóias

Título: Dicas para a manutenção de um piano

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 36

801 

Imagem por: Mourner

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 7 )    recentes

  • Tania

    22-09-2014 às 19:32:42

    Uma das teclas do meu piano está "enroscando" ou seja, quando toco ela não volta.... sabe me dizer o que poderia estar acontecendo?
    Obrigada

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    24-09-2014 às 02:36:49

    Olá, pode ser apenas alguma sujeira, pedaço de algo, então, tente passar um palito fino ou limpe-o. Pode ser também sujeira, poeira.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Tania

    24-09-2014 às 15:01:03

    Obrigada pela dica!!!

    ¬ Responder
  • Marínalvas Valentim

    28-07-2014 às 21:40:38

    Ganhei um piano e as teclas estão desencapadas onde encontrar um jogo de teclas por um preço acessível.

    ¬ Responder
  • Kaká Ferreira

    07-09-2013 às 02:29:53

    PRECISO DE UM ORÇAMENTO PARA REFORMA DO MEU PIANO M. CHWARTZMANN - AS TECLAS ESTÃO MUITO AMARELAS, E TRÊS ESTÃO TRAVANDO.
    GOSTARIA DE SABER SE HÁ POSSIBILIDADE DE DEIXAR O TECLADO BRANCO E TAMBÉM GOSTARIA DE UM VERNIZ NO MÓVEL.

    Estou no Bairro Bela Vista em São Paulo - SP
    Rua João Passalaqua, 189 apto. 21

    Muito obrigado.

    ¬ Responder
  • Octavio PintoOctavio Pinto

    06-10-2010 às 17:06:57

    Preciso de reparar/substituir as cabeças dos martelos de um piano velho vertical.A maior parte está roída pelas traças.Onde posso comprar feltro denso para aplicar nos espaços em falta? Ou substituir as cabeças?
    M.cumprimentos
    V.P.

    ¬ Responder
  • Ricardo L. vieiraRicardo L. vieira

    16-07-2010 às 20:30:26

    desejo comprar desumificadores para pianos.
    como fazer?

    ¬ Responder

Comentários - Dicas para a manutenção de um piano

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Vantagens e desvantagens dos seguros pela internet

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Seguros
Vantagens e desvantagens dos seguros pela internet\"Rua
Os seguros pela Internet estão a ter cada vez mais procura por parte dos consumidores, especialmente devido ao factor preço, mas também porque as pessoas começam a dominar melhor as ferramentas da Internet e a ter mais confiança nos serviços disponibilizados online.

A grande vantagem de contratar um seguro pela Internet é a possibilidade de conseguir valores muito inferiores aos que conseguiria num mediador de seguros local. Poderá conseguir reduzir o prémio do seu seguro em 50% ou ainda mais. As operadoras de seguros que actuam pela Internet não têm que pagar comissões aos correctores (intermediários) e por isso podem fazer preços mais competitivos. Além disso, poderá também fazer simulações online usando os aplicativos para esse efeito que essas empresas de seguros disponibilizam nos seus sites.

Ao trabalhar com estas empresas não terá que perder tempo em filas de espera nas agências físicas. Todas as operações podem ser efectuadas através da Internet: adesão, alteração de dados, alteração do modelo de seguro, etc., e toda a informação relativa aos seus seguros estará disponível 24 horas por dia na sua conta de cliente.

Para as pessoas que dão grande importância ao contacto pessoal na altura de contratar um serviço, as empresas de seguros pela Internet não são obviamente uma solução, e essa é uma das suas principais desvantagens.

Outra desvantagem é que no caso de haver algum problema terá que ser o próprio cliente a contactar a seguradora e a tratar de tudo que for necessário para a resolução do problema, enquanto se contratar o seus seguros através de um mediador, no caso de haver problemas apenas tem que contactar o seu mediador e será ele a tratar de tudo.

Na minha opinião, para quem percebe o mínimo de Internet e quer poupar dinheiro nos prémios dos seus seguros, obviamente que as seguradoras que actuam pela Internet e telefone (as chamadas low-cost) são sem dúvida a melhor opção.

Se por outro lado, você não domina a Internet e não gosta de se preocupar nem de tratar de papeladas, no caso de ter algum acidente, então o melhor é manter-se em contacto com as agências físicas.

Pesquisar mais textos:

Carlos Vieira

Título:Vantagens e desvantagens dos seguros pela internet

Autor:Carlos Vieira(todos os textos)

Imagem por: Mourner

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Francisco Moreira da Silva 04-10-2014 às 11:37:30

    Passados estes anos o canal de vendas de seguros pela internet tem muito pouca representatividade no nosso mercado. Tudo não passa de muita, mas muita, publicidade. É impossível reduzir o prémio de um seguro automóvel(é neste produto que estas seguradoras mais se tentam afirmar) em 50% ou ainda mais. O consumidor de seguros prefere e procura um profissional que EXPLIQUE OS SEUS SEGUROS. No pós venda são os MEDIADORES PROFISSIONAIS DE SEGUROS que melhor desempenham este importantíssimo serviço ao cliente de seguros, oferecendo níveis de serviço muito superiores ao de qualquer seguradora que venda pela internet! … e sem pagar mais por isso! … Sobre este tema haveria muito mais para falar, termino dizendo: O QUE RENDE É IR FAZER O SEGURO NUM MEDIADOR PROFISSIONAL DE SEGUROS.

    ¬ Responder
  • gil 17-06-2014 às 23:03:37

    tontarias , nao vale de nada , treta...

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    29-05-2014 às 16:28:35

    Os seguros pela internet precisam ser bem pesquisados, pois há muitas fraldes. O melhor é receber indicação de alguém que já use o serviço.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios