Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Instrumentos Musicais > Dicas para a manutenção de um piano

Dicas para a manutenção de um piano

Visitas: 36
Comentários: 7
Dicas para a manutenção de um piano

Para manter um piano nas melhores condições, é preciso ter alguns cuidados básicos e não descurar outros tantos procedimentos. A afinação regular deste instrumento (de preferência, três a quatro vezes por ano) e a calibragem ou regulação (que consiste no ajuste de todas as partes internas da maquinaria, como a igualação do peso do teclado, de escapes, martelos, apagadores, pedais, etcétera) são essenciais, e levados a cabo por um técnico, poderão evitar problemas futuros no piano. Muita gente fica surpreendida ao constatar como deveria ser o som do piano durante os anos em que a regulação não foi efetuada.

As eventuais reparações a fazer, embora possam parecer simples, revelam-se, muitas vezes, mais dispendiosas, porque um pequeno engano custa bastante caro. Um profissional especializado terá as ferramentas apropriadas e o conhecimento necessário para realizar essa tarefa da melhor forma.

Os pianos não devem estar perto de aparelhos de ar condicionado e de aquecimento, lareiras, radiadores e ventiladores de ar quente, nem ser sujeitos a variações súbitas de temperatura e humidade; aquecendo demasiado a divisória que o alberga, a humidade condensa-se nas cordas e noutras partes metálicas (podendo originar oxidação). Para proteger do frio um piano de cauda, é conveniente recorrer a um cobertor de pianos, à venda em lojas da especialidade. As variações de temperatura e de humidade podem ser controladas com uma estação meteorológica, que fornece informação acerca de ambas. Uma humidade relativa entre os 40 e os 60 por cento é o ideal. Ligar um desumidificador no compartimento onde o piano se encontra ou comprar um desumidificador especial para instalar no interior do piano são formas de combater o excesso de humidade.

Do mesmo modo, é importante manter o instrumento resguardado da incidência solar, passível de danificar os acabamentos e, inclusive, de alterar a afinação. Mudar o piano de sítio ou usar cortinas grossas nas janelas são opções de proteção.

Plantas, vasos, bebidas e qualquer outro líquido devem ser mantidos longe do piano, sob pena de arriscar danos irreversíveis. Os produtos de limpeza também estão interditos. Polidores, óleos e afins são suscetíveis de provocar estragos no revestimento ou contaminar a madeira, independentemente do que digam os rótulos. Quando houver necessidade de uma higiene mais profunda, há que pedir informações ao técnico sobre os melhores produtos, pois existem uns quantos específicos para o efeito.

O piano não é uma mesa nem um carrinho de apoio, pelo que servir-se dele para colocar objetos não é boa ideia. Os riscos formados explicam porquê. Até para limpar o pó, é aconselhável removê-lo primeiro com um espanador e só depois passar com um pano de algodão macio a transitar no sentido dos grãos de pó. De ressalvar a conveniência de se usarem panos diferentes para as teclas pretas e brancas.

As traças parecem apreciar sobremaneira o feltro e os panos que o piano contém, deliciando-se sobretudo com os feltros de alta densidade das cabeças dos martelos. Colocar um recipiente com umas bolas de naftalina dentro do piano será suficiente para afastar traças, larvas e outra bicharada.

Finalmente, há que fechar sempre a tampa do piano depois de tocar. De “boca” aberta, multiplicam-se as probabilidades de “engasgamento”…


Maria Bijóias

Título: Dicas para a manutenção de um piano

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 36

801 

Imagem por: Mourner

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 7 )    recentes

  • Tania

    22-09-2014 às 19:32:42

    Uma das teclas do meu piano está "enroscando" ou seja, quando toco ela não volta.... sabe me dizer o que poderia estar acontecendo?
    Obrigada

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    24-09-2014 às 02:36:49

    Olá, pode ser apenas alguma sujeira, pedaço de algo, então, tente passar um palito fino ou limpe-o. Pode ser também sujeira, poeira.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Tania

    24-09-2014 às 15:01:03

    Obrigada pela dica!!!

    ¬ Responder
  • Marínalvas Valentim

    28-07-2014 às 21:40:38

    Ganhei um piano e as teclas estão desencapadas onde encontrar um jogo de teclas por um preço acessível.

    ¬ Responder
  • Kaká Ferreira

    07-09-2013 às 02:29:53

    PRECISO DE UM ORÇAMENTO PARA REFORMA DO MEU PIANO M. CHWARTZMANN - AS TECLAS ESTÃO MUITO AMARELAS, E TRÊS ESTÃO TRAVANDO.
    GOSTARIA DE SABER SE HÁ POSSIBILIDADE DE DEIXAR O TECLADO BRANCO E TAMBÉM GOSTARIA DE UM VERNIZ NO MÓVEL.

    Estou no Bairro Bela Vista em São Paulo - SP
    Rua João Passalaqua, 189 apto. 21

    Muito obrigado.

    ¬ Responder
  • Octavio PintoOctavio Pinto

    06-10-2010 às 17:06:57

    Preciso de reparar/substituir as cabeças dos martelos de um piano velho vertical.A maior parte está roída pelas traças.Onde posso comprar feltro denso para aplicar nos espaços em falta? Ou substituir as cabeças?
    M.cumprimentos
    V.P.

    ¬ Responder
  • Ricardo L. vieiraRicardo L. vieira

    16-07-2010 às 20:30:26

    desejo comprar desumificadores para pianos.
    como fazer?

    ¬ Responder

Comentários - Dicas para a manutenção de um piano

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Mourner

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios