Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Instrumentos Musicais > Theremin – o primeiro instrumento musical electrónico da História

Theremin – o primeiro instrumento musical electrónico da História

Visitas: 167
Comentários: 5
Theremin – o primeiro instrumento musical electrónico da História

O Theremin, “nascido” em 1920, consta como o primeiro instrumento eletrónico a aparecer no panorama musical. Deve a denominação ao seu inventor, Lev Sergeivitch Termen, russo, que trabalhava para a KGB. A função deste agente passava sobretudo pela construção de equipamentos eletrónicos de espionagem. Todavia, foi já depois de ter deixado esta atividade e de ter fugido para os Estados Unidos, onde adotou o nome de Leon Theremin, que, dedicando-se a tempo inteiro à sua paixão pela música, concebeu o instrumento que viria a fazer história.

Certo dia, ao mexer num rádio, este homem atento apercebeu-se da interferência que o seu corpo provocava na receção daquele aparelho, quando aproximava a mão da antena. Baseando-se neste conceito, ele aperfeiçoou a receção e construiu uma caixa de válvulas (como as que tinham os rádios da época) e adaptou-lhe duas antenas: uma do lado esquerdo, na horizontal, e outra do lado direito, na vertical. Era precisamente com a maior ou menor proximidade da mão relativamente a esta última que o músico podia alterar a frequência, compondo a melodia com sons mais agudos ou mais graves, mais altos ou mais baixos. Aproximando mais a mão, o som ficava mais abafado, e à medida que se ia afastando, a sonoridade adquiria força. A mão funcionava, então, como um controlo de volume…

Em 1928, foi desenvolvido por Maurice Martenot, que o transformou num instrumento de teclas. As “interferências” desejadas eram produzidas mediante a pressão nas teclas. Assim se obtinham as notas desejadas, em vez de as fazer à mão!

O Theremin é um instrumento pouco conhecido, mas a sonância que emite integra a generalidade dos filmes de ficção científica. Faz-se ouvir mormente aquando da aparição de naves espaciais e outros afins. O instrumento foi criado de maneira a gerar sons que vão do muito grave a notas tão altas quanto o ouvido suporte. Com bastante prática, é possível produzir músicas reconhecíveis. Pode deixar-se um dedo no teclado até conseguir calcular bem as distâncias e originar um efeito vibratório em cada nota fazendo oscilar a mão para a frente e para trás.

Embora os instrumentos eletrónicos modernos produzam as frequências desejadas de formas mais diretas do que utilizando as diferenças de tons entre duas frequências de rádio, o Theremin não está completamente ultrapassado. Os Beach Boys (em «Good Vibrations») e Ike & Tina Turner (em «Nutbush City Limits») usaram-no em gravações e é atualmente objeto de revivalismo entre as bandas jovens.


Maria Bijóias

Título: Theremin – o primeiro instrumento musical electrónico da História

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 167

777 

Imagem por: kc~Karen

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • Isabel Dentinho

    17-12-2015 às 14:46:26

    Muito interessante e uma ajuda para o meu trabalho.
    Pena o Português não ser sem o Acordo Ortográfico...

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    06-05-2014 às 21:56:23

    Que interessantíssimo saber que foi o theremin. A Rua Direita agradece as informações.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • thiago israel

    17-10-2013 às 22:08:03

    o que e musica

    ¬ Responder
  • thayssa

    18-03-2013 às 08:16:57

    eu estava escrevendo um texto quando eu vi de musica eu apertei e fis o meu tra bahlo de musica

    ¬ Responder
  • gabrielgabriel

    19-10-2010 às 22:23:49

    meu professor de musica mandou um trabalho de casa sobre oque é o theremin, quando foi criado e tudo a ver com isso.... eu nunca tinha ouvido falar nesse instrumento e pesquisei na internet e entrei nesse site e gostei muito pela resposta que vcs me deram para eu diser para o meu professor e ele achou minha resposta muito boa... ADOREI saber coisas sobre o theremin...obrigado.
    Gabriel Gralak.

    ¬ Responder

Comentários - Theremin – o primeiro instrumento musical electrónico da História

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Imagem por: kc~Karen

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios