Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Instrumentos Musicais > Theremin – o primeiro instrumento musical electrónico da História

Theremin – o primeiro instrumento musical electrónico da História

Visitas: 167
Comentários: 5
Theremin – o primeiro instrumento musical electrónico da História

O Theremin, “nascido” em 1920, consta como o primeiro instrumento eletrónico a aparecer no panorama musical. Deve a denominação ao seu inventor, Lev Sergeivitch Termen, russo, que trabalhava para a KGB. A função deste agente passava sobretudo pela construção de equipamentos eletrónicos de espionagem. Todavia, foi já depois de ter deixado esta atividade e de ter fugido para os Estados Unidos, onde adotou o nome de Leon Theremin, que, dedicando-se a tempo inteiro à sua paixão pela música, concebeu o instrumento que viria a fazer história.

Certo dia, ao mexer num rádio, este homem atento apercebeu-se da interferência que o seu corpo provocava na receção daquele aparelho, quando aproximava a mão da antena. Baseando-se neste conceito, ele aperfeiçoou a receção e construiu uma caixa de válvulas (como as que tinham os rádios da época) e adaptou-lhe duas antenas: uma do lado esquerdo, na horizontal, e outra do lado direito, na vertical. Era precisamente com a maior ou menor proximidade da mão relativamente a esta última que o músico podia alterar a frequência, compondo a melodia com sons mais agudos ou mais graves, mais altos ou mais baixos. Aproximando mais a mão, o som ficava mais abafado, e à medida que se ia afastando, a sonoridade adquiria força. A mão funcionava, então, como um controlo de volume…

Em 1928, foi desenvolvido por Maurice Martenot, que o transformou num instrumento de teclas. As “interferências” desejadas eram produzidas mediante a pressão nas teclas. Assim se obtinham as notas desejadas, em vez de as fazer à mão!

O Theremin é um instrumento pouco conhecido, mas a sonância que emite integra a generalidade dos filmes de ficção científica. Faz-se ouvir mormente aquando da aparição de naves espaciais e outros afins. O instrumento foi criado de maneira a gerar sons que vão do muito grave a notas tão altas quanto o ouvido suporte. Com bastante prática, é possível produzir músicas reconhecíveis. Pode deixar-se um dedo no teclado até conseguir calcular bem as distâncias e originar um efeito vibratório em cada nota fazendo oscilar a mão para a frente e para trás.

Embora os instrumentos eletrónicos modernos produzam as frequências desejadas de formas mais diretas do que utilizando as diferenças de tons entre duas frequências de rádio, o Theremin não está completamente ultrapassado. Os Beach Boys (em «Good Vibrations») e Ike & Tina Turner (em «Nutbush City Limits») usaram-no em gravações e é atualmente objeto de revivalismo entre as bandas jovens.


Maria Bijóias

Título: Theremin – o primeiro instrumento musical electrónico da História

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 167

777 

Imagem por: kc~Karen

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • Isabel Dentinho

    17-12-2015 às 14:46:26

    Muito interessante e uma ajuda para o meu trabalho.
    Pena o Português não ser sem o Acordo Ortográfico...

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    06-05-2014 às 21:56:23

    Que interessantíssimo saber que foi o theremin. A Rua Direita agradece as informações.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • thiago israel

    17-10-2013 às 22:08:03

    o que e musica

    ¬ Responder
  • thayssa

    18-03-2013 às 08:16:57

    eu estava escrevendo um texto quando eu vi de musica eu apertei e fis o meu tra bahlo de musica

    ¬ Responder
  • gabrielgabriel

    19-10-2010 às 22:23:49

    meu professor de musica mandou um trabalho de casa sobre oque é o theremin, quando foi criado e tudo a ver com isso.... eu nunca tinha ouvido falar nesse instrumento e pesquisei na internet e entrei nesse site e gostei muito pela resposta que vcs me deram para eu diser para o meu professor e ele achou minha resposta muito boa... ADOREI saber coisas sobre o theremin...obrigado.
    Gabriel Gralak.

    ¬ Responder

Comentários - Theremin – o primeiro instrumento musical electrónico da História

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: kc~Karen

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios