Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O império holandês-abertura dos mares

O império holandês-abertura dos mares

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 28
Comentários: 4
O império holandês-abertura dos mares

No século XVI, vários povos disputavam os mares, por causa das imensas riquezas que traziam de outros povos.

Os países Ibéricos mantiveram o domínio da navegação nos mares recém descobertos até meados do século XVI. No entanto, a partir desta altura, os países como a Holanda, a inglaterra e a França passaram também a disputar o comércio colonial, primeiro com os ataques de corsários e depois com a ocupação territorial de alguns domínios que antes eram apenas pertença exclusiva de Portugal e Espanha.~

Estavam assim, criadas as condições para que a navegação dos mares se abrisse aos navios de outros países.

Esta era então, a chamada política do mare liberum ou mar aberto.
A partir dos finais do século XVI, os holandeses começaram a impor o seu domínio nos mares, tendo-se apoderado de territórios anteriormente dominados pelos portugueses no nordeste brasileiro, em àfrica e no Oriente.

Deste modo, são vários os fatores que contribuíram para que os holandeses conseguissem o domínio do comércio internacional até ao século XVII.

Os motivos foram: possúiam uma grande frota marítima, que lhes permitia fazer o transporte das merccadorias mais baratas, a tolerância política e religiosa permitiu a entrada de capitais estrangeiros, nomeadamente de cristãos novos perseguidos pela inquisição, a existência de uma burguesis forte e empreendedora, que cresceu graças ao comércio e a criação de grandes companhias de comércio , que se impunham nas áreas de comércio colonial dos países Ibéricos.
Para realizar o comércio de açucar e dos escravos, fundaram ainda a Companhia das índias ocidentais.

Os holandeses conseguiram durante muito tempo, formar um grande imério, que se notabilizou como o mais forte e poderoso , durante os descobrimentos.
Ainda no século XVI, Filipe II, de Espanha preparou uma forte e poderosa frota, para invadir a Inglaterra.

Procurava impedir o crecente poderio da rainha, Isabel I, apoiante dos corsários, que atacavam as pocessões ultramarinas de Portugal e Espanha. Assim, reuniu uma armada, a qual considerou invencível.

O confronto com a armada inglesa durou alguns dias, mas as pesadas embarcações espanholas tiveram dificuldade em resistir aos ágeis navios ingleses. Mas, um temporal ajudou também ao naufrágio e à dispersão da frota espanhola. A Invencível armada foi vencida.
No entanto, as rivalidades entre os vários países, continuou ainda, por causa das suas imensas riquezas.


Teresa Maria Batista Gil

Título: O império holandês-abertura dos mares

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 28

792 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãomaurolima

    14-01-2015 às 06:49:07

    eu queria saber mais

    ¬ Responder
  • Vicente SilvaVicente

    01-09-2014 às 14:49:19

    Muito bom! Os holandeses se destacaram por suas lutas. Isso é bem bonito de se ver. Adorei esse texto sobre o império holandês, abertura dos mares

    ¬ Responder
  • Garcia Pedro

    06-08-2013 às 06:29:08

    Quero saber Quais foram os principais factores que contribuiram para que os holandeses do comercio internacional durante o século 17

    ¬ Responder
  • Kris

    19-03-2016 às 15:46:31

    Podia ter mais informaçao ...

    ¬ Responder

Comentários - O império holandês-abertura dos mares

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios