Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O império holandês-abertura dos mares

O império holandês-abertura dos mares

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 28
Comentários: 4
O império holandês-abertura dos mares

No século XVI, vários povos disputavam os mares, por causa das imensas riquezas que traziam de outros povos.

Os países Ibéricos mantiveram o domínio da navegação nos mares recém descobertos até meados do século XVI. No entanto, a partir desta altura, os países como a Holanda, a inglaterra e a França passaram também a disputar o comércio colonial, primeiro com os ataques de corsários e depois com a ocupação territorial de alguns domínios que antes eram apenas pertença exclusiva de Portugal e Espanha.~

Estavam assim, criadas as condições para que a navegação dos mares se abrisse aos navios de outros países.

Esta era então, a chamada política do mare liberum ou mar aberto.
A partir dos finais do século XVI, os holandeses começaram a impor o seu domínio nos mares, tendo-se apoderado de territórios anteriormente dominados pelos portugueses no nordeste brasileiro, em àfrica e no Oriente.

Deste modo, são vários os fatores que contribuíram para que os holandeses conseguissem o domínio do comércio internacional até ao século XVII.

Os motivos foram: possúiam uma grande frota marítima, que lhes permitia fazer o transporte das merccadorias mais baratas, a tolerância política e religiosa permitiu a entrada de capitais estrangeiros, nomeadamente de cristãos novos perseguidos pela inquisição, a existência de uma burguesis forte e empreendedora, que cresceu graças ao comércio e a criação de grandes companhias de comércio , que se impunham nas áreas de comércio colonial dos países Ibéricos.
Para realizar o comércio de açucar e dos escravos, fundaram ainda a Companhia das índias ocidentais.

Os holandeses conseguiram durante muito tempo, formar um grande imério, que se notabilizou como o mais forte e poderoso , durante os descobrimentos.
Ainda no século XVI, Filipe II, de Espanha preparou uma forte e poderosa frota, para invadir a Inglaterra.

Procurava impedir o crecente poderio da rainha, Isabel I, apoiante dos corsários, que atacavam as pocessões ultramarinas de Portugal e Espanha. Assim, reuniu uma armada, a qual considerou invencível.

O confronto com a armada inglesa durou alguns dias, mas as pesadas embarcações espanholas tiveram dificuldade em resistir aos ágeis navios ingleses. Mas, um temporal ajudou também ao naufrágio e à dispersão da frota espanhola. A Invencível armada foi vencida.
No entanto, as rivalidades entre os vários países, continuou ainda, por causa das suas imensas riquezas.


Teresa Maria Batista Gil

Título: O império holandês-abertura dos mares

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 28

792 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãomaurolima

    14-01-2015 às 06:49:07

    eu queria saber mais

    ¬ Responder
  • Vicente SilvaVicente

    01-09-2014 às 14:49:19

    Muito bom! Os holandeses se destacaram por suas lutas. Isso é bem bonito de se ver. Adorei esse texto sobre o império holandês, abertura dos mares

    ¬ Responder
  • Garcia Pedro

    06-08-2013 às 06:29:08

    Quero saber Quais foram os principais factores que contribuiram para que os holandeses do comercio internacional durante o século 17

    ¬ Responder
  • Kris

    19-03-2016 às 15:46:31

    Podia ter mais informaçao ...

    ¬ Responder

Comentários - O império holandês-abertura dos mares

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios